Luís Perloiro e Teresa Bonvalot conquistaram a 11.ª edição do histórico sub-troféu

Luís Perloiro e Teresa Bonvalot recebem o troféu (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Luís Perloiro e Teresa Bonvalot foram os grandes campeões da Allianz Triple Crown 2025, naquela que foi a 11.ª edição deste sub-troféu cada vez mais marcante no surf nacional. Tudo ficou decidido após uma luta renhida que terminou no Allianz Ribeira Grande Pro, a última de três etapas da Liga MEO Surf 2025 com o naming Allianz.

Allianz Triple Crown – Galeria de Campeões
2025: Luís Perloiro e Teresa Bonvalot
2024: Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2023: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
2022: Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019: Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018: Gony Zubizarreta e Camila Kemp
2017: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2016: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2015: Tiago Pires e Teresa Bonvalot

Este importante sub-troféu tem a maior longevidade de todos os prémios paralelos da 1.ª Divisão do surf nacional e tem contribuído para trazer um interesse acrescido na principal plataforma competitiva do surf português. E foi, dessa forma, que em 2025 se celebrou a 11.ª edição da Allianz Triple Crown.

Vencedores Allianz Triple Crown 2024 – Resultados das etapas
Luís Perloiro: 1.º / 9.º / 13.º lugares (Figueira da Foz / Ericeira / Ribeira Grande)
Teresa Bonvalot: 2.º / 1.º / 1.º lugares (Figueira da Foz / Ericeira / Ribeira Grande)

Na disputa masculina, Luís Perloiro conseguiu estrear-se entre os vencedores deste troféu, após uma disputa muito renhido até às rondas finais do Allianz Ribeira Grande Pro.

Luís Perloiro, vencedor da Allianz Triple Crown 2025

“O troféu Allianz Triple Crown deu-me uma ajuda financeira muito importante para poder realizar alguns projetos que tenho este ano, inclusivamente viagens de surf e a minha série ‘On The Chase’, que terá mais episódios a serem lançados no final do ano. O Allianz Triple Crown premeia a consistência e oferece-nos um bom prémio financeiro, por isso acho que é cada vez mais ambicionado dentro da Liga MEO Surf..”

Já no lado feminino, além da Allianz Triple Crown, onde somou duas vitórias nas três etapas, Teresa Bonvalot também conquistou o título nacional feminino de forma antecipada durante o Allianz Ribeira Grande Pro. Esta foi a sexta vez na carreira que Teresa venceu este sub-troféu, repetindo o feito que já havia conseguido no ano passado.

Teresa Bonvalot, vencedora da Allianz Triple Crown 2025

“Este troféu Allianz Triple Crown faz-me lembrar um pouco as origens no Havai, quando existia a famosa Triple Crown [conjunto das etapas de Haleiwa, Sunset e Pipeline que se realizavam tradicionalmente no final de cada ano competitivo internacional]. Trazer este formato à Liga MEO Surf numa disputa de três etapas é uma forma super positiva de puxar pela competitividade de todos. É um orgulho ter vencido este troféu mais uma vez. Sinto que todos ambicionam vencer o Allianz Triple Crown e é uma forma de todos lutarem um pouco mais pelos objetivos.”

Allianz Triple Crown – Matriz de Vencedores:
Teresa Bonvalot – 6 vitórias
Vasco Ribeiro – 3 vitórias
Carolina Mendes – 2 vitórias
Francisca Veselko – 2 vitórias
Guilherme Ribeiro – 2 vitórias

Depois do título nacional, que é o principal fator de interesse da Liga MEO Surf, a Allianz Triple Crown tem funcionado como uma espécie de mini-circuito conjugando os melhores resultados dos atletas obtidos nas etapas de Naming Allianz, em 2025, localizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. O aliciante prémio monetário igualitário para homens e mulheres e a visibilidade com valor acrescentado para os surfistas tornou-se num prémio que todos querem vencer trazendo um importante fator motivacional extra para proporcionarem os melhores desempenhos desportivos.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing

“O apoio da Allianz à Liga MEO Surf tem vindo a consolidar-se ao longo dos anos, numa relação assente na confiança, consistência e ambição. Através da Allianz Triple Crown, celebramos não apenas a performance dos melhores atletas em três etapas, mas também uma forma de estar que se cruza com os valores da marca: coragem, autenticidade e a liberdade de seguir o nosso próprio caminho — dentro e fora de água. Acreditamos que o surf, tal como a vida, é feito de escolhas ousadas, de superação constante e de uma ligação genuína ao que nos move. É por isso que continuamos a apoiar esta modalidade e todos os que, com determinação, se atrevem a ir mais longe.”

O Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025 realiza-se de 24 a 26 de outubro, em Peniche, e vai definir o título de campeã nacional masculino.

A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Prio, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e de Peniche, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.