Bom Petisco Peniche Pro é hora da verdade para Guilherme Ribeiro ou Tomás Fernandes

Os melhores surfistas nacionais estão a postos para a etapa final da Liga MEO Surf 2024 e para a decisão das decisões no que diz respeito ao título nacional masculino. A primeira chamada para o Bom Petisco Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga MEO Surf, a 1.ª divisão do surf português, está marcada para esta sexta-feira pelas 7h30, na praia de Supertubos. Com muitas ondas no horizonte, as expectativas são altas para três dias de competição que vão coroar o novo campeão nacional masculino, numa luta a dois entre Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes, depois de Teresa Bonvalot ter conquistado o título feminino de forma antecipada.

Teresa Bonvalot, 5x campeã nacional (2014, 2015, 2020, 2022 e 2024)

“Penso que vai ser um campeonato interessante e desafiador. Vai ser engraçado assistir à luta particular entre o Guilherme Ribeiro e o Tomás Fernandes. Partilho o treinador com o Guilherme, treino com ele todos os dias e este ano viajámos juntos muitas vezes. O Tomás também conheço há muitos anos e considero-o um surfista incrível. Por isso, que ganhe o melhor e o que der mais show. Que a decisão seja na final e que quem ganhar seja campeão!”

Carolina Mendes, 2x campeã nacional (2016 e 2017)

“Tenho as melhores expectativas para esta etapa. Espero poder ver um nível de surf muito alto por parte dos dois candidatos ao título. Vão ser baterias emocionantes e é bom ver esta disputa até à última etapa. Os dois estão a ter um bom ano competitivo. É difícil escolher quem gostaria que fosse campeão, pelo trabalho que ambos têm desenvolvido. Vou torcer pelo que apresentar maior vontade de vencer e foco para lidar com a pressão do momento. Sendo assim, que vença o melhor!”

Campeão nacional em 2022 e vencedor das duas últimas etapas da Liga MEO Surf disputadas em Peniche, Guilherme Ribeiro chega à etapa decisiva na frente do ranking e com a licra amarela Go Chill. Contudo, Tomás Fernandes, que procura o primeiro título nacional, surge logo atrás no ranking e ambos dependem apenas de si próprios para chegarem ao cetro. Feitas as contas, o surfista que fizer o melhor resultado irá terminar na frente do ranking, estando em jogo a possibilidade de as contas serem feitas numa final entre ambos.

Vencedores do Bom Petisco Peniche Pro nos últimos 3 anos:

2023 – Guilherme Ribeiro e Maria Salgado
2022 – Guilherme Ribeiro e Maria Salgado
2021 – Afonso Antunes e Francisca Veselko

Depois de nos últimos anos ter sido a praia do Lagido a receber os melhores surfistas nacionais, este ano a forte ondulação prevista faz com que a prova possa realizar-se na onda rainha do surf nacional, na praia de Supertubos, onde anualmente os melhores surfistas do Mundo disputam uma das etapas do circuito mundial de surf da World Surf League. Com a possibilidade de os tubos surgirem nesta disputa, ninguém fica indiferente ao cenário montado para o Bom Petisco Peniche Pro, que no passado recente tem sido unanimemente escolhida pelos surfistas como a etapa do ano na Liga MEO Surf.

Durante o primeiro dia do Bom Petisco Peniche Pro, a iniciativa Amar o Mar, liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, irá contar com a participação de cerca de 100 crianças das escolas do concelho de Peniche em dinâmicas a favor da sustentabilidade e da proteção dos oceanos.

O Grupo Jerónimo Martins, parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, dá grande importância à preservação dos oceanos e da sua biodiversidade. Assim, desde 2016 avalia o estado de conservação de todas as espécies comercializadas e é com base nesta avaliação que atualiza a sua estratégia de pescado sustentável. A análise considera o nível de risco de extinção das espécies de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Por se encontrar classificada como espécie “criticamente em perigo” e não ser possível assegurar aquacultura para todo o ciclo de vida, não encontra enguia europeia à venda nas lojas do Grupo.

Agenda Bom Petisco Peniche Pro (sujeito a alterações):

1º dia – Sexta-feira, 25 de Outubro
07H30 – Call primeiro dia de competição para Masculino e Feminino
10h00 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins

2º dia – Sábado, 26 de Outubro
08h00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
15h00 – Heat Especial com surfistas angolanos (por confirmar)

3º dia – Domingo, 27 de Outubro
07h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro
17h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios

Além da decisão dos títulos nacionais e das vitórias do Bom Petisco Peniche Pro, estão também em disputa diversos prémios paralelos como o  ANS Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda o prémio reservado ao melhor surfista local de Peniche.

Relativamente ao Fantasy Surfer os participantes já podem escolher os seus surfistas favoritos e formar a equipa para se habilitarem a bons prémios. É só visitar o site fantasy.ansurfistas.com.

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio de Marés da Rip Curl
Prazo de constituição das equipas: 7h30 do primeiro dia de prova

O Bom Petisco Peniche Pro poderá́ ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Somersby, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico do Península de Peniche Surf Clube e Federação Portuguesa de Surf.