Prémio tem contribuído para puxar pela performance dos melhores surfistas nacionais

 

Matias Canhoto (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)

O PRIO Best Wave é um dos prémios paralelos da Liga MEO Surf que tem contribuído para puxar pelo nível de excelência dos surfistas que integram a 1.ª divisão do surf nacional. A distinção para o surfista que faz a melhor onda em cada uma das cinco etapas é um fator acrescido de motivação para os atletas em arriscarem na combinação de manobras mais críticas o que potencia a qualidade do espetáculo.

Foram vários os surfistas que já atingiram o patamar da excelência nas quatro de cinco etapas já realizadas em 2025 com as suas ondas a chegarem aos 8.00 pontos ou acima desta fasquia. No total, foram realizadas 33 ondas com notas excelentes.

Vencedores PRIO Best Wave em 2025
Figueira da Foz – Luís Perloiro, 9,50 pontos
Porto e Matosinhos – Teresa Bonvalot, 9,50 pontos
Ericeira – Joaquim Chaves, 9 pontos
Ribeira Grande – Matias Canhoto, 9,50 pontos

O destaque, até ao momento, vai para Luís Perloiro, o atual líder do ranking masculino e detentor da licra amarela Go Chill, Teresa Bonvalot, já coroada campeã nacional feminina, e o jovem Matias Canhoto, que fizeram as melhores ondas da Liga MEO Surf, com nota de 9,50 pontos em 10 possíveis, na etapa da Figueira da Foz, na de Porto e Matosinhos e na de Ribeira Grande, respetivamente.

Luís Perloiro, atual líder do ranking masculino da Liga MEO Surf

“Para mim essa onda foi o ponto mais alto do meu ano competitivo. Tento focar-me nesses momentos que verdadeiramente me trazem prazer e paixão pelo surf. E esses momentos são as ondas boas que fazemos, mais importantes do que qualquer vitória”.

Matias Canhoto, atual número 12 do ranking masculino da Liga MEO Surf

“Ganhar o PRIO Best Wave nos Açores, no Allianz Ribeira Grande Pro, foi muito bom porque senti que consegui mostrar um bom pedaço do meu nível de surf. Sabe sempre bem fazê-lo, especialmente em competição. Este é um troféu que tem bastante impacto no campeonato porque quando o ganhas sabes que deixaste a tua marca, que foi a melhor onda surfada durante toda a competição. Estou muito feliz por isso.”

Joaquim Chaves, campeão nacional de 2023

“Acho o PRIO Best Wave uma ótima iniciativa, pois, por vezes, o surf competitivo pode tornar-se um pouco conservador. Este prémio acaba por dar uma motivação extra aos competidores para tentarem puxar o seu surf ao limite e tentarem tirar as melhores notas possíveis. Lembro-me perfeitamente da onda com que ganhei. Foi uma direita muito comprida, em Ribeira d’Ilhas, com três manobras fortes iniciais e mais umas de conexão. Já não fazia uma onda de 9 pontos há muito tempo, por isso lembro-me que me soube muito bem!.”

Top 15 das melhores ondas surfadas este ano (todas as etapas):

1 – Luís Perloiro, Teresa Bonvalot e Matias Canhoto, 9,50 pontos
2 – Joaquim Chaves, Francisco Ordonhas, Arran Strong e Mafalda Lopes, 9,00 pontos
3 – Frederico Morais e Francisca Veselko, 8,75 pontos
4 – Matias Canhoto, Francisca Veselko, Halley Batista, Luís Perloiro e Gabriela Dinis, 8,50 pontos
5 – Afonso Antunes, 8,30 pontos

Pela primeira vez, a PRIO dá o nome e patrocina este prémio, estando ao lado das melhores ondas e performances dos surfistas masculinos e femininos.

Miguel Rangel, Diretor de Conveniência e Marketing da PRIO

“O PRIO Best Wave assume-se como um dos momentos mais esperados de cada etapa da Liga MEO Surf, por distinguir a performance, a energia, a técnica e a criatividade individual, que se traduz numa emoção coletiva de excelência competitiva. Mais do que um prémio, é o reconhecimento do talento e da essência dos vencedores, celebrado em conjunto em cada etapa, marcando assim a memória coletiva de todos.”

A próxima disputa pelo prémio PRIO Best Wave acontece no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025, que se realiza de 24 a 26 de outubro em Peniche. Além da luta pelo prémio, esta última etapa vai servir para definir os títulos de campeão nacional masculino.

A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, PRIO, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, Visit Portugal, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e de Peniche, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.