Ondas de qualidade e várias surpresas ao longo do segundo dia de prova

Já são conhecidos os finalistas do Renault Porto Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf 2018, depois de um dia longo de competição em Leça da Palmeira, palco alternativo desta etapa nortenha. Uma jornada que foi marcada por ondas de qualidade e várias surpresas, tanto na prova masculina como na feminina.

A prova retomou com os heats que restavam da ronda inaugural feminina e rapidamente a ação passou para a 2.ª ronda masculina, onde, no heat inaugural, Gony Zubizarreta estabeleceu a nova melhor onda (8,25 pontos em 10 possíveis) e melhor score (15,50 pontos em 20 possíveis) do evento até ao momento. O surfista galego continuou em boa forma ao longo do dia e garantiu mesmo uma das oito vagas nos quartos-de-final man-on-man do Renault Porto Pro.

A ele juntou-se também Miguel Blanco. O líder do ranking nacional vai agora enfrentar Gony nos quartos-de-final, num heat que será uma reedição da final da etapa da Ericeira. Também Vasco Ribeiro, campeão nacional em título, é um dos surfistas ainda em prova para o dia final, assim como Filipe Jervis, Francisco Alves, Marlon Lipke e as grandes surpresas Pedro Coelho e Dylan Groen, que venceram os respetivos heats dos quartos-de-final.

“Estou muito contente por ter chegado à fase man-on-man”, começou por dizer o jovem Dylan Groen, de 17 anos. “Não se estava a ouvir muito bem as pontuações lá fora, mas sabia que tinha uma ou duas ondas que poderiam dar hipóteses de passar. Quando cheguei cá fora o Gony [Zubizarreta] disse que eu tinha ficado em primeiro, à frente dele, e nem quis acreditar”, admitiu Dylan, que alcançou já no Porto o melhor resultado da carreira na Liga MEO Surf.

Quartos-de-final masculinos:
Heat 1: Dylan Groen x Filipe Jervis
Heat 2: Miguel Blanco x Gony Zubizarreta
Heat 3: Vasco Ribeiro x Marlon Lipke
Heat 4: Pedro Coelho x Francisco Alves

Já na prova feminina ficaram pelo caminho duas das principais candidatas ao título. A bicampeã nacional em título Carol Henrique foi surpreendida pela jovem Mariana Garcia, enquanto Camilla Kemp, líder do ranking, deixou-se superar por Mafalda Lopes. Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot venceram os respetivos heats dos quartos-de-final e são as outras semifinalistas.

Meias-finais femininas:
Heat 1: Yolanda Hopkins x Mafalda Lopes
Heat 2: Teresa Bonvalot x Mariana Garcia

Ao final da tarde realizaram-se ainda as meias-finais do Moche Groms Cup, iniciativa da FPS e ANS para os mais jovens surfistas, com João Vidal, Joaquim Chaves, Martim van Zeller, Martim Paulino, José Bruschy e Martim Nunes a qualificarem-se para a final, que se disputa no domingo. Posteriormente houve ainda tempo para a realização da primeira das duas Renault Expression Sessions que se vão realizar no Renault Porto Pro, com o prémio de 500 euros para o melhor aéreo a ficar nas mãos de Luís Perloiro.

No domingo a ação continua em Leça da Palmeira para o terceiro e último dia do Renault Porto Pro, onde serão encontrados os campeões da etapa nortenha e, consequentemente, quem ficará na liderança dos rankings da corrida ao título nacional masculino e feminino. Em disputa está ainda o prémio Somersby Onda do Outro Mundo, que irá premiar o surfista que fizer a onda mais pontuada do evento.

Agenda para domingo, 6 de maio:

08h00 – Call terceiro dia de competição
14h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – MOCHE: Final Moche Groms Cup (por confirmar)
15h00 – Finais do Renault Porto Pro (por confirmar)
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Renault Porto Pro (por confirmar)

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Renault, Allianz Seguros, Somersby, Moche, Rip Curl e das Câmaras Municipais do Porto e Matosinhos, a Fundação PT como parceira ambiental, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.