Frederico Morais, ex-bicampeão nacional, conseguiu este Sábado, em Florianópolis, Brasil, o 5º lugar no Hang Loose Pro Contest 30 Anos, etapa de 6000 pontos do circuito mundial masculino de qualificação da World Surf League (WSL).
Este foi um dos melhores resultados do ano para Morais que passa agora a somar 9060 pontos no ranking mundial de qualificação, subindo assim para o top 30 deste circuito. Este resultado permite que o português esteja mais próximo dos primeiros dez lugares do ranking, lugares estes garantem a qualificação para o circuito mundial de 2017.
O surfista de Cascais perdeu nos quartos-de-final desta etapa contra o brasileiro Jadson André, surfista que faz parte do circuito mundial de surf. Nesta bateria, o surfista português fez 10,5 pontos contra os 15,16 do brasileiro. Na quinta ronda, Frederico eliminou o peruano Juninho Urcia ao fazer 14,57 pontos contra os 11,77 do seu adversário.
Para Morais segue-se agora a participação nos últimos dois eventos de 10.000 pontos (categoria máxima) do circuito mundial de qualificação. Ambos acontecem no Havai e o período de espera do primeiro desses eventos, o Hawaiian Pro, começa já dia 12 de Novembro. Estas serão as derradeiras chances para Frederico e os surfistas portugueses se qualificarem para o circuito mundial de surf de 2017.
Noutra nota, ainda em prova no Hang Loose Pro Contest 30 Anos, estiveram Vasco Ribeiro (49º), José Ferreira (73º) e Tomás Fernandes (73º).
Mais informações em www.worldsurfleague.com.
Foto: Pedro Mestre / Liga Moche