Foto: Luis Niza / ANSurfistas

Vencedores da etapa ganham também a Allianz Triple Crown

Dia em cheio para Vasco Ribeiro e Carol Henrique! O ex-tricampeão nacional e a atual campeã nacional tiveram um Domingo de sonho na Praia Grande e no Allianz Sintra Pro ao conseguirem a vitória nas suas categorias e, consequentemente, a vitória da Allianz Triple Crown e a subida à liderança dos rankings da Liga.

A final masculina opôs dois amigos e rivais de longa data, Vasco Ribeiro e Miguel Blanco. O primeiro, Ribeiro, está num excelente momento de forma, tendo chegado a Sintra depois de um expressivo resultado internacional e já com uma vitória na Liga em 2017. Já Blanco chegou à Praia Grande numa notável sequência de resultados na Liga, um 5º lugar e um 2º, ou seja, marcou presença na sua segunda final consecutiva da Liga MEO Surf.

A final teve o nível que se esperava. Miguel Blanco começou logo com uma nota excelente e Vasco Ribeiro, com outra perto disso. Blanco assumia o primeiro lugar mas não por muito tempo, uma vez que, logo de seguida, o ex-tricampeão nacional teve um sequência de ondas excelentes que deixou o seu adversário em combinação e relegado para a segunda posição. Vasco Ribeiro vencia, assim, o último heat da categoria masculina com um total de 17,65 pontos contra os 14,50 de Henrique.

“Em termos de resultados e pontuações, é capaz de ter sido dos meus melhores campeonatos de sempre. Desde o início do campeonato que me senti bem. O 5º lugar em Ballito deu-me outra confiança. Estou a sentir-me muito bem. Agora, é pensar no que aí vem!” referiu o surfista, à saída do heat da vitória.

Já na categoria feminina, a final foi dominada pela atual campeã nacional, Carol Henrique, 21 anos, que derrotou Mafalda Lopes, 16 anos. Henrique, que também venceu a primeira etapa de 2017, mostrou toda a sua experiência e cedo no heat começou a fazer ondas boas, apesar de ter sido Lopes a primeira a inaugurar o heat com uma nota sólida e, de um ponto de vista geral, ter sido das surfistas mais marcantes da prova. Carol Henrique fez 13,5 pontos contra os 8,5 de Mafalda Lopes.

“Estou contente! Neste campeonato, estive mais focada nas performances que em obter um resultado específico. Encaro a Liga MEO como um treino mas, é claro, tenho objetivos, como ser campeã outra vez. Ainda há duas etapas e está tudo em aberto” afirmou depois da vitória.

Importa ainda realçar, na categoria feminina, as prestações de Yolanda Hopkins, que foi 3ª, a par de Camilla Kemp. No lado masculino, destaque para o 5º lugar de João Moreira, seu melhor resultado de sempre na Liga, e para o 5º lugar de Justin Mujica, campeão nacional de 2010 que voltou, na Praia Grande, aos bons lugares na principal competição nacional de surf.

Por último, nota para a vitória de Afonso Antunes, 13 anos, no MOCHE Groms Cup, a segunda vez que o consegue em 2017. Para além desta vitória, o surfista esteve também em destaque no evento principal ao ter chegado à 3ª ronda, garantindo assim um 13º lugar, o seu melhor lugar de sempre na Liga.

No que toca aos títulos nacionais, a corrida fica arredada para as próximas etapas. No masculino, qualquer um dos surfistas do top 5 tem hipóteses de ser campeão, sendo que o mesmo cenário acontece na categoria feminina, ainda que Carol Henrique assume algum favoritismo por não ter nenhum resultado abaixo do 3º lugar.

A próxima etapa da Liga MEO Surf é o Bom Petisco Cascais Pro e acontecerá entre os dias 14 e 16 de Setembro. Mais informações em www.ansurfistas.com.

Resultados Finais Final Masculina:
Vasco Ribeiro, 17,65 pontos vs Miguel Blanco, 14,50;
Final Feminina: Carol Henrique 13,5 pontos vs Mafalda Lopes 8,5 pontos;
Vencedores Allianz Triple Crown: Carol Henrique e Vasco Ribeiro;
Vencedor da MOCHE Groms Cup: Afonso Antunes;
Renault Expression Session: Pedro Henrique;
Sintra Best Surfer: Leonor Fragoso e António Silva;
Sommersby Onda do Outro Mundo: Vasco Ribeiro;
MEO Rip Curl Fantasy: Henrique;
Surfista Preferido do Público: António Duarte;
MEO Convida (dois bilhetes para o Festival MEO Sudoeste): Mariana Brandão e João Moreira.

Ranking Feminino 1ª Carol Henrique 2ª Teresa Bonvalot 3ª Camilla Kemp 4ª Yolanda Hopkins 5ª Mafalda Lopes

Ranking Masculino 1º Vasco Ribeiro 2º Pedro Henrique 3º Gony Zubizarreta 4º Tiago Pires 5º Miguel Blanco

Para além da competição principal, o Allianz Sintra Pro teve ainda em disputa a Allianz Triple Crown, o Sintra Best Surfer, a Renault Expression Session, a Somersby Onda do Outro Mundo, o Moche Groms Cup (uma iniciativa da FPS e ANS) e o MEO Rip Curl Fantasy, para além do Canon Workshop de Fotografia de Surf com Ricardo Bravo. A premiação global da Liga MEO Surf 2017 é de 90.000€.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em directo em www.ligameosurf.pt, no MEO Kanal 202020, e no canal televisivo MCS Extreme, juntando-se ainda os programas diários e de resumo na SIC Radical e Bola TV. As plataformas oficiais são os meios institucionais da Associação Nacional de Surfistas através do seu portal www.ansurfistas.com e as redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2017 e o Allianz Sintra Pro são uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche e Rip Curl, o apoio local da Câmara Municipal de Sintra, os parceiros oficiais SIC e Cidade FM, os media partners A Bola, Diário de Notícias, Jornal I, MCS Extreme, Onfire, Surftotal e MEO Beachcam, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e do Bar do Fundo.