Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes discutem o título máximo da Primeira Divisão do Surf português

Faltam menos de 10 dias para a Capital da Onda receber os melhores surfistas nacionais para o Bom Petisco Peniche Pro, naquela que será a quinta e última etapa da Liga MEO Surf e a prova que vai decidir o título nacional masculino da Primeira Divisão do Surf português, entre 25 e 27 de outubro. É sobre Guilherme Ribeiro, atual líder do ranking e campeão nacional de 2022, e Tomás Fernandes, atual vice-líder do ranking, que vão estar os holofotes desta etapa, pois são os dois surfistas que chegam à derradeira etapa na luta pelo título.

Esta é uma disputa entre dois surfistas de gerações diferentes, que promete colar todos os olhares ao Bom Petisco Peniche Pro, como é o caso dos dois surfistas nacionais que mais alto levantaram as cores de Portugal no Mundo, Tiago Pires e Frederico Morais, os quais revelam expectativas altas para a decisão do título nacional masculino.

Tiago Pires, primeiro português a qualificar-se para o World Tour e campeão nacional 2002

“Considero que as condições do mar vão acabar por ditar quem vai estar mais à vontade. Penso que o Guilherme Ribeiro poderá estar mais à vontade e com mais armas para um dia clássico de Supertubos, por toda a experiência que tem adquirido em viagens nos últimos anos. Mas se a prova for numa onda mais de manobras, a disputa pode ser mais equilibrada. Quem vai na frente acaba por ter sempre menos pressão, pois quem vai atrás é que tem de conseguir o resultado para virar o jogo. A pressão será mútua, mas o Guilherme já tem um título e o Tomás ainda procura o primeiro, pelo que poderá estar um pouco mais nervoso, embora o mar seja sempre o fator mais determinante. É complicado dizer quem gostava que ganhasse. Penso que o Guilherme Ribeiro merece muito o título porque trabalha bastante para isso, vejo-o como o surfista português mais esforçado da atualidade. Por outro lado, também gostava que o Tomás tivesse um título nacional, pelo surfista que é. Sendo o mais transparente possível, penso que os dois merecem e que ganhe o melhor!”

Frederico Morais,  ex-top 10 do World Tour e campeão nacional 2013, 2015 e 2020

“Penso que vai ser uma boa luta a dois. Tanto o Guilherme Ribeiro como o Tomás Fernandes são ótimos surfistas e mostraram estar em forma o ano inteiro. Estou ansioso por ver este tudo ou nada na última etapa. Penso que quem chega à frente no ranking, neste caso concreto, não tem muita influência, pois quem acabar à frente vai ser campeão. Não haverá grande vantagem para nenhum dos lados. Nenhum dos surfistas é local de Peniche, mas ambos já lá passaram muito tempo e conhecem bem as ondas. Acredito que vai ser muito renhido e vai depender muito de quem canalizar melhor a pressão e ansiedade de forma positiva. É difícil escolher um dos dois. Já viajei muito com o Tomás, que é um bom amigo. Em relação ao Guilherme tenho convivido cada vez mais com ele, tanto na Seleção Nacional como no Circuito Challenger Series. Que ganhe o melhor! Seria bom vê-los a ambos na final e, depois, quem ganhar que leve o título para casa”.

Depois de Teresa Bonvalot conseguir o título feminino de forma antecipada na etapa anterior, nos Açores, em Peniche o foco vai estar nas contas masculinas. Guilherme Ribeiro, de 22 anos, chega na frente e depende apenas dele próprio para recuperar o título nacional, que no ano passado foi vencido por Joaquim Chaves. Já Tomás Fernandes, de 28 anos, tem de chegar às últimas rondas do Bom Petisco Peniche Pro, sabendo que tem de conseguir um resultado melhor que o adversário para conquistar o primeiro título da carreira.

Galeria Campeões Nacionais Masculino
Vasco Ribeiro – 5 títulos (2011, 2012, 2014, 2017, 2021)
Ruben Gonzalez – 4 títulos (2004, 2005, 2006 e 2008)
Frederico Morais – 3 títulos (2013, 2015 e 2020)
José Gregório – 3 títulos (1997, 2003 e 2007)
João Antunes – 3 títulos (1994, 1996 e 1998)
Miguel Blanco – 2 títulos (2018 e 2019)
Justin Mujica – 2 títulos (1999 e 2010)
Surfistas com um título nacional: Bruno Charneca, Almir Salazar, Rodrigo Herédia, Marcos Anastácio, Paulo Rodrigues, Gustavo Gouveia, Tiago Pires, João Guedes, Pedro Henrique, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves.

Galeria das Campeãs Nacionais Feminino
Patrícia Lopes – 11 títulos (1995, 1997 a 2006)
Teresa Bonvalot – 5 títulos (2014, 2015, 2020, 2022 e 2024)
Teresa Abraços – 3 títulos (1992, 1993 e 1996)
Carolina Mendes – 2 títulos (2016 e 2017)
Carina Duarte – 2 títulos (2008 e 2013)
Francisca Santos – 2 títulos (2007 e 2010)
Maria Abecasis – 2 títulos (2011 e 2012)
Francisca Veselko – 2 títulos (2021 e 2023)
Surfistas com um título nacional: Joana Rocha e Yolanda Hopkins.

As expectativas estão assim ao mais alto nível, esperando-se 3 dias de muita ação e pouca cerimónia na água, onde Guilherme Ribeiro, a competir com a licra amarela Go Chill, estará sempre atento aos ataques vindos de Tomás Fernandes. Além de ter conquistado o título de 2022 numa disputa até ao último segundo também nas ondas de Peniche, Guilherme Ribeiro tem a seu favor ainda o facto de ter sido o vencedor das últimas duas edições do Bom Petisco Peniche Pro. São esses dados que Tomás Fernandes vai ter de contornar para sair vencedor desta disputa, que tem a seu favor duas vitórias em etapas da Liga MEO Surf 2024, contra apenas uma do lado de Guilherme Ribeiro.

O desafio já foi lançado por Guilherme, que apontou para resolver as contas do título máximo do surf português precisamente na final. Será, portanto, uma honra para Peniche voltar a decidir o melhor dos melhores de Portugal.

Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino

“Esta prova do Campeonato Nacional de Surf é muito importante para a região e já faz parte do calendários de provas de surfing do concelho. Peniche é um destino de referência mundial do surf, atraindo milhares de visitantes e surfistas de elite, potenciando a prática do surfing a nível nacional, promovendo o desporto, a indústria do turismo e influenciado, de forma muito significativa, a economia local, com a sua permanência no concelho e na região durante os dias das competições. A consistência e a qualidade das ondas nas praias de Peniche são reconhecidas mundialmente e muito nos orgulha estes três anos consecutivos em que os surfistas elegeram a etapa de Peniche como a melhor de todo o campeonato da Liga MEO Surf!”

Joana Pinto Coelho, responsável de Marketing do Bom Petisco

“É com enorme satisfação e orgulho que vamos uma vez mais associar o nosso nome à última etapa da Liga MEO Surf. Para a nossa marca, esta parceria duradoura representa muito mais que uma simples ligação ao desporto. O surf está presente no ADN da Bom Petisco, refletindo integralmente o que representamos como marca: um estilo de vida ativo, sustentável e saudável.  Este ano, no Bom Petisco Peniche Pro, vamos assistir a uma prova muito competitiva, com alguns dos melhores representantes do surf nacional. Além disso, vamos celebrar o novo campeão nacional masculino. Será certamente uma disputa emocionante e três dias de celebração do desporto nacional. Boa sorte a todos e encontramo-nos nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em Peniche!”

Historial de vencedores Bom Petisco Peniche Pro

2023 – Guilherme Ribeiro e Maria Salgado
2022 – Guilherme Ribeiro e Maria Salgado
2021 – Afonso Antunes e Francisca Veselko
2013 – Frederico Morais e Maria Abecasis
2012 – Nic von Rupp e Teresa Bonvalot

Bom Petisco Peniche Pro 2023 em números
– Campeões da Etapa: Guilherme Ribeiro e Maria Salgado
– 806 ondas surfadas por 92 surfistas inscritos
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9,00 pontos, Guilherme Ribeiro na final
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 16,75 pontos, Guilherme Ribeiro na final

Além do título nacional masculino e das vitórias do Bom Petisco Peniche Pro, estão também em disputa diversos prémios paralelos como a Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais de Peniche.

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

O Bom Petisco Peniche Pro poderá́ ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Somersby, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.