Campeão nacional masculino vai ser decidido dentro de um mês no Bom Petisco Peniche Pro
Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes são os dois surfistas que chegam ao Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2024, que se realiza de 25 a 27 de Outubro, como candidatos ao título nacional masculino.
Campeão nacional em 2022, Guilherme procura recuperar o título máximo do surf português e vai chegar a Peniche com o estatuto de licra amarela Go Chill, na qualidade de líder do ranking da Liga MEO Surf.
Liga MEO Surf 2024 – Percurso Guilherme Ribeiro
Liga#1 Figueira da Foz – 5.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 2.º lugar
Liga#3 Ericeira – 1.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 2º lugar
Ranking atual: 1.º lugar, com 3330 pontos
Requisito para campeão nacional: Fazer igual ou melhor resultado que Tomás Fernandes
Num ano de grande afirmação na 1ª divisão do surf português, Guilherme Ribeiro tem protagonizado uma recuperação ao longo do ano, que culminou com a ascensão ao topo do ranking após a final alcançada no Allianz Ribeira Grande Pro, nos Açores. E Guilherme chega à derradeira etapa apenas a depender de si próprio para conseguir o segundo título nacional da carreira.
ANSurfistas – Chegas a Peniche à frente do ranking. Sentes que isso joga a teu favor ou, por outro lado, traz alguma pressão extra?
Guilherme Ribeiro – Acho que joga totalmente a meu favor, pois é uma posição que me deixa bastante mais confortável. Estou em total controlo do “jogo”. Só depende de mim e eu gosto disso! Não tenho que estar à espera que os outros candidatos percam para ter a oportunidade de me sagrar campeão nacional.
ANSurfistas – És o mais novo dos candidatos, mas já tens um título no currículo. Essa experiência de já teres sido campeão, e logo em Peniche, também poderá ser algo que funcione a teu favor?
Guilherme Ribeiro – É verdade, já passei por este tipo de situação no passado e sinto-me mais que preparado para voltar a passar por ela mais uma vez! Por outro lado, o Tomás, apesar de nunca se ter sagrado campeão nacional, já passou também por situações de igual ou maior pressão. Por isso, acho que em termos de experiência vamos em pé de igualdade.
ANSurfistas – Sonhavas ter a oportunidade de chegar aos 22 anos com 2 títulos de campeão nacional?
Guilherme Ribeiro – Eu não meto prazos nos meus objetivos, trabalho arduamente dia após dia e acredito que os vou atingir. Dito isto, se me fizessem esta pergunta há uns anos provavelmente diria que não, nunca pensei chegar aos 22 anos com a oportunidade de ser duas vezes campeão nacional. Desde que fui pela primeira vez campeão, comecei a sonhar em ser três vezes campeão nacional, mas nunca defini quando e em que idade o queria ser.
ANSurfistas – Qual a estratégia que vais adotar para a etapa final?
Guilherme Ribeiro – Vou tentar controlar tudo o que consigo controlar, desde as minhas rotinas a toda a preparação até à etapa de Peniche. Vai ser a minha última competição deste ano de 2024, por isso naqueles três dias de campeonato vou tentar aplicar tudo aquilo que aprendi durante este ano e vou dar tudo para que saia de Peniche vencedor.
ANSurfistas – Conquistar novamente o título pode ser importante para a tua carreira a nível internacional?
Guilherme Ribeiro – Penso que sim. Vencer uma Liga MEO Surf, em que o nível de surf é tão alto, acho que acaba por ser um bom indicador que conseguimos fazer o mesmo a nível internacional. Por isso, mais um título pode levar-me a ter ainda mais confiança nas provas lá fora!
ANSurfistas – Por fim, que mensagem gostarias de deixar ao teu “rival” na luta pelo título, o Tomás Fernandes?
Guilherme Ribeiro – Dou-me muito bem com o Tomás e sou fã do surf dele desde muito novo. É um privilégio ter a oportunidade de disputar o título com ele! Vou dar tudo para chegar à final e espero disputá-la com o Tomás Fernandes. Por isso a mensagem que lhe quero deixar é: “Bora, resolver este título na final!”
A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Somersby, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.