– Ondas difíceis de 2m obrigaram os surfistas a esforço redobrado;
– Martim Nunes foi o grande destaque com uma nota excelente e o melhor score do dia;
– Ação de limpeza de praia do Grupo Jerónimo Martins contou com dezenas de crianças de escolas da Figueira da Foz.
Foi em condições de mar desafiantes que hoje se realizou o primeiro dia de competição do Allianz Figueira Pro, a primeira etapa da Liga MEO Surf que decorre até ao próximo domingo na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz.
Após várias tentativas com o objetivo de proporcionar as melhores ondas aos surfistas, a prova começou às 13.30h com quatro baterias dos trials e três do Round 1 masculino em ondas difíceis de 2m fruto da forte ondulação do dia anterior que se fez sentir ainda durante o dia de hoje.
Na fase dos trials, Cainã Barletta foi quem obteve a melhor performance vencendo o seu heat com a pontuação de 10.75 pontos. Entrando na ronda inaugural do evento, Martim Nunes foi o principal destaque do dia ao realizar a melhor onda com 8.75 pontos a que juntou o melhor score com 16.25 pontos. O jovem surfista da Praia Grande que integra a nova geração do surf nacional aplicou um forte surf de backside celebrando da melhor forma o seu aniversário que aconteceu ontem.
Nesta bateria Gabriel Ribeiro também surfou com bom nível tendo realizado 12.85 pontos seguindo para a fase seguinte em 2º lugar.
Frederico Morais com 11.75 pontos e João Vidal com 10 pontos de score foram outros dos surfistas que se impuseram nas suas baterias pondo o seu nome na lista de vencedores da primeira ronda.
Pelas 17.00h a prova foi interrompida devido às fracas condições de visibilidade com o efeito da contraluz que impediu os juízes de verem com nitidez a ação na água.
Durante a parte da manhã realizou-se uma limpeza de praia integrada numa ação de consciencialização de sustentabilidade com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos por parte do Grupo Jerónimo Martins. A iniciativa contou com dezenas de crianças de várias escolas da Figueira da Foz. O programa “Amar o Mar”, em conjunto com o Pingo Doce, proporcionará ações de sensibilização e de pedagogia incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição. Em 2022, estas iniciativas envolveram mais de 600 crianças ao longo de todo o ano.
O Allianz Figueira Pro contará sábado à tarde com uma homenagem a Pedro Martins de Lima, o primeiro surfista português que faleceu no mês passado e que deixou uma eterna saudade pelo seu espírito aventureiro e amizade com a comunidade do surf nacional.
Para amanhã são esperadas melhores condições do mar num dia pleno de ação a não perder na Praia do Cabedelo. O call está marcado para as 6.15h.
2º dia – Sábado, 25 de Março
06h15 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Homenagem a Pedro Martins de Lima
17h00 – Corona & Somersby Sunset Party com DJ Zé Ferreira (por confirmar)
A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Municípios da Figueira da Foz, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.