Pedro Henrique autor da melhor pontuação do primeiro dia de competição

Está dado o pontapé de saída no Sumol Porto Pro! A terceira etapa da Liga MOCHE 2016, a liga nacional de surf, começou esta sexta-feira em Leça da Palmeira com ondas de meio metro e três rondas de competição na água: primeira ronda masculina, primeira ronda feminina e segunda ronda masculina.

Pedro Henrique, 5º classificado do ranking da Liga MOCHE, foi autor de uma das melhores pontuações do dia ao totalizar 14.00 pontos na sua bateria da segunda ronda da competição. Depois de sair da água, o surfista de Cascais explicou que “as condições não estão fáceis: o mar está muito mexido e as ondas são curtas. Isto dificulta a tarefa de encontrar boas ondas, com parede para fazer boas manobras, e surfar com tempo. Mas a competição é assim. Há sempre um ou dois dias difíceis e só temos de nos habituar. Mas nunca podemos estar confortáveis porque uma onda com boa formação pode virar todo o heat”.

Nesta bateria estava ainda Ivo Cação (2º), Vasco Ribeiro (3º) e Paulo Almeida (4º). Ao terminar na terceira posição do heat, Vasco, ex-tricampeão nacional e 2º classificado do ranking da Liga MOCHE, acabou por ser eliminando, ficando pelo caminho deste Sumol Porto Pro, no que foi uma das surpresas do dia.

Também em bom plano neste arranque do Sumol Porto Pro esteve Filipe Jervis, 7º classificado do ranking, que derrotou na segunda ronda João Kopke (2º), Ivan Bailote (3º) e João Cardoso (4º). “Está difícil mas consegui encontrar uma esquerda e uma direita boas e foi o suficiente. Demorei um bocadinho a perceber o que é preciso para dar-me bem em competição mas acho que encontrei os ingredientes. É a felicidade e tirar proveito desta fase da minha vida em que tudo o que me rodeia está óptimo. Depois, isto nota-se no meu surf. Estou mais seguro e confiante que nunca. Estou aqui para me divertir” explicou o surfista depois da bateria.

Também em bom plano neste primeiro dia de competição estiveram Gony Zubizarreta, líder do ranking da Liga MOCHE, que totalizou 14.05 na primeira ronda e assim fez a melhor pontuação do dia, Filipe Jervis, Frederico Morais, Ruben Gonzalez e José Ferreira.

A primeira ronda da competição feminina também foi para a água e o maior destaque vai para Teresa Bonvalot, campeã da Liga MOCHE, que fez a melhor pontuação da ronda, 11.4 pontos, deixando Tânia Oliveira na segunda posição e Mariana Gonçalves em terceiro. Depois da sua bateria, a atual 3ª classificada da Liga MOCHE, mostrou-se pragámtica quanto às condições desafiantes: “Nenhum surfista gosta de surfar ondas difíceis mas é também surfando estas condições que evoluímos. O nosso surf também se tem de mostrar neste mar, pelo que é uma óptima aprendizagem. O truque é darmos o nosso melhor e fazer boas ondas”.

Nas senhoras, Carol Henrique, Camilla Kemp e Carolina Santos venceram as restantes baterias da primeira rondas.

Para amanhã, Sábado, dia 14, está marcado o reinício de prova para as 7:30 da manhã, estando adiada para essa hora a decisão de se irá para a água a terceira ronda masculina (ronda de 16) ou segunda ronda feminina (ronda de 8). Consequentemente, a sequência de prova também ainda está por definir.

Em 2016, a premiação global da Liga Moche é superior a 80.000€ anuais e, para além dos títulos nacionais, encontram-se também em disputa o Ramirez Junior Award, que nesta etapa será atribuído à melhor surfista sub-18 feminina, e a Renault Expression Session, ambos atribuindo 2.500€ anuais.

Todas as etapas da Liga MOCHE contam com a transmissão em direto e com toda a qualidade da fibra MEO em liga.moche.pt, app mobile Surf MOCHE e MEO Kanal 202020, juntando-se ainda os programas de antevisão e resumo na RTP1 e Bola TV.

A Liga MOCHE e o Sumol Porto Pro são uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MOCHE, Sumol, Allianz Seguros, Renault, Ramirez, Red Bull, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, os parceiros oficiais RTP1, Cidade FM e GO- S.TV e os media partners Diário de Notícias, A Bola, Beachcam, SURFPortugal, ONFIRE, Surftotal e SAPO, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Onda Pura.