– Francisco Almeida destacou-se com 14,75 pontos após chamada madrugadora;
– Afonso Antunes brilhou ao pôr-do-sol com onda de 9 pontos;
– Antigo bicampeão nacional Miguel Blanco regressou à competição em boa forma;
– Teresa Bonvalot evidenciou-se na ronda inaugural feminina;
– Mais de 100 crianças presentes em ação ambiental do Grupo Jerónimo Martins;

A praia de Ribeira d’Ilhas recebeu, esta sexta-feira, o dia inaugural do Allianz Ericeira Pro, a terceira etapa da Liga MEO Surf 2024, Primeira Divisão do surf português. Uma jornada de sol a sol, em que as míticas direitas da Reserva Mundial de Surf ofereceram condições pequenas, mas com potencial para os melhores surfistas nacionais elevarem o nível. Os cabeças-de-série da etapa assumiram o favoritismo e entre os destaques do dia estiveram nomes como Francisco Almeida e Afonso Antunes, além de Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot, atuais líderes dos rankings da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill.

A ação arrancou pelas 6H20, assim que os primeiros raios de sol se fizeram sentir em Ribeira d’Ilhas, para a realização dos trials masculinos. Não demorou muito até assistir-se às primeiras grandes performances da ronda inaugural masculina, com destaque para Guilherme Fonseca (12,25 pontos) e Martim Paulino (12,40). No heat 8 foi a vez de Tomás Fernandes elevar a fasquia para os 13,75 pontos, mostrando a razão por somar por triunfos o número de etapas disputadas em 2024 na Liga MEO Surf.

Já depois de Guilherme Ribeiro também ter estado em destaque, com um score de 13,10, foi a vez de Francisco Almeida protagonizar a grande performance da manhã, conseguindo um total de 14,75 pontos, naquele que foi o melhor score do primeiro dia de prova. Destaque ainda para o triunfo do campeão nacional em título Joaquim Chaves, que fechou ronda com 12,90 pontos.

A competição seguiu rapidamente para a ronda inaugural feminina, onde Teresa Bonvalot também fez valer o estatuto de líder do ranking, para conseguir a melhor performance entre as mulheres, com um total de 12,50 pontos. Carolina Mendes, com 11,75 pontos, e a campeã nacional em título Francisca Veselko, com 11,25 pontos, foram as surfistas que se aproximaram mais do registo de Teresa, confirmando, igualmente, o estatuto de favoritas neste evento e candidatas ao título nacional.

A maré cheia obrigou a organização a parar a competição ao início da tarde, para retomar a ação pelas 18 horas, para a ronda 2 masculina. Algo que fez com que este primeiro dia do Allianz Ericeira Pro se prolongasse até depois das 21 horas, já com o sol a pôr-se no “anfiteatro” de Ribeira d’Ilhas, e 15 horas e 31 heats depois de a etapa ter iniciado.

Na ronda 2 masculina foi Afonso Antunes quem mais se evidenciou, ao obter uma onda de 9 pontos logo no heat inaugural. Algo que lhe permitiu somar o melhor score da ronda: 14,10. Arran Strong, com 13 pontos, Guilherme Ribeiro, com 12,75 pontos, Francisco Almeida, com 12,65 pontos, e Joaquim Chaves, com 11,25 pontos, também estiveram em bom plano. O líder do ranking Tomás Fernandes também seguiu em frente, embora sem a facilidade sentida na ronda inaugural, depois de ter sido segundo no heat 4, atrás do jovem talento Jaime Veselko.

Outra das efemérides do dia foi o regresso à competição de Miguel Blanco. O antigo bicampeão nacional não competia na Liga MEO Surf há mais de dois anos, mas mostrou-se em bom plano e conseguiu avançar também para a ronda 3, depois de ter, inclusivamente, vencido o heat 10 da ronda inaugural, com 12,25 pontos. Na ronda 2 passou em segundo, na bateria que foi vencida por Guilherme Ribeiro.

A ronda 2 masculina protagonizou, igualmente, algumas eliminações surpreendentes, com destaque para a saída de prova de nomes como Guilherme Fonseca, Martim Paulino ou Eduardo Fernandes.

Durante o dia de hoje realizou-se também uma limpeza de praia integrada numa ação de consciencialização de sustentabilidade por parte do Grupo Jerónimo Martins. A iniciativa contou com cerca de uma centena de crianças de escolas do concelho de Mafra. O programa “Amar o Mar”, em conjunto com o Pingo Doce, continuará a proporcionar ações de sensibilização e de pedagogia ao longo da competição.

Para sábado a chamada está marcada para as 7H30, novamente em Ribeira d’Ilhas, para um dia em que se prevê que o mar caia um pouco, para, depois, subir no domingo, que será o dia das finais deste Allianz Ericeira Pro.

Agenda Allianz Ericeira Pro

2º dia – Sábado, 25 de Maio (sujeito a alteração)
07H30 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Corona & Somersby Sunset Party
21H00 – Perreo Surf Party no Tabuas Bar – Corona (Praia do Norte)

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro pode ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Somersby, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais de Mafra e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.