Em cada etapa, as senhoras debatem-se de igual para igual com os homens na performance técnica
Pelo quarto ano consecutivo a Somersby juntou-se à Liga MEO Surf, a principal prova de surf em Portugal e a que define os campeões nacionais, para premiar a excelência entre as melhores ondas dos surfistas nacionais. Em todas as etapas, com critério misto e de igualdade de circunstâncias entre o feminino e o masculino, o autor da onda com a melhor pontuação vence o prémio Somersby Onda do Outro Mundo, fomentando uma competição saudável por aquela que é o expoente máximo da performance técnica.
Com a escala de julgamento a indicar que ondas excelentes se situam entre os 8 e os 10 pontos, a verdade é que todos os vencedores deste sub-troféu em 2020 conseguiram chegar à casa dos 9 pontos, elevando ainda mais esta disputa. Depois de Tomás Fernandes na primeira etapa da temporada e de Teresa Bonvalot na segunda, na terceira foi a vez de Vasco Ribeiro se juntar à lista dos vencedores.
Somersby Onda do Outro Mundo – Quando de Vencedores 2020
Liga MEO Surf #1 – Allianz Figueira Pro: Tomás Fernandes (9,00)
Liga MEO Surf #2 – Allianz Ericeira Pro: Teresa Bonvalot (9,60)
Liga MEO Surf #3 – Allianz Sintra Pro: Vasco Ribeiro (9,65)
Tomás Fernandes, vencedor da Somersby Onda do Outro Mundo do Allianz Figueira Pro
“Fiquei muito contente por ter vencido o prémio Somersby do Outro Mundo na etapa da Figueira da Foz, ainda mais por ter sido a primeira etapa do ano. Fui um grande sentimento, sobretudo porque foi a primeira etapa após o surgimento da Covid-19 e já não competíamos há muito tempo. Ter feito a melhor onda desse campeonato foi excelente e fiquei muito orgulhoso por isso”.
Teresa Bonvalot, vencedora da Somersby Onda do Outro Mundo do Allianz Ericeira Pro
“É um orgulho saber que consegui ter a melhor onda do evento no geral, num prémio que os homens também estão a disputar. É um troféu que acaba por puxar imenso por mim. Sempre que entro na água tento fazer a melhor onda possível. Adoro ter estes pequenos objetivos e lutar por eles. É um prémio que ajudar a elevar o nível geral.”
Vasco Ribeiro, vencedor da Somersby Onda do Outro Mundo do Allianz Sintra Pro
“Foi ótimo ter conseguido juntar o prémio Somersby Onda do Outro Mundo ao triunfo na etapa de Sintra. Foi um campeonato incrível, com ondas muito boas e com um nível muito alto. Isso torna ainda mais especial o facto de ter vencido este prémio. Foi uma conquista muito significado para mim, até porque estes sub-troféus também são muito importantes para motivar todos os surfistas. É sempre bom vencê-los.”
Curiosamente, dois deles já tinham vencido o prémio Somersby Onda do Outro Mundo em anos anteriores. Teresa Bonvalot é mesmo a recordista de triunfos neste sub-troféu, que já conquistou por cinco ocasiões. No histórico de vencedores segue-se Vasco Ribeiro com quatro vitórias. Já Tomás Fernandes fez a estreia como vencedor da Somersby Onda do Outro Mundo, aumentando para 10 o número de surfistas que já venceram este prémio desde 2017.
Somersby Onda do Outro Mundo – Quando Geral de Vencedores (2017-2020)
Teresa Bonvalot – 5 vitórias
Vasco Ribeiro – 4 vitórias
Miguel Blanco – 2 vitórias
Tiago Pires, Tomás Fernandes, Gony Zubizarreta, Luís Perloiro, Kiron Jabour, Pedro Henrique, Yolanda Hopkins – 1 vitória
Vasco Ribeiro – Marketing Manager Águas, Sidras e Outras Categorias, Somersby
“Somersby mantém a sua ligação ao Surf, bem como a sua parceria junto da ANS e do icónico troféu “uma onda do outro mundo”. Desde 2017, este troféu premeia as melhores ondas de todas as competições da Liga MEO Surf tendo por base os critérios ‘qualidade’, ‘manobras’, ‘dificuldade’, ‘linha’, power’ e ‘radicalidade’. É exatamente esta a forma de estar de Somersby que, com irreverência, tem vindo a acompanhar os atletas a explorar e a apanhar as melhores ondas da Ericeira, Sintra, Figueira da Foz, Porto e Cascais. Esta ligação à modalidade é também reforçada pelo apoio a surfistas carismáticos da atualidade em Portugal. Neste ano tão especial, a marca posicionou-se lado a lado com aquela que foi a primeira competição de Surf, no mundo, a voltar ao mar.”
Até final da presente temporada os melhores surfistas nacionais ainda terão mais duas oportunidades para conquistar a Somersby Onda do Outro Mundo e de continuarem e elevar o nível do surf nacional. A primeira delas de 18 a 20 de Setembro no Porto e Matosinhos, com o Renault Porto Pro. Depois, a fechar a época, no Bom Petisco Cascais Pro, de 15 a 17 de Outubro.
A Liga MEO Surf poderá ser acompanhado a partir de casa com transmissão integral em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2020 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Somersby, Banco Santander, Rip Curl, os parceiros de/da sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios de Mafra, Figueira da Foz, Mafra, Sintra, Porto e Matosinhos e Cascais e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Ericeira Surf Clube, Clube Recreativo da Praia das Maçãs, Onda Pura e Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.