As estrelas do surf nacional já estão de malas e bagagens prontas para rumar ao Norte do país, onde a partir do próximo sábado, 23 de Abril, tem início o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda de cinco etapas da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional. Uma etapa que promete aquecer a luta pelos títulos nacionais, com Vasco Ribeiro e Kika Veselko a chegarem ao Porto e a Matosinhos com as licras amarelas Go Chill. O quadro competitivo para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro já é conhecido.

Além de Vasco e Kika, que são líderes do ranking, após os triunfos na Figueira da Foz, mas também campeões nacionais em título, vai estar em ação nas ondas do Porto e de Matosinhos a elite do surf nacional, aos quais se juntam vários jovens talentos locais, como são os casos de Salvador Tavares, João Crespo, Luís Pita ou Sacha Garcia.

Destaques do quadro masculino – Round 1:
H1: Guilherme Fonseca x João Vidal x Francisco Queimado x Trialista
H15: Francisco Alves x Martim Nunes x Vasco Veloso x Zé Ferreira
H16: Afonso Antunes x Henrique Pyrrait x Lourenço Sousa x Trialista

Do lado feminino o grande destaque vai para o excelente momento de forma que as melhores surfistas nacionais atravessam, com o trio composto por Teresa Bonvalot, recentemente consagrada campeã europeia, Kika Veselko e Mafalda Lopes a terem carimbado há poucas semanas os três primeiros lugares do ranking europeu do circuito mundial de qualificação e a consequente vaga para o circuito Challenger Series, onde, a partir de Maio, vão lutar pela entrada no circuito mundial feminino da World Surf League.

Destaques do quadro feminino – Round 1:
H1: Charlotte van Berkum x Carolina Santos x Constância Simões x Raquel Otero
H5: Kika Veselko x Maria Salgado x Teresa Pereira
H7: Teresa Bonvalot x Miriam Julião x Bianca Nicoleta

O Grupo Jerónimo Martins, enquanto parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, sublinha a importância que atribui aos oceanos, particularmente ao nível da preservação da biodiversidade. Desde 2020 que, através de um trabalho conjunto com os fornecedores, os detergentes e os produtos de higiene pessoal e de cosmética de marca própria do Pingo Doce, do Recheio e da Biedronka (na Polónia) não incluem microplásticos.

Durante o primeiro dia do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a iniciativa Amar o Mar irá contar com a participação de cerca de 100 crianças das escolas do concelho do Porto e Matosinhos.

Em termos de troféus laterais, o grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina.

Fantasy Surfer – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

Nas diversas etapas, e com o intuito de proporcionar uma melhor experiência a todos, a Joaquim Chaves Saúde irá disponibilizar um Beach Point, uma zona privilegiada para quem quiser assistir às provas, com um ecrã gigante, com transmissão das provas em direto, e também uma zona de duches para os atletas.

A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.