Teresa Bonvalot faz história com 3º lugar na Galiza

A surfista portuguesa Teresa Bonvalot, 16 anos, campeã nacional da Liga MOCHE em 2014 e 2015, fez no passado Sábado, dia 3 de Setembro, história no surf português.

A surfista de Cascais alcançou a 3ª posição no Pantín Classic Galicia Pro, etapa de categoria máxima (6000) do circuito mundial de qualificação feminino da World Surf League (WSL), fazendo assim o melhor resultado de sempre de uma surfista portuguesa numa competição profissional de surf.

“É sem dúvida o melhor resultado da minha carreira” afirmou a surfista portuguesa depois de sair da água. “Este é um dos campeonatos mais importantes para a qualificação para o circuito mundial por isso, mesmo não tendo chegado à final, não posso ficar triste. Gostei de ter a oportunidade de surfar contra excelentes surfistas que fazem parte do circuito mundial feminino” acrescentou.

Ainda que Carol Henrique tenha sido vice-campeã no Santa Cruz Pro e Camilla Kemp vice-campeã no Israel Pro, nenhum destes dois resultados atribuiu tantos pontos para o ranking do mundial de qualificação da WSL como este 3º lugar de Teresa no Pantin Pro, sendo por isso o melhor resultado de uma portuguesa neste circuito (3550 contra 750).

Nas meias-finais, Teresa acabou por perder com a californiana Sage Erickson, 25 anos, finalista vencedora desta prova internacional. A surfista portuguesa fez 9.17 contra os 15.67 da sua adversária.

Nota ainda para a prestação de Carol Henrique, surfista de 21 anos de Cascais, que na sexta-feira passada ficou em 9º lugar nesta prova, melhor resultado da sua carreira.

Mais informações em www.worldsurfleague.com.