Candidatos ao título avançaram para a ronda 3 do Bom Petisco Peniche Pro
– Quem fizer o melhor resultado a partir das meias-finais será o campeão;
– Francisco Ordonhas repetiu melhor score do dia
– Francisca Veselko e Teresa Bonvalot voltaram a dominar na prova feminina;
– João Mendonça e Camila Cardoso venceram Go Chill Expression Session;
– Chamada de domingo marcada para as 6H45
A praia de Supertubos ofereceu mais uma jornada de condições exigentes para os melhores surfistas nacionais, no segundo dia de ação do Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2024. Com as atenções centradas nas contas do título masculino, o líder do ranking e portador da licra amarela Go Chill Guilherme Ribeiro e o vice-líder do ranking Tomás Fernandes avançaram mais uma ronda na competição, transportando todas as decisões para o último dia de ação em Peniche.
Após ambos terem vencido de forma segura na ronda inaugural, desta vez, Guilherme e Tomás sentiram mais dificuldades perante o mar, que subiu ao longo do dia. No heat 4 Guilherme Ribeiro foi superado pelo jovem local Matias Canhoto, que somou 11,05 pontos. Na disputa pela segunda posição, Gui somou 10,75 pontos, contra 10,30 de João Roque Pinho e 5,25 de Salvador Dias.
Com o líder do ranking a passar a pressão para o lado contrário, Tomás Fernandes também teve de suar para passar à ronda 3, vencendo o heat 5, com 9,55 pontos, contra 9,15 de Halley Batista, 8,65 de Francisco Anglani e 7,75 de Miguel Matos. Algo que ajudou a adiar as contas do título, transportando a decisão para a derradeira jornada em Supertubos.
Quem voltou a estar em destaque na ronda 2 masculina foi Francisco Ordonhas, que voltou a conseguir o melhor score do dia, com 13 pontos. Francisco Queimado, com 12,50 pontos, e José Champalimaud, com 12,25 pontos, foram outros dos destaques da ronda pela positiva, enquanto Luís Perloiro e João Maria Mendonça protagonizaram as eliminações mais surpreendentes nesta fase.
Na ronda 3, Guilherme Ribeiro vai estar em ação logo na bateria inaugural, onde terá pela frente Arran Strong, Martim Nunes e Francisco Mittermayer. Por sua vez, Tomás Fernandes vai competir no heat 3, medindo forças com Francisco Queimado, Francisco Almeida e Afonso Antunes.
O equilíbrio nas contas do ranking dita que quem ficar melhor posicionado, a partir das meias-finais irá garantir o título nacional. Como Guilherme Ribeiro está ligeiramente na frente da disputa, caso Tomás Fernandes perca na próxima fase, o título fica automaticamente decidido a favor de Guilherme. Caso Guilherme Ribeiro seja eliminado na ronda 3 ou nos quartos-de-final, Tomás terá de chegar às meias-finais para chegar ao título. Em casa de perderem ambos nas meias-finais, a vantagem é de Gui. Contudo, em cima da mesa está também a possibilidade de o próximo campeão sair de uma final pelo título, caso ambos cheguem até lá.
A prova feminina também esteve na água para a realização da ronda 2, com Francisca Veselko e Teresa Bonvalot a brilharem novamente. Ainda assim, Kika esteve uns pontos acima, vencendo a bateria 2 com um total de 13,50 pontos, enquanto Teresa triunfo na bateria 3, com um score de 10,50. As jovens Constância Simões e Teresa Pereira foram as outras vencedoras da ronda.
Destaque para a presença de muita juventude na ronda 3 feminina. No heat 1 vão enfrentar-se Constância Simões, Francisca Veselko, Gabriela Dinis e Concha Balsemão, enquanto a outra bateria será composta por Teresa Bonvalot, que já conquistou o título nacional feminino por antecipação, Teresa Pereira, Teresa Quina e Núria Maganinho.
Este sábado foram ainda disputadas as Go Chill Expression Session, com João Maria Mendonça a triunfar na prova masculina e Camila Cardoso a ser a vencedora da prova feminina.
A chamada para domingo, para o dia final do Bom Petisco Peniche Pro, está marcada para as 6H45 horas. Em jogo estará a decisão do título nacional masculino. Guilherme Ribeiro ou Tomás Fernandes, um deles vai ser o campeão nacional de 2024.
Agenda Bom Petisco Peniche Pro
3º dia – Domingo, 27 de Outubro
06h45 – Call terceiro dia de competição
14h00 – Heat especial entre surfistas angolanos (por confirmar)
15h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro (por confirmar)
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Bom Petisco Peniche Pro
O Bom Petisco Peniche Pro poderá́ ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Somersby, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico do Península de Peniche Surf Clube e Federação Portuguesa de Surf.