Foto: Pedro Mestre/ANSurfistas

Corrida ao título nacional está completamente em aberto

Pedro Henrique é o vencedor do Allianz Figueira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf e segunda a contar para o Allianz Triple Crown, que terminou este Domingo, dia 4, na Praia do Cabedelo na Figueira da Foz.

Na final da competição masculina, Henrique, 35 anos, atual campeão nacional, derrotou Miguel Blanco, 22 anos. Ambos os surfistas fizeram um excelente campeonato, alcançando algumas das mais elevadas pontuações do fim-de-semana. No heat entre ambos, Blanco começou a final mais rapidamente, contudo, foi Pedro Henrique quem conseguiu a primeira pontuação boa. Alguns minutos depois, o atual campeão nacional fez a única nota excelente (9 pontos) do heat, fechando assim a porta ao seu adversário que, ainda assim, nunca desistiu e apanhou várias ondas, em busca da pontuação de que necessitava.

“Estou muito feliz. Foi um campeonato incrível de ondas. É a minha primeira vez na Figueira da Foz e estou contente por ter vindo aqui, mesmo tendo sido em trabalho (risos). Esta vitória chega num momento incrível, porque tenho um campeonato muito importante na África do Sul daqui a pouco tempo e não sabia se o ia conseguir fazer, uma vez que não tenho patrocinador principal. Agora, com esta vitória, vou poder ir à África do Sul competir numa prova que é muito importante para os meus objetivos. Estou muito feliz por ter vencido esta etapa.

Em todas as etapas da Liga em que participo, participo a 100%. Nunca entro por entrar ou sem objetivo. O meu principal objetivo é correr o circuito mundial de qualificação e, apesar de ser campeão da Liga não ser o meu principal objetivo, é claro que seria incrível consegui-lo novamente” explica o surfista que, com esta vitória, ganhou 1000 pontos e subiu da 6ª para a 3ª posição do ranking nacional.

Resultado marcante, também, para Miguel Blanco, que desde 2015 não chegava a uma final da Liga MEO Surf e, com este 2º lugar, entra na disputa pelo título nacional.

Nota ainda para o 3º lugar de Guilherme Fonseca, melhor resultado de sempre deste surfista de Peniche na Liga MEO Surf. Também em 3º lugar, com uma excelente prestação, ficou Eduardo Fernandes, surfista de Cascais. Ambos os surfistas mostraram estar num excelente momento de forma e, graças a este resultado, dispararam no ranking nacional.

Quanto ao primeiro lugar do ranking nacional, Tiago Pires, que à chegada à Figueira da Foz partilhava a posição com Vasco Ribeiro, está agora isolado no primeiro lugar, uma vez que ficou em 5º lugar e, por isso, à frente 9º de Ribeiro. Vasco está agora em segundo no ranking com Pedro Henrique a fechar o pódio, em terceiro lugar.

Na Allianz Triple Crown é, também, Tiago Pires quem lidera o ranking, seguido por Pedro Henrique em 2º e Vasco Ribeiro em 3º.

A próxima etapa da Liga MEO Surf e última da Allianz Triple Crown é o Allianz Sintra Pro e acontecerá na Praia Grande de Sintra entre os dias 14 e 16 de Julho. Mais informações em www.ansurfistas.com.

Resultados finais
Final Masculina: Pedro Henrique 16.00 (1º) x Miguel Blanco 11.95 (2º);
Final Feminina: Teresa Bonvalot 15,75 (1ª) x Camilla Kemp 15,75 (2ª);
Renault Expression Session: Pedro Henrique;
Vencedor da MOCHE Groms Cup: Figueira Best Surfer: Ivo Cação e Rita Vasconcelos; Sommersby Onda do Outro Mundo: Teresa Bonvalot;
MEO Rip Curl Fantasy: José Pedro Fonseca;
Surfista Preferido do Público: João Clara;
MEO Convida (dois bilhetes para o Festival MEO Sudoeste): Mafalda Lopes (cedido pela Teresa Bonvalot) e João Moreira;

Ranking Nacional Feminino
1ª Teresa Bonvalot
2ª Carol Henrique
3ª Camilla Kemp
4ª Yolanda Hopkins
5ª Mariana Garcia

Ranking Nacional Masculino
1º Tiago Pires
2º Vasco Ribeiro
3º Pedro Henrique
4º Gony Zubizarreta
5º Marlon Lipke

Ranking Feminino da Allianz Triple Crown
1ª Teresa Bonvalot
1ª Carol Henrique
3ª Camilla Kemp

Ranking Masculino da Allianz Triple Crown
1º Tiago Pires
2º Pedro Henrique
3º Vasco Ribeiro

Para além da competição principal e da Allianz Triple Crown, o Allianz Figueira Pro viu serem atribuídos os prémios do Figueira Best Surfer, Renault Expression Session, Somersby Onda do Outro Mundo, do Moche Groms Cup, uma iniciativa da FPS e ANS, e do MEO Rip Curl Fantasy. A premiação global da Liga MEO Surf 2017 é de 90.000€.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em directo em www.ligameosurf.pt, e no MEO Kanal 202020, juntando-se ainda os programas diários e de resumo na SIC Radical e Bola TV. As plataformas oficiais são os meios institucionais da Associação Nacional de Surfistas através do seu portal www.ansurfistas.com e as redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2017 e o Allianz Figueira Pro é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche e Rip Curl, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, os parceiros oficiais SIC e Cidade FM, os media partners A Bola, Diário de Notícias, Jornal I, Onfire, Surftotal e MEO Beachcam, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação de Surf da Figueira da Foz.