Joaquim Chaves, Guilherme Ribeiro, Francisca Veselko e Gabriela Dinis continuam a disputar o troféu máximo da 1ª divisão do surf português
Destaques:
– Joaquim Chaves assumiu hoje a liderança do ranking Go Chill
– Joaquim Chaves e Guilherme Ribeiro estão agora numa luta a dois pelo título masculino
– Luís Perloiro, João Mendonça e Matias Canhoto destacam-se na prova masculina
– Francisca Veselko e Gabriela Dinis continuam na luta pelo título feminino
– Gabriela Dinis foi a surfista em maior evidência na categoria feminina
A luta pelos títulos nacionais masculino e feminino continua ao rubro após o primeiro dia de competição do Bom Petisco Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga MEO Surf que decorreu hoje com ondas de 1,5m com alguns sets maiores na praia do Lagido, em Peniche. Joaquim Chaves e Guilherme Ribeiro estão agora numa luta a dois enquanto que Francisca Veselko e Gabriela Dinis continuam na disputa pelo título máximo da 1ª divisão do surf português.
A prova começou às 8.30h tendo arrancado com as baterias dos trials seguidas do Round 1 masculino e feminino. Com a passagem de Joaquim Chaves e Guilherme Ribeiro para o Round 2, o primeiro passou a assumir a liderança do ranking Go Chill ultrapassando o atual campeão nacional. Desta forma, o novo líder do ranking continua a depender apenas de si mesmo para se sagrar campeão nacional pela primeira vez caso alcance as meias-finais do evento.
Nas respetivas baterias, Guilherme Ribeiro venceu com um score de 11.00 pontos enquanto que Joaquim Chaves passou em 2º lugar com 10.30 pontos atrás de João Mendonça que foi um dos principais destaques do dia ao realizar o melhor score com 14.25 pontos (7.25 + 7.00).
Afonso Antunes e Francisco Ordonhas ficaram hoje sem hipóteses de continuar a lutar pelo título.
Ao mesmo nível de Mendonça esteve Luís Perloiro que dividiu o principal protagonismo desta sexta-feira com o surfista algarvio ao vencer a sua bateria efetuando o mesmo score e igualando a melhor onda do dia (7.50 pontos) do jovem surfista local, Matias Canhoto, que venceu as duas baterias que disputou (trials e Round 1).
No Feminino, a atual líder do ranking Go Chill, Francisca Veselko, e a sua adversária também candidata ao título, Gabriela Dinis, estrearam-se com vitórias na ronda de abertura adiando a decisão do título para o fim-de-semana. Dinis foi mesmo a melhor surfista do dia ao realizar a melhor onda e melhor score com 7.25 e 13.60 potos, respetivamente.
Cenários Título Nacional Masculino
– Joaquim Chaves já é líder na corrida ao título
– Joaquim Chaves garante o título com um 3º lugar
– Se Joaquim Chaves alcançar o 9º lugar, Guilherme Ribeiro só entra nas contas se vencer
– Neste momento, Guilherme Ribeiro já precisa de ir à final
Cenários Título Nacional Feminino
– Francisca Veselko garante o título com um 5º lugar
– Gabriela Dinis só entra nas contas do título se vencer
A luta pelos títulos nacionais masculino e feminino está ao rubro e promete muita emoção no fim-de-semana. O call de amanhã está marcado para as 8.15h.
Agenda do Bom Petisco Peniche Pro (sujeito a alterações):
2º dia – Sábado, 28 de Outubro
08h15 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Corona & Somersby Sunset Party (por confirmar)
3º dia – Domingo, 29 de Outubro
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
15h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios
O Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.