Condições pesadas e desafiantes marcaram primeiro dia do Bom Petisco Cascais Pro
O Furacão Lorenzo foi protagonista no dia inaugural do Bom Petisco Cascais Pro, última etapa da Liga MEO Surf, trazendo uma ondulação bem pesada até Carcavelos. Os melhores surfistas nacionais enfrentaram ondas desafiantes, com alguns sets a chegarem aos 2 metros ao final da tarde, mas com os dois candidatos ao título masculino a saírem “ilesos” após a realização da primeira ronda.
Ainda assim, o líder do Ranking Santander, Tomás Fernandes, não ganhou para o susto, depois de ter conseguido a qualificação para a 2.ª ronda in extremis, já nos últimos segundos da bateria. A precisar de 2,95 pontos para avançar, Tomás recebeu um 3,05 na última onda, conseguindo ser 2.º numa disputa dominada pelo jovem Afonso Antunes (15,40 pontos).
Na bateria seguinte foi a vez de Miguel Blanco entrar em cena, respondendo com um triunfo. O campeão nacional em título aproveitou o “fator casa” para entrar a vencer, somando 10,45 pontos e pressionando ainda mais Tomás Fernandes nesta intensa luta a dois pelo título nacional da Liga MEO Surf.
À parte das contas do título o grande destaque do dia acabou por ser Vasco Ribeiro, que esteve em ação no primeiro heat da ronda, conseguindo um total de 17,40 pontos em 20 possíveis. Além do melhor score do dia, o tetracampeão nacional fez, igualmente, a melhor onda do campeonato até ao momento, com 8,9 pontos num máximo de 10.
Eduardo Fernandes, que venceu o heat 4 com 13 pontos, Francisco Alves, que venceu o heat 5 com 13,50 pontos, Jácome Correia, que venceu o heat 6 com 14,25 pontos, e João Kopke, que venceu o heat 14 com 14,50 pontos, foram outros dos destaques da jornada. Mas o momento mais intenso foi protagonizado por Pedro Boonman, que conseguiu sair de um tubo, a que foram atribuídos 7 pontos.
Em termos de surpresas, referência ao triunfo de Diogo Martins no heat 3, deixando Luís Perloiro no 2.º posto e ajudando a eliminar o antigo campeão nacional João Guedes. Também na prova feminina aconteceu uma eliminação inesperada, com Camilla Kemp, a campeã nacional de 2018, a ser eliminada por Francisca Veselko e Gabriela Dinis logo na ronda inaugural.
Já Teresa Bonvalot foi quem mais se destacou pela positiva, depois de ter vencido o heat 2 com 11,75 pontos. Menção ainda para Carol Henrique, que teve de entrar nos trials, vencendo dois heats neste dia inaugural da prova feminina do Bom Petisco Cascais Pro, onde o nível tem estado altíssimo.
Para esta sexta-feira a chamada está marcada para as 8 horas, com as previsões a apontarem para uma melhoria das condições. Com o mar a subir durante o final do dia, amanhã a praia de Carcavelos pode mesmo continuar com condições tubulares.
Agenda para sexta-feira:
08h00 – Call segundo dia de competição
09h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo
10h00 – Fundação Altice: limpezas de praia com mais de uma centena de alunos colégio St. Julian’s School e outras escolas do concelho de Cascais, aberta também a voluntários
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende kids”
Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Renault, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Grupo Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal de Cascais e Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos e ainda com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.