Derradeira etapa da 1ª divisão do surf português irá decidir os títulos nacionais

É já amanhã, sexta-feira, pelas 8.00h, que começa o Bom Petisco Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga MEO Surf, a 1ª divisão do surf português, e que decorre até domingo na praia do Lagido, em Peniche. Está tudo a postos para três dias de muita ação com a presença da elite do surf nacional deixando antever uma prova emocionante que vai decidir os campeões nacionais masculinos e femininos.

Sequência de prova prevista – 1º dia de competição (sujeito a alteração)

Call – 8h00
Fase de triagem – masculino (4 heats)
Round 1 Masculino (16 heats)
Round 1 Feminino (6 heats)

Francisco Morgado – Diretor de Prova

“Vamos ter uma competição com condições favoráveis tanto em termos de ondas como de vento para a Praia do Lagido. Infelizmente, o tempo irá permanecer instável, mas o que interessa são as condições dentro de água, as quais prometem ser bastante indicadas para encontrarmos os melhores de Portugal.”

O atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, chega a Peniche na frente do ranking Go Chill sendo um dos quatro candidatos ao título juntamente com Joaquim Chaves, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas. Do lado feminino, o título irá ser disputado pela campeã nacional de 2021, Francisca Veselko, e por Gabriela Dinis que este ano conquistou o título nacional Pro Júnior.

Cenários Título Nacional Masculino

– Joaquim Chaves garante o título com um 3º lugar (uma vez que contam os quatro melhores resultados do ano)
– Se Joaquim Chaves alcançar o 9º lugar, Guilherme Ribeiro já só entra nas contas se vencer
– A partir do momento que Joaquim Chaves pontuar, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas estão fora da corrida ao título nacional

Cenários Título Nacional Feminino
– Francisca Veselko garante o título com um 5º lugar
– Gabriela Dinis só entra nas contas do título nacional se vencer
No que respeita aos surfistas locais de Peniche destaque para a presença de Guilherme Fonseca e Matias Canhoto que representam o presente e o futuro do surf de competição da Capital da Onda.

Guilherme Fonseca – Atual Top 13 da Liga MEO Surf 2023 e surfista local de Peniche

“Vou sem grandes expectativas porque já não tenho hipótese de ser campeão nacional, mas vou aproveitar o momento e tentar divertir-me ao máximo. Tenho andado a treinar muito tanto na água como no ginásio. Estou preparado para surfar esta ondulação grande e vai ser um prazer competir em casa. Espero que o campeonato acabe com condições extremas já que vai dar boas ondas. O Lagido é uma onda perfeita para fazer a prova. Segundo as previsões haverá bastante swell com vento sul que ali é offshore. Vamos ter boas condições e com oportunidades para fazer bom surf. Acho que com estas previsões não havia melhor sítio em Portugal para fazer esta prova.  É uma onda em que me sinto bastante confortável pois, basicamente, nasci a surfar ali. É uma onda que encaixa bem no meu surf de backside, estou com boas pranchas e com bom ritmo de surf.”

Matias Canhoto – 3º classificado na 1ª etapa da Liga MEO Surf 2023 e surfista local de Peniche

“É sempre ótimo haver uma etapa da Liga MEO Surf a passar em Peniche, com altas ondas. Depois da 1ª etapa na Figueira da Foz em que alcancei um 3º lugar, infelizmente, lesionei-me não podendo fazer as restantes etapas. Felizmente mais tarde consegui recuperar, atingi alguns objetivos juniores a nível internacional e nesta última etapa vou tentar fazer o meu melhor surf, sem pressões. Muito obrigado à ANS.”

Agenda do Bom Petisco Peniche Pro (sujeito a alterações):

1º dia – Sexta-feira, 27 de Outubro
08H00 – Call primeiro dia para Trials – Masculino
09h20 – Round 1 – masculino
09h30 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins

2º dia – Sábado, 28 de Outubro
08h00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Corona & Somersby Sunset Party (por confirmar)

3º dia – Domingo, 29 de Outubro
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
15h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios

Além da decisão dos títulos nacionais e das vitórias do Bom Petisco Peniche Pro, estão também em disputa diversos prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda o prémio reservado ao melhor surfista local de Peniche.

Relativamente ao Fantasy Surfer os participantes já podem escolher os seus surfistas favoritos e formar a equipa para se habilitarem a bons prémios. É só visitar o site fantasy.ansurfistas.com.

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: 8h00 de 6ª feira

O Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.