Português só caiu nos oitavos-de-final desta prova máxima do circuito de qualificação
Vasco Ribeiro alcançou esta quinta-feira o 9.º posto no Sydney Surf Pro, prova inaugural das novas Challenge Series do circuito de qualificação mundial (WQS). O surfista português apenas foi parado nos oitavos-de-final da prova australiana, devendo garantir a entrada no top 10 do ranking mundial.
Vasco enfrentou o jovem talento australiano Liam O’Brien no heat 2 dos oitavos-de-final e até fez a melhor onda da disputa, com 8,60 pontos em 10 possíveis. Mas o somatório das duas melhores ondas do australiano acabou por ser superior, com 16 pontos em 20 possíveis, contra 13,93 do português.
Com este desfecho, o surfista do Estoril garantiu 3500 pontos para o ranking, naquele que é o melhor resultado da temporada em termos pontuais. Vasco já tinha conseguido um 3.º posto no QS5000 de Marrocos, no início de janeiro, mas que só rendeu 3250 pontos.
Após chegar a Sydney no 19.º posto do ranking do WQS, este resultado deverá permitir a Vasco Ribeiro ascender ao top 10 mundial, que no final da temporada dá acesso direto ao circuito mundial (WCT) de 2021.
O tetracampeão nacional, que superou quatro rondas neste campeonato, foi o melhor português em prova em Sydney, depois de Frederico Morais ter sido eliminado na 2.ª ronda. Já na prova feminina, a campeã nacional Yolanda Hopkins conseguiu chegar à 2.ª ronda, enquanto Teresa Bonvalot e Carol Henrique foram eliminadas na ronda inaugural.
O circuito segue agora para Piha, na Nova Zelândia, onde se vai realizar mais uma etapa das Challenge Series, de 16 a 22 de março, com 10000 pontos em disputa para o vencedor. Portugal vai estar novamente representado por Vasco Ribeiro, Frederico Morais, Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Carol Henrique.
Mais informações em www.ansurfistas.com e www.worldsurfleague.com.