Definidos quartos-de-final masculinos e meias-finais femininas do Allianz Ericeira Pro
– Kika Veselko e Teresa Bonvalot afirmam-se na prova feminina
– Vasco Ribeiro volta a dominar do lado masculino
– Afonso Antunes, Luís Perloiro e Francisco Almeida também em destaque
– Guilherme Ribeiro vence a Go Chill Expression Session
– Previstas ondas de qualidade para domingo, com call às 8H30
As famosas direitas de Ribeira d’Ilhas continuaram a rolar de forma consistente, este sábado, proporcionando mais um longo dia de ação para os melhores surfistas nacionais. Após a realização de mais duas rondas, tanto na prova masculina como feminina, ficou definido o restrito lote de surfistas que amanhã vai disputar a vitória no Allianz Ericeira Pro, com os principais favoritos a não vacilarem e a garantirem a presença no terceiro e último dia da etapa inaugural da Liga MEO Surf 2021.
Tudo se iniciou com a prova masculina, onde Vasco Ribeiro voltou a marcar o ritmo, correspondendo assim da melhor forma às exigências da licra amarela que veste. O tetracampeão nacional não conseguiu o triunfo no heat da ronda 2, avançando no 2.º posto, mas respondeu da melhor forma na fase seguinte. Vasco somou 14,65 pontos no heat inaugural da ronda 3, fazendo o melhor score do dia e o segundo melhor da competição até ao momento.
Vasco Ribeiro lidera assim os oito surfistas que garantiram vaga nos quartos-de-final man-on-man, mas houve outros nomes em destaque. Afonso Antunes, Luís Perloiro e, sobretudo, Francisco Almeida, que somou 14,45 pontos na ronda 2, também conseguiram rubricar performances de elevado nível e foram os únicos surfistas a vencerem os heats em que entraram nas duas rondas disputadas.
Para o dia final há grandes embates em perspetiva, começando pelo heat inaugural dos quartos-de-final, onde Vasco Ribeiro vai medir forças com o local Tomás Fernandes, que é um dos maiores especialistas desta onda. Ainda assim, há outro surfista local em destaque. É o caso de Arran Strong que mostrou bom surf ao longo deste dia e que na próxima fase enfrenta o campeão em título deste evento, Afonso Antunes.
Heats dos quartos-de-final masculinos:
Heat 1 – Vasco Ribeiro vs Tomás Fernandes
Heat 2 – Francisco Almeida vs Guilherme Ribeiro
Heat 3 – Afonso Antunes vs Arran Strong
Heat 4 – Luís Perloiro vs Pedro Coelho
Após a realização da ronda 2 e 3 da prova masculina o encher da maré obrigou a uma pausa na competição, ao início da tarde. A ação só retomou ao final da tarde, com a prova feminina a entrar na água para a realização da segunda e terceira ronda, onde as favoritas acabaram por não facilitar. No primeiro heat feminino do dia, Kika Veselko entrou com tudo e voltou a brilhar, ao conseguir uma nota de 8 pontos e um score de 13,00. Na bateria seguinte houve a resposta por parte de nomes como Mafalda Lopes, com um score de 14,65, e Carolina Mendes, com 14,5 pontos. Carina Duarte e Teresa Bonvalot venceram as restantes baterias da ronda 2.
Depois disso, a prova avançou ainda para a terceira ronda, com as quatro vagas de semifinalistas em jogo em duas super baterias. Na primeira delas Kika Veselko voltou a mostrar o grande momento de forma que atravessa, vencendo com um score de 13,25. No segundo posto ficou Carolina Mendes, com Mafalda Lopes e Camilla Kemp a serem eliminadas. No segundo heat foi a campeã nacional Teresa Bonvalot a vencer, com 12,75 pontos, secundada pela surfista local Carina Duarte. Um desfecho que ditou a saída de prova de Gaby Dinis e Mariana Rocha Assis.
Heats das meias-finais femininas:
Heat 1: Kika Veselko vs Carina Duarte
Heat 2: Teresa Bonvalot vs Carolina Mendes
Este sábado também se realizou a primeira Go Chill Expression Session do ano. Dez surfistas tentaram durante 30 minutos realizar a melhor manobra, com o triunfo a sorrir a Guilherme Ribeiro, graças a um aéreo reverse. Curiosamente, Guilherme Ribeiro é um dos surfistas ainda em prova e no domingo vai tentar juntar este troféu ao de campeão da etapa.
Para domingo, o dia das finais desta etapa inaugural a Liga MEO Surf 2021, a chamada está marcada para as 08H30. E com previsão de boas ondas para coroar os campeões do Allianz Ericeira Pro. Os vencedores vão garantir a licra amarela e levá-la para o Allianz Figueira Pro, dentro de duas semanas, e também irão assumir a liderança do troféu Allianz Triple Crown.
Agenda para domingo:
08h30- Call terceiro dia de competição
14h00 – Finais do Allianz Ericeira Pro (por confirmar)
15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Ericeira Pro (por confirmar)
A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf é a 1ª divisão da modalidade, sendo o Surf um desporto individual ao ar livre sem contacto físico e considerada de baixo risco pela DGS, pelo reúne todos os requisitos que permitam o seu regresso no plano competitivo.
A Liga MEO Surf 2021 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Portugal, Bom Petisco, Go Chill (café oficial), Rip Curl e Ericeira Surf and Skate, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município de Mafra, e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.