– Segundo dia de prova contou com ondas de 1m com sets maiores na Praia do Cabedelo
– Seis surfistas masculinos realizaram a melhor onda do dia com Vasco Ribeiro a fazer a melhor pontuação
– Francisca Veselko começou a defender o título da prova com a melhor onda e score do dia
– Chamada para o dia final marcada para as 7H15 no Cabedelo.

Pelo segundo dia consecutivo a Praia do Cabedelo foi o palco do Allianz Figueira Pro, primeira etapa da Liga MEO Surf que termina amanhã na Figueira da Foz. As condições do mar melhoraram consideravelmente em relação ao dia anterior tendo a competição sido disputada em ondas de 1m com alguns sets maiores.

Durante a parte da manhã realizaram-se as restantes baterias da primeira ronda masculina que tinha sido iniciada na sexta-feira. Vasco Ribeiro, atual campeão da etapa e ex-campeão nacional, usou uma combinação de carves fortes que são a imagem de marca do seu surf para alcançar o melhor score do dia com 14.10 pontos. No mesmo heat o jovem surfista de Peniche, Matias Canhoto, também esteve em bom plano mostrando um surf de backside sólido que lhe valeu o 2º lugar com 11.60 pontos seguindo igualmente para a segunda ronda.

Aaron Strong teve um arranque forte nesta etapa mostrando boas manobras que lhe valeram a vitória na bateria com 13.90 pontos tendo sido acompanhado por Henrique Pyrrait que, nas suas duas últimas ondas, garantiu o score de 11.60 pontos e o 2º lugar.

Tomás Fernandes mostrou um surf de frontside consistente com manobras de rail bem desenhadas vencendo a sua bateria com 13.75 pontos. A seguir o seu exemplo noutra bateria esteve também Afonso Antunes, ex-vice-campeão nacional, que encontrou as melhores ondas e fechou a sua primeira prestação nesta ronda com 13.25 pontos.

Na estreia do atual campeão nacional neste evento, Guilherme Ribeiro dominou a bateria quase até ao fim, mas uma boa reação de Diogo Martins nos minutos finais com uma última onda de 7.25 pontos provocou uma reviravolta. Desta feita acabou por vencer a bateria com 12.50 pontos deixando em 2º lugar o surfista da Costa de Caparica naquele que foi mais um momento de afirmação da nova geração do surf nacional eliminando Francisco Alves em 3º e Cainã Barletta em 4º.

Excetuando a surpresa desta bateria, todos os surfistas tops seeds confirmaram o favoritismo vencendo as respetivas baterias. Curiosamente, a melhor onda do dia na categoria masculina, com 7.25 pontos, foi repartida por seis surfistas em pé de igualdade: Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, Guilherme Ribeiro, Diogo Martins, Afonso Antunes e Aaron Strong.

Outros dos surfistas que tiveram apontamentos positivos nas suas baterias foram João Maria Mendonça, o local da Figueira da Foz, Ivo Cação, Francisco Almeida, Luís Perloiro e Miguel Matos.

Já ao final do dia num mar muito revolto devido à intensidade do vento realizaram-se quatro baterias da segunda ronda masculina. Guilherme Ribeiro, Halley Batista, Martim Nunes e Henrique Pyrrait venceram as respetivas baterias enquanto Frederico Morais, João Vidal, Ivo Cação e João Maria Mendonça ficaram em 2º lugar carimbando igualmente a passagem para o round 3. Luís Perloiro, Arran Strong, Eduardo Fernandes e Jácome Correia foram alguns dos surfistas que foram eliminados nesta fase.

Antes desta ronda, ao início da tarde, iniciou-se a prova feminina já com o vento on-shore a soprar com maior intensidade e a deteriorar as condições do mar. Apesar das dificuldades, as melhores surfistas nacionais registaram algumas boas manobras e performances. Destaque para a atual campeã do evento e campeã mundial Junior, Francisca Veselko, que começou da melhor forma a defesa do título do Allianz Figueira Pro com a melhor onda e score do dia, 6.50 e 12.00 pontos, respetivamente.

A ex-campeã nacional, Camilla Kemp, também esteve em evidência logo na primeira bateria da ronda com uma pontuação de 11.00 pontos, a segunda melhor do dia. Outra ex-campeã nacional, Yolanda Hopkins, também venceu a bateria de estreia com 10.60 pontos.

A atual tetracampeã nacional, Teresa Bonvalot, começou a sua campanha na prova com uma vitória fruto de um score de 9.40 pontos.

O call para o dia decisivo do Allianz Figueira Pro está marcado para as 7.15h com a previsão de boas ondas a caminho e a discussão do título masculino e feminino da etapa.

Agenda para Domingo (sujeito a alteração)
07h15 – Call terceiro dia de competição
15h30 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Homenagem a Pedro Martins de Lima
16h30 – Finais do Allianz Figueira Pro (por confirmar)
17h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município da Figueira da Foz, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.