Projunior Aveiro realiza-se a 13 e 14 de Julho
Os melhores surfistas juniores portugueses estão a postos para rumarem às ondas de São Jacinto, em Aveiro, onde, a 13 e 14 de Julho, a terceira e antepenúltima etapa do Junior Tour 2024, circuito que define os campeões nacionais Sub-20 e que reúne os talentos emergentes do surf nacional.
O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o primeiro dia de prova encontra-se planeada para as 7H30 na praia de São Jacinto, em Aveiro.
Destaques Round 1 – Masculino
Heat 2: Francisco Ordonhas x Afonso Pinto x Tiago Stock x João Mendonça
Heat 7: Martim Nunes x Francisco Santos x Francisco Magalhães x Frederico Taquenho
Destaques Round 1 – Feminino
Heat 2: Erica Máximo x Sofia Matos x Núria Maganinho x Francisca Miranda
Heat 3: Maria Salgado x Maria Silva x Matilde Pinto x Sophia Strevens
Rogério Carlos – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
“A Câmara Municipal de Aveiro tem a maior honra e gosto em receber a 3.ª etapa do Junior Tour 2024, nos próximos dias 13 e 14 de julho, na Praia de São Jacinto, em Aveiro, numa organização com a Associação Nacional de Surfistas, contando com a presença dos melhores surfistas juniores portugueses. Com o apoio do Centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto, acreditamos que estão criadas todas as condições para uma excelente prova, a realizar num território impar e com condições fantásticas para o surf. Aveiro é a Cidade dos Canais e, em 2024, a Capital Portuguesa da Cultura, sendo o desporto uma aposta estratégica para o Município, que vive o mar e a ria com toda a intensidade e paixão. Fica o convite a Todas e a Todos para que, nas voltas da vida, venham e voltem a Aveiro, Cidade, Município e Região, com a certeza de que estamos de braços abertos para vos receber.”
Depois de duas vitórias em outras tantas etapas, Martim Nunes chega a Aveiro na liderança destacada do ranking masculino e com claras possibilidades de carimbar o título de forma antecipada. Depois de já o ter feito, em 2022 e 2023, Martim Nunes poderá conseguir o “tri” já no próximo fim-de-semana. Um triunfo na etapa garante automaticamente a conquista do tricampeonato a Martim Nunes sem depender de terceiros, mas existem outras combinações de resultados que também poderão levar ao fim das contas do título nacional sub-20 masculino em Aveiro.
Martim Nunes, líder do ranking masculino e bicampeão nacional Sub-20 em título
“Acima de tudo, espero poder voltar a mostrar o meu surf nesta etapa. As minhas expectativas passam por isso, mas também por me divertir ao máximo, mostrando bom surf e fazendo bons heats. Em relação às contas do título, tudo o que vier é por acréscimo. Se conseguir mostrar o meu surf e competir bem, as coisas acabam por acontecer, por isso, esse é o meu foco para esta etapa em Aveiro”.
Já no lado feminino, o título não poderá ficar atribuído nesta etapa, uma vez que Maria Salgado e Erica Máximo dividem a liderança do ranking, depois de terem vencido a primeira e segunda etapa, respetivamente. Algo que faz com que as contas sejam apenas decididas na quarta e última etapa, em Santa Cruz, no final de Julho.
Erica Máximo, atual colíder do ranking feminino e campeã nacional Sub-20 de 2022
“Após já termos disputados duas etapas, é bastante agradável chegar a esta terceira etapa, em Aveiro, na liderança do ranking. É algo que me deixa numa posição confortável nas contas, mas nada está decidido e, por isso, tenho de ir com tudo para esta etapa. Ganhar a etapa seria muito importante, uma vez que vai ser no local onde me sagrei campeã nacional sub-20 há 2 anos. Ficaria muito feliz de poder voltar a vencer uma etapa em Aveiro. Espero que tudo corra bem e que tenhamos ondas de qualidade.”
Em prova também estarão alguns dos mais talentosos jovens do surf local. Um deles é Duarte Dias, que está no seu ano de estreia no Junior Tour, ocupando o 22.º posto do ranking, após as duas etapas já disputadas.
Duarte Dias, surfista do clube local e atual 22.º classificado do ranking do Junior Tour
“Penso que o meu surf encaixa perfeitamente nas ondas de São Jacinto, pois já lá competi inúmeras vezes. Sinto-me bem e confiante para este campeonato e espero demonstrar o meu surf e chegar o mais longe possível na competição.”
Toda a ação do Projunior Aveiro poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.
A terceira etapa do Junior Tour é uma prova organizada pela Câmara Municipal de Aveiro e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração do Instituto Português da Juventude, Fundação do Desporto e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e do Centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto.