Huawei Cascais Pro promete grandes emoções
É já daqui a dois dias que começa o Huawei Cascais Pro, quinta e última etapa da Liga MOCHE 2016. De 6 a 8 de Outubro, os melhores surfistas nacionais vão estar em Cascais para a maior das decisões do ano: a conquista do título nacional de 2016. A chamada para o primeiro dia de competição, quinta-feira, está marcada para as 8:00 da manhã na Praia do Guincho.
O alinhamento das baterias já é conhecido, notando-se desde logo as ausências já anunciadas de Frederico Morais, atual campeão nacional, e Vasco Ribeiro, ex-tricampeão nacional, ambos em compromissos internacionais. Ainda nos homens, ausência de peso a de Tiago Pires que assim fica afastado da disputa do título nacional deste ano. Na categoria feminina, Teresa Bonvalot, campeã da Liga em 2015, e Carina Duarte, ex-bicampeã nacional, falham a etapa por motivos pessoais.
Assim sendo, quanto aos candidatos ao título nacional deste ano, Pedro Henrique, líder do ranking da Liga, será o primeiro a ir para a água, no heat 8 da primeira ronda, contra o nortenho Elohe Alvarez e Tiago Santos da Ericeira.
José Ferreira, que vai surfar em casa, estreia-se logo a seguir, no heat 9, contra o também local Pedro Barros e Guilherme Ribeiro, surfista da Costa de Caparica.
O algarvio Marlon Lipke vai entrar em acção no heat 11, contra Henrique Pyrrait da Ericeira e Gonçalo Vieira da Costa de Caparica.
Por último, Filipe Jervis, surfista do Guincho, entra em cena contra Diogo Mendes, surfista de Carcavelos, e Tomás Ribeiro, da Costa de Caparica, no heat 16, último da primeira ronda.
Destaque ainda para o heat 2 da primeira ronda da categoria feminina onde Carol Henrique se irá mostrar pela primeira vez na Liga MOCHE enquanto campeã nacional. A surfista de Cascais vai estrear-se no Huawei Cascais Pro contra Beatriz Giralt, surfista de Cascais, Yolanda Sequeira, de Portimão, e Camila Cardoso, wild-card do CRCQL.
Por fim, nota especial para os wildcards masculinos do Huawei Cascais Pro: Martim Nunes, wild-card do CRCQL, estará no heat 2, e Almir Salazar, wild-card da ANS, regressa à Liga MOCHE no heat 15.
Quanto às previsões, esperam-se três dias de mar consistente na Praia do Guincho, acompanhados com uma brisa norte de manhã, momento do dia em que se verão as melhores condições. A chamada para o início da competição está marcada para as 8:00 de quinta-feira, dia 6.
Os principais momentos da agenda são os seguintes:
1º dia – Quinta-feira, 6 de Outubro
08h00 – Call primeiro dia de competição
10h00 – Aulas de Surf gratuitas por MOCHE
11h00 – Jogo de Bubble Ball promovido por Renault
12h00 – Iniciativa Huawei
16h00 – Aula de Surf – Fundação AJU
2º dia – Sexta, 7 de Outubro
08h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
10h00 – Aulas de Surf gratuitas por MOCHE
11h00 – Campeonato Bubble Ball promovido por Renault
12h00 – Palestra Safe Surf promovida pela Allianz
12h00 – Iniciativa Huawei
16h00 – Sessão de Autógrafos promovida por MOCHE
3º dia – Sábado, 8 de Outubo
09h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
12h00 – Aula de surf gratuita por Renault
15h00 – Finais do Huawei Cascais Pro
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Huawei Cascais Pro
20h00 – Portugal Surf Awards
Para além da decisão dos títulos nacionais, o Huawei Cascais Pro terá ainda em disputa o Ramirez Junior Award (nesta prova entregue ao melhor surfista sub-16) e a Renault Expression Session, ambos atribuindo 2.500€ anuais. A premiação global da Liga Moche 2016 será superior a 80.000€ anuais. Todas as etapas da Liga MOCHE têm transmissão em direto com toda a qualidade da fibra MEO via liga.moche.pt, app mobile Surf MOCHE e MEO Kanal 202020, juntando-se ainda os programas de antevisão e resumo na RTP1 e Bola TV.
A Liga MOCHE e o Huawei Cascais Pro são uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MOCHE, Huawei, Allianz Seguros, Renault, Ramirez, Red Bull, o apoio local da Câmara Municipal de Cascais, os parceiros oficiais RTP1, Cidade FM e GO-S.TV e os media partners Diário de Notícias, A Bola, Beachcam, SURFPortugal, ONFIRE, Surftotal, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e do Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos.