Melhores surfistas nacionais disputaram baterias emocionantes nas ondas de 0,5m da praia do Monte Verde na Ribeira Grande, Açores.

Destaques:
– Afonso Antunes fez o melhor score do dia no masculino
– Eliminação do atual líder do ranking Go Chill, Vasco Ribeiro, foi a grande surpresa do dia
– Francisca Veselko destacou-se no feminino com o melhor score do evento
– Pedro Coelho e Gabriela Dinis vencem Go Chill Expression Session
– Amanhã é dia de coroação dos campeões da etapa e da Allianz Triple Crown

Decorreu hoje o segundo dia de competição do Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf que termina amanhã na praia do Monte Verde, Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, Açores.

As ondas de 0,5m estiveram mais consistentes do que ontem proporcionando melhores condições aos surfistas que integram a 1ª divisão do surf nacional de mostrarem o seu talento e lutarem pelos objetivos no campeonato. Foram várias as baterias decididas nos últimos instantes com muita emoção à mistura com os atletas a darem tudo para garantirem a passagem ao dia de todas as decisões.

A prova avançou a partir da segunda ronda de ambas as categorias ficando definidos os quartos-de-final masculinos e as meias-finais femininas para amanhã que será o dia de coroação dos campeões da etapa bem como da Allianz Triple Crown.

Afonso Antunes esteve em destaque ao fazer o melhor score do dia com 12.55 pontos em 20 possíveis na bateria que venceu do Round 3 deixando Francisco Almeida em 2º lugar, Martim Nunes em 3º e José Maria Ribeiro em 4º.

Guilherme Ribeiro esteve ao mesmo nível do seu adversário com quem disputou, e venceu, a final da etapa inaugural da Liga MEO Surf na Figueira da Foz. O atual campeão nacional efetuou o segundo melhor score do dia com 12.45 pontos na bateria em que venceu deixando em 2º lugar Luís Perloiro, Halley Batista em 3º e Tomás Fernandes (vice-campeão da etapa anterior) em 4º. De salientar que nesta bateria, com a melhor onda do dia com 7.00 pontos onde efetuou três manobras fortes de frontside, Luís Perloiro conseguiu a reviravolta garantindo o lugar que lhe permitiu a qualificação para os quartos-de-final que já serão em formato man-on-man apenas com dois atletas em cada bateria.

À semelhança do dia anterior, Eduardo Fernandes, vencedor desta prova em 2009, voltou a estar num bom momento de forma fazendo uma boa escolha de ondas onde aplicou manobras sólidas terminando com o score de 12.15 pontos.

A grande surpresa do dia foi a eliminação do atual líder do ranking Go Chill, Vasco Ribeiro, que teve dificuldade em encontrar boas ondas no Round 3. Numa bateria muito renhida e imprevisível em termos de resultado até ao último segundo, Guilherme Fonseca venceu com Joaquim Chaves em 2º lugar, Vasco Ribeiro em 3º e Tiago Stock em 4º.

No Feminino, a atual líder do ranking Go Chill, Francisca Veselko, foi quem esteve em melhor forma ao vencer as duas baterias que disputou realizando o melhor score do dia e do evento com 12.75 pontos. A melhor onda do dia e do campeonato até ao momento (7.25 pontos) esteve por conta de Camilla Kemp que não conseguiu manter a consistência apresentada na etapa anterior. A vice-campeã na Ericeira acabou por ser eliminada por Mafalda Lopes, que esteve em bom nível realizando o segundo melhor score do evento com 11.60 pontos, e Carolina Mendes, vencedora da etapa anterior, que terminou no 2º lugar na bateria, com Lua Escudeiro em 3º.

Baterias dos quartos-de-final masculinos:
Guilherme Fonseca x Francisco Almeida
Afonso Antunes x Joaquim Chaves
Eduardo Fernandes x Luís Perloiro
Guilherme Ribeiro x Francisco Ordonhas

Baterias das meias-finais femininas:
Mafalda Lopes x Beatriz Carvalho
Francisca Veselko x Carolina Mendes

Durante a tarde realizou-se a Go Chill Expression Session que premeia os atletas que realizam as manobras mais críticas. Pedro Coelho venceu no masculino com um air reverse enquanto que Gabriela Dinis venceu no feminino com um reentry de frontside.

Amanhã é o dia de todas as decisões. O call para o terceiro e último dia de competição está marcado para as 8h30 deste domingo na praia do Monte Verde.

Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações / horário local Açores):

3º dia – Domingo, 25 de Junho
08h30 – Call terceiro dia de competição
12h30 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
14h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro Pro (por confirmar)

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Açores Surf e Bodyboard.

Mais informações em www.ansurfistas.com.