Melhores surfistas nacionais a postos para a 3.ª etapa da Liga MEO Surf

O Allianz Ericeira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf, vai para a água esta sexta-feira, com a primeira chamada da terceira etapa da Primeira Divisão do surf nacional a estar marcada para as 7 horas. A mítica praia de Ribeira d’Ilhas está, assim, a postos para receber os melhores surfistas do país e o Equador da luta pelos títulos nacionais de surf.

1º Dia – Sequência de Prova (sujeito a alteração)
– Call: 6h00 na Praia de Ribeira d’Ilhas
– Fase de triagem – Masculino (4 heats)
– Round 1 – Masculino (16 heats)
– Round 1 – Feminino (6 heats)

O Allianz Ericeira Pro tem início previsto para, precisamente, dois dias depois do 47.º aniversário da realização do primeiro Campeonato Nacional de Surf, que decorreu na Ericeira, a 24 de Maio de 1977, que foi vencido por João Moraes Rocha, após as finais se terem disputado em Ribeira d’Ilhas.  Só 10 anos depois é que as provas de surf regressaram à Ericeira, com o 1.º Torneio Ericeira, que foi vencido por Nick Uricchio, de origem norte americana e que se mantém a viver por cá. As etapas do Nacional de Surf, atualmente Liga MEO Surf, apenas regressaram a Ribeira d’Ilhas em 1992, com o local Tiago Oliveira a sair vencedor, totalizando-se 26 etapas nacionais realizadas na Ericeira até aos dias de hoje, com a primeira prova no feminino a acontecer em 1995, com o triunfo de Marta Rafael, e 20 etapas femininas desde então.

Etapas da Liga Nacional de Surf na Ericeira – Curiosidades
– 14 surfistas diferentes venceram a etapa da Ericeira;
– Tiago Pires é o surfista que mais se destaca, com 5 vitórias;
– Tomás Fernandes, atual líder do ranking, conta com duas vitórias, podendo aumentar a sua conta pessoa já neste fim de semana;
– A par de Tomás Fernandes, só mais 3 surfistas têm 2 vitórias na Ericeira: Paulo Rodrigues, Justin Mujica, e Vasco Ribeiro.
– No lado feminino, Patrícia Lopes e Carolina Mendes dominam, com quatro vitórias cada uma;
– Seguem-se com três vitórias, Joana Rocha e Teresa Bonvalot, e com duas vitórias Camilla Kemp e Carina Duarte;
– Carolina Mendes poderá conseguir no domingo um histórico “penta”.

Na edição deste ano, além de contar com a participação de três surfistas que estiveram a representar Portugal no arranque do circuito Challenger Series, que decide o acesso ao circuito mundial da World Surf League, como foram os casos de Guilherme Ribeiro, Teresa Bonvalot e Francisca Veselko, o Allianz Ericeira Pro conta ainda com a presença de vários talentos locais. Tomás Fernandes, atual líder do ranking masculino e a competir com a licra amarela Go Chill, é um dos expoentes máximo do surf local e a ele juntam-se nomes como Martim Carrasco ou Henrique Pyrrait.

Martim Carrasco, surfista local e 20º lugar no ranking atual

“A etapa acontece na onda de Ribeira d’Ilhas, que conheço muito bem e é uma onda na qual adoro competir. Embora as previsões apontem para mar pequeno, que não é o meu forte, estou pronto para dar o meu melhor. Não parto com expectativas demasiado elevadas para a etapa, mas vou dar tudo.”

Henrique Pyrrait, surfista local e 61º lugar no ranking atual

“Competir em casa é sempre um privilégio gigante. Fico muito feliz de competir numa onda que já me deu muito e que me ajudou muito na minha evolução como surfista. Como todos sabem, Ribeira d’Ilhas é a minha ‘casa’, uma vez que surfo quase todos os dias por lá, foi lá que aprendi a surfar, e é lá que tenho a escola de surf com o meu pai. Espero que Ribeira nos brinde com boas ondas para todos apresentarem um bom nível de surf. O meu objetivo para esta etapa é o mesmo que tem sido nas últimas: voltar a passar heats. Algo que não tem acontecido muito, mas a competição é assim mesmo, e a Liga MEO Surf está com um ótimo nível. Ainda assim, espero voltar à fase man-on-man!”

Francisco Morgado, Director da Liga MEO Surf

“No primeiro dia de prova vamos apanhar ainda o final de uma ondulação que chegou esta noite à nossa costa. Depois, para o último dia de competição, temos estado a acompanhar uma ondulação de oeste que vai entrar no domingo e que esperamos que traga boas condições para as rondas finais do Allianz Ericeira Pro. Estamos na altura das ondulações típicas de verão, mas vamos ter na água os melhores surfistas nacionais, que, seguramente, vão mostrar todo o potencial que têm”.

Os melhores surfistas nacionais vão também disputar vários prémios paralelos: Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e o Ericeira Best Surfer (melhores surfistas locais).

Agenda Allianz Ericeira Pro (sujeito a alterações)

1º dia – Sexta-feira, 24 de Maio
07h00 – Call primeiro dia de competição com início dos trials masculinos
09h30 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins

2º dia – Sábado, 25 de Maio
08h00 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Corona & Somersby Sunset Party
21H00 – Perreo Surf Party no Tabuas Bar – Corona (Praia do Norte)

3º dia – Domingo, 26 de Maio
08h00 – Call terceiro dia de competição
14h00 – Finais do Allianz Ericeira Pro
15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Ericeira Pro

Fantasy Surfer – Façam as vossas apostas em fantasy.ansurfistas.com
– Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
– Prazo de constituição das equipas: 7h00 de 6ªfeira, 24 de Maio

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro pode ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Somersby, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais de Mafra e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.