É já esta sexta-feira pelas 8h30 que vai ser dado o tiro de partida do Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf 2023, que se realiza até domingo na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz. Está tudo a postos para três dias de muita ação com a elite do surf nacional a marcar presença em força deixando antever um forte arranque da competição que decide os títulos nacionais masculinos e femininos.
Sequência de prova – 1º dia de Competição (sujeito a alteração)
– Call para a competição masculina às 8h30
– Fase de triagem – masculino (4 heats)
– Round 1 – masculino (16 heats)
– Round 1 – feminino (8 heats) – on stand-by / aguarda mais informações
São vários os surfistas que já venceram esta prova icónica da Liga MEO Surf e que guardam as melhores memórias das ondas da Figueira da Foz como são os casos de Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko, entre outros. E todos eles vão estar presentes nesta etapa.
A Praia do Cabedelo irá ficar para sempre gravada na memória da atual tetracampeã nacional, Teresa Bonvalot, já que foi neste palco que fez a sua única nota perfeita de 10 pontos até ao momento na sua carreira. A surfista de Cascais, que já venceu o Allianz Figueira Pro quatro vezes (2017/2018/2019/2020), está entusiasmada por voltar a competir num local onde já foi muito feliz estando a desfrutar do momento mais alto do surf feminino em Portugal do qual é uma das protagonistas.
Teresa Bonvalot – Campeã Nacional em Título
“Gosto muito das ondas da Figueira da Foz. Foi lá que fiz o meu único 10 e é um local pelo qual tenho um carinho especial. Foi o melhor momento do meu surf, as ondas estavam muito boas, umas direitas inacreditáveis com “metrão” e fiz três batidas boas e alto surf. Vou recordar para sempre esse momento. Estou feliz por regressar. Este ano competi nas três primeiras etapas do Championship Tour da World Surf League e fez-me sentir que pertenço aquele circuito a tempo inteiro e é para isso que trabalho todos os dias. E competir nas etapas da Liga MEO dá-me bagagem para o futuro. Sinto orgulho em pertencer a esta geração do surf feminino em Portugal. É a prova do trabalho árduo das surfistas portuguesas mesmo quando as pessoas não apostavam e não acreditavam em nós, houve esta reviravolta. É também devido ao esforço das marcas que apostaram mais em nós porque é através desse investimento que também conseguimos obter melhores resultados.”
O Grupo Jerónimo Martins é parceiro da Liga MEO Surf pelo quinto ano consecutivo e irá realizar atividades de consciencialização de sustentabilidade com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos. O seu programa “Amar o Mar”, em conjunto com o Pingo Doce, proporcionará ações de sensibilização e de pedagogia incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição. Em 2022, estas iniciativas envolveram mais de 600 crianças ao longo de todo o ano. O Grupo Jerónimo Martins e as suas Companhias em Portugal, Polónia e Colômbia têm um projeto de ecodesign de embalagens de marca própria que, desde 2011, num trabalho conjunto com os fornecedores, já permitiu evitar a utilização de mais de 36 mil toneladas de materiais de embalagens. Só em 2022, as insígnias do Grupo implementaram mais de 400 projetos de ecodesign.
O Allianz Figueira Pro contará, no sábado, com uma homenagem a Pedro Martins de Lima, o primeiro surfista português que faleceu no mês passado e que deixou uma eterna saudade pelo seu espírito aventureiro e amizade com a comunidade do surf nacional.
Francisco Morgado – Diretor de Prova
Temos uma ondulação nova a entrar entre a tarde de 5ª feira e a manhã de 6ª feira, a qual irá perder força no decorrer do primeiro dia de competição. Atendendo ao facto do vento previsto ser fraco, com certeza que veremos um dia de surf de alto nível no arranque do Allianz Figueira Pro com ondas acima dos 2 metros. Ao longo do fim-de-semana, estamos a acompanhar os ventos previstos para sábado que não são favoráveis e ainda um novo reforço de ondulação para as finais no domingo, com ventos do quadrante Norte que se comportam melhor na Praia do Cabedelo.
Agenda do Allianz Figueira Pro (sujeito a alterações):
1º dia – Sexta-feira, 24 de Março
08H30 – Call primeiro dia para Trials – Masculino
09h30 – Round 1 – masculino
09h30 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins
2º dia – Sábado, 25 de Março
07h30 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Homenagem a Pedro Martins de Lima
17h00 – Corona & Somersby Sunset Party com DJ Zé Ferreira (por confirmar)
3º dia – Domingo, 26 de Março
07h30 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
16h30 – Finais do Allianz Figueira Pro
17h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro
O Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot são os atuais detentores do troféu que distribui um prémio igualitário para ambas as categorias e que este ano vai já para a sua nona edição.
Fantasy Surfer – Façam as V/ Apostas
Plataforma para participação: fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: 8h30 de 6ªfeira, 24 de Março
Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa); Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill ExpressionSession (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Figueira da Foz.
A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município da Figueira da Foz, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.