Praia do Monte Verde recebeu a elite do surf nacional com ondas de 0,5m no regresso da 1ª divisão do surf português aos Açores.

Destaques:
– Guilherme Fonseca mostrou nível de surf excelente no masculino
– Carolina Mendes foi a melhor surfista na categoria feminina
– Eliminação de Gabriela Dinis foi a grande surpresa do dia
– Francisco Benjamim vence prémio Ribeira Grande Best Surfer
– Ação de sensibilização ambiental inserida no programa “Amar o Mar” do Grupo Jerónimo Martins contou com dezenas de crianças de escolas do concelho de Ribeira Grande.

Foi hoje para a água o dia inaugural do Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf que decorre até ao próximo Domingo na praia do Monte Verde, Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, Açores.

A competição que engloba os melhores surfistas que integram a 1ª divisão do surf nacional avançou com a primeira ronda masculina e feminina em ondas de 0,5m. Foi um dia desafiante que obrigou os atletas a fazerem uma escolha criteriosa das ondas e a optarem por pranchas com características que facilitam gerar velocidade para realizar boas manobras.

Guilherme Fonseca foi o principal destaque da categoria masculina ao efetuar as duas melhores ondas do dia, uma delas com nota de excelência (8.00 pontos), a que juntou outra de 7.25 para fazer o melhor score da prova até ao momento com 15.25 pontos em 20 possíveis.

Eduardo Fernandes foi outro dos surfistas em evidência ao mostrar um surf sólido com manobras fortes que valeram o segundo melhor score do dia, com 12.35 pontos. Halley Batista, Luís Perloiro e Francisco Almeida também se adaptaram bem às condições face à concorrência efetuando scores na casa dos 11.00 pontos.

O atual líder do ranking Go Chill, Vasco Ribeiro, também se estreou neste dia com uma vitória com um total de 8.50 pontos.

O surfista local, Francisco Benjamim, passou a sua bateria em 2º lugar atrás de Luís Perloiro e, com a eliminação surpresa de Jácome Correia, venceu automaticamente o prémio Ribeira Grande Best Surfer que distingue o melhor surfista açoriano do evento.

Na prova feminina, a campeã nacional de 2016 e 2017 e vencedora da etapa anterior da Liga MEO Surf na Ericeira, Carolina Mendes, voltou a mostrar estar num bom momento de forma ao realizar e melhor onda e score com 6.00 e 11.00 pontos, respetivamente.

A vice-campeã da etapa anterior, Camilla Kemp, também se estreou de forma positiva nesta prova com o segundo melhor score do dia, 9.55 pontos.

A surpresa do dia foi a eliminação de Gabriela Dinis que está em igualdade pontual com a líder do ranking Go Chill, Francisca Veselko. A surfista vencedora da primeira etapa da Liga MEO Surf deste ano, na Figueira da Foz, não se conseguiu encontrar com as melhores ondas e foi eliminada pelas surfistas da Costa de Caparica, Mafalda Lopes (1ª) e Sofia Matos (2ª).

Durante este dia decorreu uma ação de sensibilização ambiental no Allianz Ribeira Grande Pro. A iniciativa está inserida no programa “Amar o Mar” do Grupo Jerónimo Martins e contou com dezenas de crianças de escolas do concelho de Ribeira Grande.

A ação de sensibilização e de pedagogia ambiental em prol dos oceanos contou com uma palestra e limpeza de praia.

O call para o segundo dia de competição está marcado para as 8h00 deste sábado na praia do Monte Verde.

Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações / horário local Açores):

2º dia – Sábado, 24 de Junho
08H00 – Call do segundo dia de competição
16h00 – Sunset Party Corona & Somersby

3º dia – Domingo, 25 de Junho
07h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
13h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
14h00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
15h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro Pro (por confirmar)

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em