Carol Henrique, surfista portuguesa recém-coroada campeã nacional da Liga MOCHE, 21 anos, conseguiu esta sexta-feita em Pantín, Galiza, Espanha, o 9º lugar no Pantin Pro, etapa de categoria máxima (6000) do circuito mundial de qualificação feminino da World Surf League.
Na quarta ronda da prova, a surfista de Cascais acabou por perder com a californiana Sage Erickson, surfista do circuito mundial feminino e vencedor do Pantin Pro em 2012.
Apesar da derrota, a surfista portuguesa mostrou-se contente com o resultado obtido: “Foi um campeonato produtivo e estou feliz. Consegui passar várias baterias e senti-me muito confortável dentro de água. Acabei por ficar perto de vencer na bateria em que perdi, uma vez que me ficou a faltar apenas uma segunda onda boa. Percebi que ganhar baterias não é nada de outro mundo e por isso saio deste campeonato com confiança para os próximos nos Açores e em Marrocos”. Carol fez 11.33 pontos contra os 9.90 da sua adversária.
Ainda que tenha sido vice-campeã no Santa Cruz Pro e 3ª classificada no Israel Pro, nenhum desses dois resultados lhe atribuiu tantos pontos para o ranking do circuito mundial de qualificação da WSL como este no Pantin Pro, sendo por isso o melhor resultado da sua carreira (1550 contra 750 e 560, respectivamente).
A participação portuguesa nesta prova ainda não terminou, uma vez que Teresa Bonvalot já se qualificou para os quartos-de-final da categoria feminina e Frederico Morais, Miguel Blanco e Nic Von Rupp estão na terceira ronda da categoria masculina. No caso dos homens, este campeonato é também um 6000, segunda categoria mais alta do circuito de qualificação masculino da World Surf League.
Mais informações e transmissão em directo em www.worldsurfleague.com