Campeões nacionais dominaram a etapa final da Liga MEO Surf 2020

Destaques:

– Kikas venceu Luís Perloiro na final depois de conquistar o título nacional;
– Frederico venceu “em casa” a 14.ª etapa da carreira;
– Teresa Bonvalot venceu a júnior Gabriela Dinis no heat decisivo;
– Teresa conseguiu a 20.ª vitória da carreira em etapas da Liga MEO Surf;
– Liga MEO Surf despede-se até 2021!

Frederico Morais e Teresa Bonvalot conquistaram o Bom Petisco Cascais Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2020, que terminou este sábado na Praia do Guincho. Os campeões nacionais de 2020 acabaram por serem também os mais fortes na etapa final, fechando, assim, com chave de ouro uma temporada em que o título português foi o único do surf mundial a ser discutido em formato de circuito.

Na prova masculina, Frederico Morais juntou o título da etapa ao título nacional, que tinha vencido momentos antes, após vencer Vasco Ribeiro nas meias-finais. No heat decisivo, Kikas enfrentou Luís Perloiro, que com esta final subiu ao 4.º posto final do ranking nacional. Os dois surfistas de Cascais proporcionaram uma bateria muito equilibrada, mas o triunfo acabou por sorrir a Frederico, com 13,50 pontos contra 11,15.

“Foi uma ótima Liga em que, acima de tudo, estive muito consistente”, começou por dizer Frederico Morais após o triunfo no Guincho, onde competiu em casa. “Em cinco etapas fiz duas finais e três meias-finais, o que foi bom. Não podia estar mais feliz por ter conquistado o título a competir em casa. Um grande obrigado à World Surf League por me ter deixado participar na Liga MEO Surf e a todos os que nos permitiram estar a competir”, frisou.

Depois de carimbar o terceiro título nacional da carreira, Frederico ainda cimentou a sua posição como o surfista com mais vitórias em etapas da Liga MEO Surf. O surfista de Cascais venceu a segunda etapa do ano, depois de ter começado a temporada com uma vitória na Figueira da Foz, e já soma 14 triunfos na carreira, mais dois que Vasco Ribeiro.

Já na prova feminina, Teresa Bonvalot voltou a ser dominadora do início ao fim, tal foi acontecendo ao longo de grande maioria das etapas esta época. Depois de vencer Carolina Mendes na final, Teresa foi mais forte que a júnior Gabriela Dinis na grande final, somando 14,75 pontos contra 11,75 pontos da atual campeã nacional Sub-16.

“Foi um ótima campeonato e a melhor forma de terminar o ano”, começou por afirmar Teresa Bonvalot após a final. “Como já era campeã nacional não estava tão nervosa, mas queria chegar aqui e mostrar a razão de ter sido campeã de forma antecipada. Faço um balanço muito positivo do ano. Tive bons resultados e só me faltou vencer duas das etapas. Estou muito feliz e pronta para a próxima temporada”, vincou.

Este foi o 20.º triunfo da carreira de Teresa Bonvalot, de apenas 21 anos, na Liga MEO Surf. Teresa, que este ano já tinha vencido outras três etapas, estando numa sequência de três vitórias seguidas, está a somente quatro triunfos de igualar o histórico registo de vitórias de Patrícia Lopes.

Resultados finais do Bom Petisco Cascais Pro:
Final masculina: Frederico Morais 13,50 x Luís Perloiro 11,15
Final feminina: Teresa Bonvalot 14,75 pontos x Gabriela Dinis 11,75
Somersby Onda do Outro Mundo: Frederico Morais, 9,25 pontos, nos quartos-de-final
Renault Expression Session: Guilherme Ribeiro
Sumatra Surf Trip (Melhor Júnior): Afonso Antunes e Kika Veselko
Cascais Best Surfer: Frederico Morais e Gabriela Dinis
Bom Petisco Girls Score: Teresa Bonvalot, 14,75, na final

O Bom Petisco Cascais Pro poderá ser acompanhado a partir de casa com transmissão integral em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2020 foi uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz, Renault, Somersby, Banco Santander, Rip Curl, os parceiros de/da sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Cascais e o apoio técnico do Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.