Primeira chamada esta quinta-feira às 7H30 em Carcavelos
É já esta quinta-feira, dia 3 de Outubro, pelas 7H30, na praia de Carcavelos, que será dado o tiro de partida para o Bom Petisco Cascais Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2019, a principal competição de surf em Portugal e que define os títulos de campeões nacionais. Com Tomás Fernandes e Miguel Blanco na luta pelo título nacional masculino – o feminino já foi conquistado por Yolanda Sequeira -, as expectativas são altas para a etapa cascalense, uma vez que as previsões do mar são bastante animadoras e apontam para a chegada de condições excelentes para toda a prova.
Pedro Monteiro, diretor de provas da Liga MEO Surf
“Vamos ter condições mesmo muito especiais nos primeiros dias de prova. Vai entrar uma ondulação de Oeste com alguma força na quinta-feira e que dura até sexta-feira, consequência do furacão Lorenzo. Esta é uma ondulação que encaixa bem em Carcavelos e que vai ser acompanhada por vento offshore (Norte). Isso significa que teremos condições mesmo ideais, designadamente tubulares nos primeiros dois dias de prova”.
Tomás Fernandes vai para o Bom Petisco Cascais Pro em vantagem na luta pelo título, uma vez que chega a Carcavelos na liderança do ranking Santander, com 160 pontos de vantagem sobre Miguel Blanco, campeão nacional em título, que vai competir em “casa”. Para alcançar o primeiro título da carreira, Tomás sabe que basta chegar à final desta etapa ou esperar que Blanco não consiga chegar a essa mesma final. Já Blanco sabe que terá de fazer o melhor resultado possível, estando sempre dependente do resultado de terceiros. Ambos já conhecem os adversários que terão pela frente na estreia nesta decisiva etapa.
Destaques do quadro masculino:
H8: Tomás Fernandes x Afonso Antunes x Tomás Ribeiro x surfista vindo dos trials
H9: Miguel Blanco x Pedro Boonman x Martim Ferreira x surfista vindo dos trials
Do lado das senhoras, destaque para a forte aderência e o retorno à Liga MEO Surf de Camilla Kemp (campeã nacional 2018) e Carol Henrique (campeã nacional 2016 e 2017), depois de terem estado ausentes nas etapas anteriores por compromissos internacionais.
Destaques do quadro feminino:
H1: Mafalda Lopes x Carolina Santos x Mariana Assis x surfista vinda dos trials
H4: Matilde Passarinho x Gabriela Dinis x Camilla Kemp x surfista vinda dos trials
Quem também tem expectativas altas para o Bom Petisco Cascais Pro é o tetracampeão nacional Rúben Gonzalez, a par de Edgar Nozes, um dos surfistas locais mais icónicos e que compete a convite da organização, entre outros surfistas naturais do concelho de Cascais, ou não estivéssemos a falar do berço do surf nacional e um dos maiores embriões do surf em Portugal.
Ruben Gonzalez, tetracampeão nacional e embaixador do surf em Cascais
“Vou poder competir em casa e em ondas que gosto muito. Quis estar presente nesta prova e assistir de perto à luta entre o Tomás Fernandes e o Miguel Blanco. Sem querer tirar mérito ao percurso e ao talento do Miguel, admito que o Tomás já merece um título. Vou querer usufruir e desfrutar disso tudo, até porque penso que irão haver ótimas condições. A ondulação vai ser boa, sendo que recentemente surfei em Carcavelos e os fundos também parecem já estar bons. Penso que vai ser uma ótima etapa e com ondas muito boas. Estão reunidas todas as condições para termos um campeonato épico”.
Agenda do Bom Petisco Cascais Pro:
1º dia – Quinta-feira, 3 de Outubro
7h30 – Call primeiro dia de competição (masculino e feminino)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende kids”
2º dia – Sexta-feira, 4 de Outubro
07h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
09h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
10h00 – Fundação Altice: limpezas de praia com mais de uma centena de alunos colégio St. Julian’s School e outras escolas do concelho de Cascais, aberta também a voluntários
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende kids”
3º dia – Sábado, 5 de Outubro
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
09h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
10h00 – Fundação Altice: limpezas de praia aberta a voluntários
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos “Quem mais sabe, melhor defende” e “Quem mais sabe, melhor defende kids”
13h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – Finais do Bom Petisco Cascais Pro (por confirmar)
15h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Bom Petisco Cascais Pro (por confirmar)
20h00 – Portugal Surf Awards (acesso reservado)
Em termos de troféus laterais, acrescem a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela Somersby Onda do Outro mundo, pelo Cascais Best Surfer e os pontos desportivos para o Santander Award, sendo que público poderá ainda fazer as suas escolhas no Rip Curl Fantasy Surfer.
Rip Curl Fantasy Surfer: Façam as vossas apostas dos melhores surfistas em prova.
– Prémio vencedor etapa: Fato de surf Rip Curl E-Bomb 2.3
– Prazo de constituição das equipas: 7h30 do primeiro dia de prova (3 de Outubro)
– Mais informações em: fantasy.ansurfistas.com
Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Renault, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Grupo Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal de Cascais e Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos e ainda com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.