Praia do Cabedelo espera excelentes ondas para receber estrelas do surf nacional
O Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf, a 1.ª divisão do surf nacional, tem início esta sexta-feira, com a primeira chamada a estar marcada para as 7h00, na mítica praia do Cabedelo. A ação vai para a água com os trials e round 1 masculino, prevendo-se fechar o dia com o round 1 feminino.
1º Dia – Sequência de Prova (sujeito a alteração)
– Call: 7h00 na Praia do Cabedelo
– Trials masculinos (4 heats)
– Round 1 masculino (16 heats)
– Round 1 feminino (6 heats)
Os melhores surfistas nacionais estão, assim, a postos para iniciarem a disputa pelos títulos nacionais de 2025. Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot chegam à Figueira da Foz na posse da licra amarela Go Chill, que simboliza a liderança dos respetivos rankings, em virtude de serem os campeões nacionais em título.
Etapas da Liga Nacional de Surf na Figueira da Foz – Curiosidades
– Em 12 edições, entre 1998 e 2024, a etapa da Figueira da Foz foi vencida por nove surfistas diferentes no lado masculino;
– Apenas três nomes conseguiram bisar nesta etapa: Gony Zubizarreta (2018 e 2019), Frederico Morais (2012 e 2020) e Vasco Ribeiro (2021 e 2022);
– José Gregório (1998), Tiago Pires (2003), Justin Mujica (2010), Pedro Henrique (2017), Guilherme Ribeiro (2023) e Tomás Fernandes (2024) foram os outros vencedores;
– 13 anos após o primeiro triunfo na Figueira da Foz, Frederico Morais pode isolar-se neste registo, caso vença o Allianz Figueira Pro pela terceira vez na carreira;
– No lado feminino, apenas sete nomes venceram ao longo das 12 edições, com a grande dominadora a ser a atual campeã nacional Teresa Bonvalot com 4 triunfos: 2017, 2018, 2020 e 2024;
– Patrícia Lopes (1998 e 2003) e Yolanda Hopkins (2019 e 2021) foram as surfistas que bisaram, enquanto que com um triunfo surgem Joana Rocha (2010), Carina Duarte (2012), Francisca Veselko (2023) e Gabriela Dinis (2024);
– Em 2020 o Allianz Figueira Pro foi o primeiro campeonato de surf em todo o Mundo a realizar-se na era pós-Covid.
Em competição vão estar também vários surfistas locais que irão, certamente, aproveitar o conhecimento da onda do Cabedelo para colocar em sentido os tops nacionais. O já “veterano” Ivo Cação é o líder da “armada figueirense”, a quem se juntam jovens talentos como Gabriel Simões, Laura Lobo ou Tomás Garcia.
Ivo Cação, surfista local e top 25 da Liga MEO Surf 2024
“É ótimo ver que a Figueira da Foz continua a desempenhar um papel importante no mundo do surf e é incrível ter uma etapa do circuito nacional aqui. A presença deste campeonato certamente traz mais vida e movimento à comunidade local. Competir em casa é sempre especial, pois posso contar com o apoio local de família e amigos. Estou confiante de que, com as previsões, terei a sorte de apanhar ondas boas, onde o meu tipo de surf se encaixa. Acredito que teremos condições ideais para o campeonato, especialmente na praia do Cabedelo. Muito provavelmente, será eleita a melhor etapa do ano novamente pelos atletas! A paixão e vontade são as mesmas desde que comecei, por isso estou preparado para dar o meu melhor e representar a Figueira da melhor forma possível neste campeonato nacional. Vamos a isso! Estou confiante de que este será um evento marcante. Além disso, ter a competição a passar pela nossa cidade pode despertar o interesse dos mais jovens e inspirá-los a ter um estilo de vida saudável, praticando desporto. O nível de competição estará elevado e o público poderá desfrutar da ação de perto, já que a praia do Cabedelo é um anfiteatro natural perfeito para isso. Vemo-nos por lá!”
Tomás Garcia, surfista local e wildcard do Allianz Figueira Pro
“Sinto-me bastante confortável nas ondas da Praia do Cabedelo, pois foi lá que comecei a dar os primeiros passos e a aprender a surfar. As minhas expectativas para o Allianz Figueira Pro são as de me divertir o máximo possível ao longo dos três dias de prova. Agradeço imenso à Associação Nacional de Surfistas pelo convite, que me dá a possibilidade de competir frente aos meus ídolos. Vou dar o meu melhor para representar as cores da minha terra.”
As previsões apontam para boas condições ao longo de toda a prova, o que vai ao encontro da tradição deste Allianz Figueira Pro, que em 2024 foi eleita a melhor etapa do ano pelos surfistas.
Francisco Morgado, diretor de provas da Liga MEO Surf
“Temos ondulação para os três dias de prova, com vento favorável e com bom tempo. Penso que estão reunidas todas as condições para termos um grande início da Liga MEO Surf e para os melhores surfistas portugueses elevarem o nível nas ondas de Cabedelo”.
Agenda Allianz Figueira Pro (sujeito a alterações)
1º dia – Sexta-feira, 28 de Março
07h00 – Call primeiro dia de competição com início dos trials masculinos
10h00 – Ações do Programa Mar Vivo Pingo Doce – Jerónimo Martins
2º dia – Sábado, 29 de Março
07h00 – Call do segundo dia de competição (sujeito a confirmação)
16h00 – Expression Session
17h00 – Party – Da Chick – DJ Set
3º dia – Domingo, 30 de Março
08h00 – Call terceiro dia de competição (sujeito a confirmação)
14h00 – Homenagem a Abílio Pinto (antes do início das finais)
14h00 – Finais do Allianz Figueira Pro
15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro
Além de abrir as hostilidades na luta pelos títulos nacionais, o Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.
Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Prio Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), a tradicional disputa pela melhor manobra na Expression Session e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Figueira da Foz.
Será também na Figueira da Foz que se inicia a corrida aos Wildcards para o Quiksilver Fest, competição internacional de alto prestígio que se realiza em França e que este ano contará com a presença do melhor e da melhor rankeada da Liga MEO Surf a convite da Quiksilver.
Fantasy Surfer – Façam as vossas apostas em fantasy.ansurfistas.com
– Prémio vencedor etapa: fato de surf da Quiksilver, modelo Highline
– Prazo de constituição das equipas: 7h00 de 6.ª feira, 28 de Março
Todas as etapas poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Prio, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, o apoio local do Município da Figueira da Foz e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Associação de Desenvolvimento Mais Surf, e da Federação Portuguesa de Surf.