2ª etapa vai decorrer na praia de Leça da Palmeira a partir de sexta-feira

Já começou a contagem decrescente para o Somersby Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, que começa na próxima sexta-feira e decorre até domingo no Porto e em Matosinhos. A prova terá lugar na Praia de Leça da Palmeira com a primeira divisão do surf português a postos para dar espetáculo nas ondas e continuar a luta pelos títulos máximos do surf em Portugal.

Na etapa inaugural assistiu-se a um duelo de gerações, onde a experiência levou a melhor sobre a juventude com as vitórias de Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot diante de Tiago Stock e Gabriela Dinis. É com expetativa que se aguarda a resposta da nova geração nacional enquanto os líderes atuais pelos títulos nacionais irão envergar a licra amarela Go Chill.

É agora revelado o quadro de competição com várias baterias que prometem disputas emocionantes. Quer do lado masculino quer do feminino antevêem-se lutas renhidas desde o primeiro ao último minuto até à coroação dos campeões do Somersby Porto Pro.

Destaques Quadro Competição Masculino
Heat 2: Francisco Almeida x Francisco Benjamim x Guilherme Castro x Matias Canhoto
Heat 3: Martim Paulino x Francisco Queimado x Miguel Lages x Francisco Alves
Heat 14: Halley Batista x Ivo Cação x Eduardo Fernandes x João Crespo

Destaques Quadro Competição Feminino
Heat 1: Teresa Bonvalot x Beatriz Carvalho x Miriam Julião x Charlotte van Berkum
Heat 2: Carolina Mendes x Lua Escudeiro x Sofia Matos x Vera Burnay
H6: Mafalda Lopes x Érica Máximo x Núria Maganinho x Concha Balsemão

O Somersby Porto Pro conta também com a participação de Luís Perloiro e Maria Salgado, dois surfistas que se apresentaram em boa forma na primeira etapa com um 3º lugar de resultado final sendo que, no caso de Maria Salgado, junta-se também uma vitória no Projunior Porto & Matosinhos que se realizou no passado fim-de-semana, lado a lado com o também jovem, Martim Nunes.

Luís Perloiro – atual 3º classsificado da Liga MEO Surf

“Ter feito um 3º lugar na Liga MEO Surf, ao mesmo tempo que fiz bons scores e mostrei bom surf, significa que consegui encontrar uma forma de me sentir bem e fazer o surf que costumo fazer no dia-a-dia livre da pressão dos resultados. As ondas estiveram perfeitas na Figueira da Foz antes e durante o campeonato o que só por si puxou mais pelo meu lado do prazer de surfar do que competir. Gosto muito das ondas do Porto e de Matosinhos onde me sagrei campeão nacional de Sub-18 em 2016. Dá sempre boas esquerdas e direitas em diferentes partes da praia seja em Leça da Palmeira ou Matosinhos. A minha estratégia para esta etapa é ir tranquilo, continuar a encontrar o prazer de surfar dentro da competição sem estar com aquele foco de ganhar, fazer determinadas notas ou ser campeão nacional. Vou sem objetivos específicos. Pelas previsões vamos ter dias de Sol de Verão com ondas divertidas. Quero estar com os meus amigos, divertir-me e ver toda a gente a surfar bem.”

Maria Salgado – atual 3ª classificada da Liga MEO Surf

“O 3º lugar na 1ª etapa da Liga MEO Surf na Figueira da Foz significa bastante para mim porque dá-me um boost de confiança para o resto das etapas. E significa que aquilo que tenho treinado todos os dias está a dar resultado. Gosto das ondas do Porto e de Matosinhos porque são beachbreaks que dão boas direitas e esquerdas que me fazem lembrar um bocadinho as ondas de Santa Cruz. A melhor estratégia para esse tipo de mar é estar sempre a apanhar ondas para criar oportunidades e tentar fazer uma nota alta. Vou dar o meu máximo dos máximos e divertir-me.”

O Grupo Jerónimo Martins e as suas Companhias em Portugal, Polónia e Colômbia têm um projeto de ecodesign de embalagens de Marca Própria que, desde 2011, num trabalho conjunto com os fornecedores, já permitiu evitar a utilização de cerca de 42 mil toneladas de materiais de embalagens. Só em 2023, as insígnias do Grupo implementaram mais de 700 projetos de ecodesign.

Durante o primeiro dia do Somersby Porto Pro, a iniciativa Amar o Mar, liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, irá contar com a participação de cerca de 100 crianças das escolas do concelho do Porto e de Matosinhos.

Vão estar também em disputa os prémios paralelos Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição).

Antes dos surfistas entrarem em ação nas ondas de Leça da Palmeira, o público tem oportunidade de fazer parte do Somersby Porto Pro escolhendo os seus atletas favoritos e participar no Fantasy Surfer da Liga MEO Surf habilitando-se a bons prémios:

Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova.

O Somersby Porto Pro insere-se na programação do Wave Series 2024 e poderá ser acompanhado em direto na Sport TV assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Somersby, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Onda Pura Surf Center e da Federação Portuguesa de Surf.