Projunior Santa Cruz acontece a 27 e 28 de Julho

Os melhores surfistas juniores portugueses estão a caminho das ondas de Santa Cruz, Torres Vedras, onde, a 27 e 28 de Julho, e inserida no Festival Ocean Spirit, se vai realizar a quarta e última etapa do Junior Tour 2024, circuito que define os campeões nacionais Sub-20 e que reúne os talentos emergentes do surf nacional.

Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

“Os desportos de ondas são uma das apostas de Câmara Municipal de Torres Vedras, que procura fomentar o interesse pela modalidade de surf desde cedo com o projeto “Primeira Onda”, dirigido ao público escolar. Por isso, é com muito entusiasmo que recebemos em Santa Cruz a quarta e última etapa do Junior Tour 2024, inserida no Santa Cruz Ocean Spirit. Receber esta última etapa é ainda mais especial porque vamos ter uma atleta torriense, Maria Salgado, a lutar pelo seu primeiro título de campeã nacional de Sub-20.”

Marcelo Martins, Onda Pura/Organização

“Estamos muito entusiasmados por organizar esta etapa final do Junior Tour na Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras. As conhecidas ondas desta praia e o prestigiado Santa Cruz Ocean Spirit vão oferecer o enquadramento perfeito para esta competição de surf, onde teremos novamente a oportunidade de ver os nossos talentosos atletas de surf Sub-20 e onde serão coroados os campeões da edição de 2024 deste circuito nacional. Durante dois dias, estou certo de que este será um grande evento de surf, à altura das boas ondas da costa oeste!”

Com o título masculino decidido na etapa anterior e conquistado por Martim Nunes pela terceira ocasião consecutiva, em Santa Cruz as atenções viram-se para as contas do título feminino, com a surfista local Maria Salgado a chegar à etapa a liderar o ranking e, assim, bem colocada para sagrar-se campeã nacional Sub-20 pela primeira vez na carreira. Na disputa pelo segundo título nacional feminino mais relevante do surf português, Maria Salgado terá que se superar Érica Máximo, campeã nacional sub-20 em 2022.

Histórico recente de campeões nacionais Sub-20

2024 – Martim Nunes
2023 – Martim Nunes e Gabriela Dinis
2022 – Martim Nunes e Erica Máximo

O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o primeiro dia de prova encontra-se planeada para as 8 horas na praia do Mirante, em Santa Cruz, para início previsto de competição às 8H30.

Destaques Round 1 – Feminino
Heat 2: Erica Máximo x Matilde Pinto x Lua Escudeiro x Vera Salgado
Heat 3: Maria Salgado x Gabriela Dinis x Constância Simões

Destaques Round 1 – Masculino
Heat 2: João Roque Pinho x Louis Escudeiro x Manuel Pirujinho x Zé Champalimaud
Heat 11: Francisco Mittermayer x Nilton Freitas x Guilherme Carvalho x Jaime Veselko

Após ter vencido duas das três etapas já disputadas na presente temporada, Maria Salgado prepara-se para tentar alcançar o título em ondas que bem conhece. A surfista de Santa Cruz tem a vantagem dos números e se chegar à final garante automaticamente o título, sem depender de resultados de terceiros.

Maria Salgado, líder do ranking feminino

“Sinto que o facto de surfar muitas vezes em Santa Cruz me dá algum conhecimento das ondas locais, o que pode configurar uma vantagem para o meu lado. Contudo, quando começar o heat vamos estar todas a surfar de igual para igual e o importante é conseguir surfar bem. Ganhar sabe sempre bem, seja em que local for. No entanto, admito que ganhar esta etapa seria diferente porque vou ter a minha família toda a ver e apoiar”.

Logo atrás nas contas do título surge Erica Máximo, campeã nacional Sub-20 em 2022 e vencedora da segunda etapa da temporada. Algo que deixa Erica como a principal adversária de Maria Salgado na luta pelo título.

Erica Máximo, atual vice-líder do ranking feminino e campeã nacional Sub-20 de 2022

“Anseio bastante sagrar-me campeã nacional em Santa Cruz. Contudo, desta vez, não vai depender muito de mim, mas, sim, da minha adversária, que se chegar à final é automaticamente campeã. Já fui campeã neste escalão em 2022, mas cada ano é um ano, cada heat é diferente e penso que isso não me traz vantagem. Independentemente do resultado final, vou ficar feliz porque sei que vou dar o meu melhor para alcançar aquilo que quero.”

Em prova também estarão alguns dos mais talentosos jovens do surf local, como é o exemplo de Gustavo Viana, que irá, certamente, aproveitar o conhecimento local das ondas de Santa Cruz para esgrimir argumentos com os principais nomes em prova.

Gustavo Viana, surfista local de Santa Cruz e atual número 29 do ranking masculino

“Competir em casa tem sempre um sabor especial. Ultimamente temos tido ondas muito boas na região e depois de ter feito uma viagem de treino ao Índico espero chegar a esta etapa com o ‘surf no pé’. O meu objetivo no Junior Tour passa por ir subindo no ranking ano após ano, sem pressão. Este ano ainda não consegui mostrar todo o meu potencial, mas espero fazer bom surf nesta etapa, em que vou competir em casa.”

Toda a ação do Projunior Santa Cruz poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.

A quarta etapa do Junior Tour é uma prova organizada pela Onda Pura e Associação Nacional de Surfistas, insere-se no Festival Ocean Spirit e conta com o apoio local da Câmara Municipal de Torres Vedras e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.