Prova vai mudar-se para Leça no segundo dia da segunda etapa da Liga MEO Surf 2018
Teve início esta sexta-feira, na Praia de Matosinhos, o Renault Porto Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf 2018, principal competição de surf nacional, onde estão em disputa os títulos de campeões nacionais. Este primeiro dia de prova ficou marcado pelas prestações dos favoritos, que não permitiram surpresas e seguiram todos para a fase seguinte do evento nortenho.
Ao longo do primeiro dia do Renault Porto Pro realizaram-se os trials e a totalidade da primeira ronda masculina, com a ronda inaugural feminina a ser interrompida a meio, devido às condições do mar. O grande protagonista da jornada foi Eduardo Fernandes, que, no heat 4, conseguiu a melhor onda deste primeiro dia, com 7,75 pontos (em 10 possíveis), e também o melhor score, com 14,10 pontos (em 20 possíveis).
Entre os outros surfistas que venceram os respetivos heats destacaram-se também Miguel Blanco, que chegou ao Norte na liderança do ranking depois de ter vencido a etapa inaugural da Liga, na Ericeira, e o campeão nacional em título Vasco Ribeiro, que regressou à competição no Renault Porto Pro, depois de ter sido submetido a uma cirurgia em meados de abril. Registo ainda para Pedro Boonman, Pedro Coelho e Martim Magalhães, os únicos não-cabeças-de-série que venceram as respetivas baterias.
Já na prova feminina realizaram-se apenas três heats da ronda inaugural, com Inês Bispo, Yolanda Hopkins e Camila Costa a serem as vencedoras do dia. Assim, as estreias da bicampeã nacional em título Carol Henrique, da líder do ranking Camilla Kemp e de Teresa Bonvalot ficaram adiadas para este sábado. O call está marcado para as 8h30 e a prova irá mudar-se para a praia de Leça da Palmeira.
Em simultâneo com a prova, decorreu na praia de Matosinhos uma ação de limpeza de praia, apoiada pela Fundação PT, que envolveu mais de 150 alunos de escolas do Porto e Matosinhos e que teve como parceiros a Plastic Sundays, Lixo Zero Portugal e OPO’Lab.
Agenda para sábado, 5 de Maio
08h30 – Call segundo dia de competição
09h00 – Canon: início de sessões práticas do workshop de fotografia por Ricardo Bravo
10h30 – Fundação PT: início de limpezas de praia com Plastic Sun Days destinada a voluntários 15h00 – Moche: meias finais do Moche Groms Cup (por confirmar)
16h00 – Polen: shapers talk sobre pranchas de surf com Almir Salazar e Bernardo Sodré
16h30 – Renault: Expression Session (por confirmar)
17h00 – Somersby: sunset party com atuação dos DJs João Maria e André Cascais
O leque completo de sub-troféus em disputa inclui a disputa pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela melhor onda na Somersby Onda do Outro Mundo e o já referido Moche Groms Cup (cada um com 2.500€/anuais. A premiação global da Liga MEO Surf 2018 é de 90.000€.
Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche, Rip Curl e da Câmara Municipal de Mafra, a Fundação PT como parceira ambiental e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.