Foto: Pedro Mestre/ANSurfistas

Ex-campeões nacionais regressam às vitórias na Liga

Vasco Ribeiro, 22 anos, e Teresa Bonvalot, 17 anos, são os vencedores do Renault Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, que terminou hoje, Domingo, na Praia Internacional do Porto.

Depois de um campeonato repleto de pontuações altas e heats disputados, menos não era esperado da final da categoria masculina e foi exactamente isso que aconteceu entre Vasco Ribeiro e Gony Zubizarreta. O campeão da Liga em 2016 começou melhor e foram várias as trocas de liderança entre Zubizarreta e Ribeiro, até ser finalmente conhecido o resultado final, dando vitória ao surfista português: 13,8 para Vasco Ribeiro, 13,6 para Gony.

“Uma pessoa quer sempre ganhar todas as etapas mas, realmente, já não ganhava uma etapa da Liga desde 2014. Sabe muito bem e já não me lembrava o que era ganhar um campeonato (risos). Acho que tem muito a ver com o trabalho que tenho vindo a fazer este ano e todo o acompanhamento que tenho tido. Espero que tenha sido a primeira de muitas em 2017!

Está mais difícil ganhar na Liga, mas sempre foi muito difícil. No top 16, todos tem hipótese de ganhar e prova disso são os vários vencedores diferentes de etapas que temos tido

É um bocadinho vingança (risos)! Sobretudo, no caso do Gony porque foi a terceira vez que fui contra ele no man-on-man e o Gony tinha ganho as últimas duas vezes, por isso, queria muito ganhar” revelou o surfista, visivelmente feliz, depois da final.

Na categoria feminina, Teresa Bonvalot, ex-bicampeã nacional, dominou completamente a final do Renault Porto Pro, à qual chegou depois de derrotar a vice-campeã nacional Camilla Kemp nas meias-finais. A surfista de Cascais encontrou na final a sua conterrânea Mariana Garcia, 17 anos, que chegou pela primeira vez a uma final woman-on-woman na Liga, ao derrotar a atual campeã nacional Mariana Garcia, no que foi uma das grandes surpresas da etapa.

No derradeiro heat da categoria, Bonvalot começou muito forte e, logo na sua segunda onda, fez a melhor onda de todo o campeonato, 9,60 pontos em 10 possíveis, onda à qual Mariana não conseguiu responder, apesar do bom surf que mostrou ser capaz de fazer ao longo dos três dias. Os resultados finais do heat foram 17,25 contra 10,1.

“Tentei dar sempre o meu melhor. O meu objetivo era chegar à final e ganhar. Obviamente, as coisas nem sempre correm como nós queremos mas, desta vez, fui eu quem saiu vitoriosa. Foi um campeonato no qual me diverti imenso e as ondas na final estavam mesmo muito divertidas. Estava feliz a surfar e a fazer o que mais gosto!” afirmou Teresa Bonvalot, que já não vencia uma etapa da Liga desde 2015.

Por último, destaque para o Moche Groms Cup, competição da Liga dedicada aos mais novos, que coroou hoje o seu segundo vencedor do ano. Na Praia Internacional, o vencedor foi Afonso Antunes, surfista da Ericeira, que fez 14,25 pontos, ficando assim a alguma distância de João Vidal (2º) e Joaquim Chaves (3º).

Resultados finais da prova Final masculina: Vasco Ribeiro 13,8 x Gony Zubizarreta 13,6. Final feminina: Teresa Bonvalot 17,25 x Mariana Garcia 10,1;

Vencedor da Moche Groms Cup: Afonso Antunes; Somersby Onda do Outro Mundo: Teresa Bonvalot; Renault Expression Session: João Moreira;

MEO Rip Curl Fantasy: Fernando Pais;

Ranking Nacional Feminino 1º ex-aequo: Carol Henrique; 1º ex-aequo: Teresa Bonvalot; 3º: Yolanda Hopkins; 4º: Camilla Kemp; 5º: Mariana Garcia;

Ranking Nacional Masculino 1º ex-aequo: Vasco Ribeiro; 1º ex-aequo: Tiago Pires; 3º: Gony Zubizarreta; 4º: Marlon Lipke; 5º; José Ferreira;

Para além da competição principal, o Renault Porto Pro, verá serem atribuídos os prémios da Renault Expression Session, Somersby Onda do Outro Mundo, do Moche Groms Cup, uma iniciativa da FPS e ANS, e do MEO Rip Curl Fantasy. A premiação global da Liga MEO Surf 2017 é de 90.000€.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em directo em www.ligameosurf.pt, e no MEO Kanal 202020, juntando-se ainda os programas diários e de resumo na SIC Radical e Bola TV. As plataformas oficiais são os meios institucionais da Associação Nacional de Surfistas através do seu portal www.ansurfistas.com e as redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2017 e o Renault Porto Pro são uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Renault, Allianz Seguros, Somersby, Moche e Rip Curl, o apoios local dos Municípios do Porto e Matosinhos, os parceiros oficiais SIC e Cidade FM, os media partners A Bola, Diário de Notícias, Jornal I, Onfire, Surftotal e MEO Beachcam, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Onda Pura.