Foto: Pedro Mestre/ANSurfistas

O surfista português Frederico Morais, ex-bicampeão nacional, conseguiu, esta sexta-feira passada, o 2º lugar no Hawaiian Pro, etapa de 10.000 pontos (máxima categoria) do circuito mundial masculino de qualificação da World Surf League (WSL).

Com este resultado, Morais subiu ao 10º lugar do circuito de qualificação, último de dez lugares que garantem a qualificação para o circuito mundial de 2017. Ainda assim, a qualificação não está garantida uma vez que falta realizar-se a última etapa do circuito de qualificação, onde o ranking poderá mudar novamente.

Na final do Hawaiian Pro, Frederico fez 15.66 pontos, exactamente os mesmos que o vencedor John John Florence, surfista recentemente coroado campeão mundial em Portugal. Ao ter a melhor nota (8.83) entre os dois, a vitória foi para o surfista da casa, ficando assim o português em segundo lugar.

Ao conseguir este resultado, o melhor da sua carreira no circuito de qualificação mundial, Morais somou 8.000 pontos no ranking deste circuito, totalizando agora 16,010 pontos. O surfista de Cascais subiu 18 posições no ranking, passando de 28º para 10º.

Com este resultado, Frederico entra directamente nas contas de qualificação para a elite mundial de 2017. Apesar de continuar dependente da prestação dos seus adversários “vizinhos” no ranking, o surfista português sabe que um bom resultado na Vans World Cup, etapa de 10.000 pontos que marca o fim do circuito de qualificação, garante a sua presença entre os melhores do mundo em 2017. Recorde-se que, em 2013, Morais ficou em 4º lugar na Vans World Cup.

Destaque ainda para o ex-tricampeão nacional Vasco Ribeiro que fez no Hawaiian Pro a sua melhor competição do ano. O surfista da Praia da Poça ficou em 17º lugar e, consequentemente, subiu ao 68º lugar do ranking, uma subia de 26 lugares. Vasco irá competir também na prova de Sunset.

A realizar-se em Sunset Beach, a Vans World Cup vê o seu período de espera começar dia 25 de Novembro e terminar dia 6 de Dezembro.

Mais informações em www.worldsurfleague.com