Projunior Viana do Castelo realiza-se a 18 e 19 de Maio

Os melhores surfistas juniores portugueses rumam a Viana do Castelo a 18 e 19 de Maio, para a segunda de quarto etapas do Junior Tour 2024, circuito que define os campeões nacionais Sub-20 e que reúne os talentos emergentes do surf nacional

O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o primeiro dia de prova encontra-se planeada para as 8 horas na praia da Arda, em Viana do Castelo.

Destaques Round 1 – Masculino
Heat 7: Martim Nunes x Matias Lopes x Francisco Santos x Baltazar Pinto
Heat 11: Francisco Ordonhas x Diogo Horta x Tiago Stock x Afonso Alcaide

Destaques Round 1 – Feminino
Heat 1: Maria Salgado x Miriam Julião x Maria Dias
Heat 3: Gabriela Dinis x Maria Dias x Núria Maganinho

Martim Nunes e Maria Salgado chegam a esta etapa na liderança do ranking masculino e feminino, respetivamente, depois dos triunfos conseguidos na etapa inaugural.

Martim Nunes, líder do ranking masculino e campeão nacional Sub-20 em título

“Vou abordar este campeonato da mesma forma que abordei o primeiro, onde as coisas correram bem. Quero continuar a mostrar bom surf, fazer bons scores e competir bem. Acima de tudo, quero preparar o próximo campeonato internacional que vou ter e divertir-me ao máximo. Só surfei em Viana do Castelo uma vez. Gostei das ondas e espero que desta vez as ondas voltem a estar boas.”

Maria Salgado, líder do ranking feminino do Junior Tour

“Depois da vitória no ProJunior do Porto e Matosinhos, vou abordar a etapa de Viana do Castelo de forma muito entusiasmada. Vou querer mostrar o meu surf e, acima de tudo, divertir-me ao máximo com os meus amigos. Pessoalmente, gosto das ondas de Viana, pois trata-se de um beachbreak idêntico à praia em que costumo surfar, em Santa Cruz.”

Os surfistas da nova geração do Minho vão ter oportunidade de competir diante do seu público e procurar tirar vantagem do conhecimento local das ondas de Viana do Castelo, um dos polos de surf em Portugal com maior dinamismo.

Ricardo Rego – Vereador do Desporto do Município de Viana do Castelo

“Receber mais uma etapa do Circuito Nacional Projunior, significa que a cidade de Viana do Castelo foi a escolhida para, mais uma vez, protagonizar o melhor surf nacional em atletas sub-20 masculinos e femininos. Significa também que a aposta do município nos desportos náuticos, a par da história e tradição do Surf Clube de Viana como um dos clubes mais antigos de Portugal e coorganizador da etapa, se traduzem na reafirmação da modalidade nas ondas vianenses. É denotado privilégio podermos assistir ao desempenho de atletas de elevado nível, estes que confiamos serem os próximos campeões na mais alta instância competitiva mundial, os Jogos Olímpicos!”

Ana Lima e Tomás Carvalho são representantes desse talento emergente na região e prometem dar o seu melhor para conseguirem um bom resultado em “casa”.

Ana Lima, surfista local

“Gosto muito de competir em Viana do Castelo. É algo que dá sempre uma confiança extra, poder surfar heats nas praias onde treino. Estou motivada para competir e representar o meu clube nesta próxima etapa do Junior Tour. Penso que é sempre bom para os surfistas locais competirem em praias familiares, onde conseguem ler bem o pico e onde já conhecem bem as características da onda.”

Tomás Carvalho, surfista local

“As expectativas que tenho para este Pro Junior são boas. Quero passar as primeiras duas rondas, ganhar mais rotina de competição e divertir-me ao máximo com os outros competidores. O facto de estar na minha praia dá-me mais garra e vontade para obter os resultados pretendidos.”

Toda a ação do Projunior Viana do Castelo poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.

A segunda etapa do Junior Tour é uma prova organizada pelo Surf Clube de Viana e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Português da Juventude, Fundação do Desporto e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Esta prova tem o patrocínio da Quiksilver e da Roxy e conta com os media partners Surftotal, Beachcam e ONFIRE Surf Mag.