Tiago Pires assume liderança do ranking nacional à condição

A Praia do Cabedelo não descansa e, pelo segundo dia consecutivo, voltou a produzir ondas de qualidade para o Allianz Figueira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf. Com a competição feminina já terminada, entraram este Sábado, dia 3, na água a segunda e terceira ronda masculina, as meias-finais do MOCHE Groms Cup e a Renault Expression Session.

Este segundo dia de acção na Figueira da Foz ficou marcado pelas derrotas, na terceira fase de competição, de Vasco Ribeiro, que liderava o circuito à chegada à Figueira, e José Ferreira e Marlon Lipke, dois surfistas que também estavam no top 5 antes desta etapa, vendo assim a sua posição no ranking ameaçada.

Por oposição, Tiago Pires, 37 anos, é quem sai por cima deste segundo dia de acção, uma vez que está agora sozinho, à condição, na liderança do ranking da Liga MEO Surf, posição essa que partilhava com Ribeiro à entrada neste campeonato. Com duas prestações sólidas nas suas baterias de hoje, Pires já garantiu presença nos quartos-de-final, onde, no terceiro heat, irá agora surfar contra Miguel Blanco, outro dos surfistas em destaque no dia de hoje.

Em grande destaque hoje estiveram Tomás Fernandes e Gony Zubizarreta, que, na segunda ronda, surfaram duas das melhores pontuações totais da prova até ao momento, 17,5 pontos e 16,9 pontos (em 20 pontos possíveis), respectivamente. Ambos os surfistas avançaram para os quartos-de-final.

Também nesta fase estão, ainda, Pedro Henrique, Eduardo Fernandes, Guilherme Fonseca e João Guedes. Nota especial para a presença de Fonseca e Guedes nesta fase man-on-man, no que é a primeira vez que a alcançam, na Liga, em 2017.

Nota ainda para a Renault Expression Session que foi hoje para a água e foi vencida por Pedro Henrique com um frontside air. As meias-finais da MOCHE Groms Cup também estiveram na água e já são conhecidos os finalistas desta competição especial dedicada aos mais novos da Liga.

A chamada para amanhã, Domingo, dia 4, último dia de Allianz Figueira Pro, está marcada para as 9:00. Mais informações em www.ansurfistas.com.

Resultados finais Final feminina: Teresa Bonvalot 15,75 (1ª) x Camilla Kemp 15,75 (2ª); Renault Expression Session: Pedro Henrique; Vencedor da MOCHE Groms Cup: por decidir; Final masculina: por decidir; Sommersby Onda do Outro Mundo: por decidir; MEO Rip Curl Fantasy: por decidir;

Ranking Nacional Feminino:
1ª Teresa Bonvalot
2ª Carol Henrique
3ª Camilla Kemp
4ª Yolanda Hopkins
5ª Mariana Garcia

Ranking Feminino da Allianz Triple Crown
1ª Teresa Bonvalot
1ª Carol Henrique
3ª Camilla Kemp

Para além da competição principal e da Allianz Triple Crown, o Allianz Figueira Pro verá serem atribuídos os prémios do Figueira Best Surfer, Renault Expression Session, Somersby Onda do Outro Mundo, do Moche Groms Cup, uma iniciativa da FPS e ANS, e do MEO Rip Curl Fantasy. A premiação global da Liga MEO Surf 2017 é de 90.000€.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em directo em www.ligameosurf.pt, e no MEO Kanal 202020, juntando-se ainda os programas diários e de resumo na SIC Radical e Bola TV. As plataformas oficiais são os meios institucionais da Associação Nacional de Surfistas através do seu portal www.ansurfistas.com e as redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2017 e o Allianz Figueira Pro é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche e Rip Curl, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, os parceiros oficiais SIC e Cidade FM, os media partners A Bola, Diário de Notícias, Jornal I, Onfire, Surftotal e MEO Beachcam, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação de Surf da Figueira da Foz.