Liga MEO Surf – Francisco Ordonhas afirma-se em jornada jovem na praia do Cabedelo

– Ordonhas lidera nova geração nos quartos-de-final com os dois melhores scores do dia;
– Somente dois surfistas acima dos 21 anos avançam para o dia final na prova masculina;
– Campeão nacional Guilherme Ribeiro eliminado na ronda 3;
– Teresa Bonvalot e Francisca Veselko destacam-se a caminho das meias-finais femininas;
– Jaime Veselko voa mais alto que a concorrência e vence a Expression Session;

A Praia do Cabedelo ofereceu, este sábado, mais um grande espetáculo de surf, naquele que foi o segundo dia de ação no Allianz Figueira Pro, a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2025. Numa jornada longa e marcada pelo sucesso da nova geração do surf nacional, Francisco Ordonhas emergiu entre a concorrência para se afirmar como o grande destaque da prova até ao momento.

O atual campeão europeu júnior em título protagonizou as duas melhores performances deste segundo dia de prova, avançando a todo o gás para os quartos-de-final. Ordonhas venceu o heat 6 da ronda 2 com um total de 16 pontos, graças a uma onda na casa da excelência, de 8,25 pontos. Mais tarde, na ronda 3, o jovem surfista de Cascais, de 19 anos, voltou a exibir-se a grande nível, somando 15,75 pontos.

Francisco Ordonhas liderou, assim, o assalto da juventude ao dia final do Allianz Figueira Pro. Destaque também para João Mendonça e Francisco Mittermayer que foram responsáveis pela eliminação do campeão nacional Guilherme Ribeiro na ronda 3. O campeão nacional de 2023 Joaquim Chaves, Afonso Antunes e o tricampeão nacional júnior Martim Nunes são os outros jovens que, este domingo, vão atacar o triunfo na praia do Cabedelo.

Somente dois surfistas acima de 21 anos conseguiram o passaporte para os quartos-de-final da prova masculina. Luís Perloiro, de 26 anos, vai ser o surfista mais “veterano” em ação no dia final do Allianz Figueira Pro. Dylan Groen, de 24 anos, vai ser o outro competidor a tentar contrariar o grande momento da juventude do surf nacional, numa altura em que a média de idade dos competidores ainda em prova é de 21,25 anos.

Na prova feminina o nível também esteve altíssimo, com as duas grandes candidatas ao título nacional a afirmarem-se a caminho das meias-finais. A campeã nacional Teresa Bonvalot somou dois triunfos acima dos 12 pontos, mas teve uma resposta à altura por parte de Francisca Veselko, que na ronda 3 protagonizou a melhor performance feminina do evento até ao momento, com 16,25 pontos, e também a melhor onda, com 8,75 pontos.

A nova geração feminina completa o restante lote de semifinalistas, com Maria Salgado, de 18 anos, e Gabriela Dinis, de 20, a também conseguirem lugar no dia final deste Allianz Figueira Pro.

Ao final da tarde realizou-se ainda a Expression Session do Allianz Figueira Pro, com o triunfo a sorrir a Jaime Veselko, que voou mais alto que a concorrência para arrecadar o prémio.

Para este domingo a chamada está marcada para as 9 horas, para aquele que será o dia final da etapa inaugural da Liga MEO Surf 2025. O Cabedelo deverá voltar a oferecer condições de qualidade para coroar os campeões do Allianz Figueira Pro, que irão, consequentemente, assumir a liderança dos rankings da corrida aos títulos nacionais masculino e feminino.

Agenda Allianz Figueira Pro

3.º dia – Domingo, 30 de Março
09h00 – Call terceiro dia de competição (sujeito a confirmação)
14h00 – Homenagem a Abílio Pinto (antes do início das finais)
14h00 – Finais do Allianz Figueira Pro
15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro

Todas as etapas poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Prio, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, o apoio local do Município da Figueira da Foz e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Associação de Desenvolvimento Mais Surf, e da Federação Portuguesa de Surf.