Waversby Round premeia o melhor surf da ronda 3 em todas as etapas
Licra Somersby Porto Pro (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)
O prémio Waversby Round surge pelo terceiro ano consecutivo com um dos momentos de maior apelo performativo na Liga MEO Surf. Um momento que premeia a melhor performance desportiva no round 3 em cada etapa (fase anterior às baterias man on man), numa disputa pelo prémio em cada etapa em igualdade de circunstâncias entre a divisão masculina e feminina.
A Somersby procura encontrar a melhor prestação numa das fases mais competitivas de cada etapa da 1.ª divisão do surf português, fomentando o desenvolvimento de competências pela procura da excelência no Surf apresentado, numa fase imediatamente anterior às fases finais. Em complemento a este troféu, a Somersby é também Naming Sponsor da etapa de Porto e Matosinhos, o Somersby Porto Pro.
Waversby Round 2025 – Vencedores (pontuação vitoriosa num total possível de 20 pontos)
Figueira da Foz – Francisca Veselko, 16,25 pontos
Porto e Matosinhos – João Mendonça, 13,65 pontos
Ericeira – Guilherme Ribeiro, 16 pontos
Ribeira Grande – Teresa Bonvalot, 15,40 pontos
João Mendonça, atual número 3 do ranking masculino da Liga MEO Surf
“Considero muito importante um prémio como o Waversby Round porque penso que o quadro competitivo masculino é bastante competitivo desde as primeiras rondas. A ronda 3 acaba por ser a mais disputada porque são apenas quatro heats e com quatro surfistas dentro de água que surfam todos muito bem. Fiquei feliz de ter vencido. Foi no Somersby Porto Pro. O mar estava difícil, mas consegui encontrar as minhas ondas. Considero que este prémio deveria ser exclusivo da prova masculina, tendo em conta a grande competitividade e pelo facto de a prova feminina ter menos rondas.”
Guilherme Ribeiro, campeão nacional de 2022 e 2024 e atual número 8 do ranking masculino
“Este é daqueles prémios que só percebemos que ganhamos no final dos campeonatos porque quando entramos nessa ronda estamos com os 16 melhores surfistas e o foco é superar uma ronda tão difícil. Mas lembro-me muito bem da ronda 3 no Allianz Ericeira Pro, em que as ondas estavam muito boas e foi um heat em que me senti super bem. Fiz uma nota de 8 pontos e um 7 alto, se bem me recordo. Fiz o meu surf, diverti-me imenso e é daqueles heats que ficam para a memória, até por ter sido em Ribeira d’Ilhas, numa onda que não é nada fácil.”
Além dos desempenhos dos surfistas nesta fase da competição, a Somersby alia os momentos de relax, de diversão e de convívio tão típicos da comunidade do surf e que habitualmente acontecem após um dia de competição ou uma sessão de free surf acompanhados de uma sidra bem fresca.
Nas quatro etapas já realizadas houve sempre vencedores diferentes, o que espelha bem o importante incentivo da marca sendo que todos os surfistas dão o seu melhor para vencer este prémio paralelo, com repartição de duas vitórias no masculino e exatamente as mesmas vitórias no feminino.
Madalena Cunha, Manager de Águas e Sidras do Super Bock Group
“A Somersby orgulha-se de continuar a apoiar a Liga MEO Surf, reforçando a sua ligação ao universo do surf nacional e à boa energia que este desporto representa. Através do naming da etapa Somersby Porto Pro, celebramos não só o talento dos atletas, mas também o espírito descontraído e vibrante que tão bem caracteriza a nossa marca. Voltamos também a destacar a performance dos atletas com o prémio Waversby, atribuído à melhor pontuação individual registada numa ronda ao longo de cada etapa. Este reconhecimento reforça o nosso apoio ao talento e à superação que definem o surf nacional. Esta parceria é uma extensão natural do nosso compromisso com experiências autênticas e momentos de celebração junto dos consumidores.”
A próxima disputa pelo prémio Waversby Round acontece no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025, que se realiza de 24 a 26 de outubro em Peniche. Além da luta pelo prémio, esta última etapa vai servir para definir o título de campeão nacional masculino, depois de Teresa Bonvalot ter conquistado o título feminino por antecipação.
A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Prio, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e de Peniche, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.