Praia do Cabedelo vestiu-se hoje de gala para receber as estrelas do surf nacional que responderam com boas manobras.

  • Guilherme Ribeiro fez o melhor score enquanto Luís Perloiro efetuou a melhor onda do dia
  • Gabriela Dinis e Francisca Veselko igualaram-se no melhor score feminino
  • Ondas perfeitas de 1,5m e vento off-shore brindaram os melhores surfistas nacionais
  • Halley Batista e Francisca Veselko venceram as Go Chill Expression Session
  • Chamada para o dia final marcado para as 8.00h

Decorreu este sábado o segundo dia de competição do Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf que termina amanhã na praia do Cabedelo, Figueira da Foz. Ondas clássicas e consistentes de 1,5m com vento offshore receberam as estrelas do surf nacional que integram a 1ª divisão do surf português.

Num dia cheio de ação, os surfistas proporcionaram um bom espetáculo com nível de surf de excelência. A prova avançou a todo o gás com a segunda e terceira ronda masculina bem como as duas primeiras rondas femininas neste dia que marcou a estreia do surf feminino na edição deste ano da Liga MEO Surf.

Guilherme Ribeiro esteve em destaque ao efetuar o melhor score masculino do dia com 14.90 pontos (7.75 + 7.15 pontos). O atual campeão em título desta etapa foi um dos protagonistas naquela que foi a bateria mais renhida e emocionante do campeonato que aconteceu logo no round 2. O surfista da Costa de Caparica mostrou consistência em momentos-chave pois qualquer um dos seus adversários poderia ter saído vencedor.

Luís Perloiro, o principal destaque do dia de ontem, voltou a estar em evidência lidando bem com a pressão e nos últimos minutos fez a melhor onda do evento elevando o nível para o patamar do excelente com 8.25 pontos, fundamental para subir ao 2º lugar e seguir para a fase seguinte. Francisco Almeida esteve a liderar a disputa e mostrou bom surf mas acabou por ser eliminado em 3º lugar com 13.60 pontos e Henrique Pyrrait em 4º com 11.20 pontos.

Tanto Guilherme como Perloiro qualificaram-se mais à frente no round 3 para os quartos-de-final onde vão defrontar-se já em formato man-on-man.

Tomás Fernandes foi outros dos protagonistas do dia ao mostrar um surf sólido e crítico efetuando o segundo melhor score do evento com 14.50 pontos (7.50 + 7.00) carimbando também a passagem para o dia decisivo.

A nova geração voltou a dar cartas com Tiago Stock a qualificar-se pela primeira vez para os quartos-de-final de uma etapa da Liga MEO Surf. Vai ter um duelo na próxima fase com outro atleta que representa, igualmente, o presente e o futuro do surf nacional, João Roque Pinho, que se qualificou pela segunda vez para esta fase, depois da estreia na última etapa de 2023, em Peniche.

Guilherme Fonseca, Maksymilian e Arran Strong também mostraram bom surf no Cabedelo apurando-se igualmente para os quartos-de-final.

A principal surpresa do dia foi a eliminação do atual campeão nacional, Joaquim Chaves, que não conseguiu encontrar-se com as melhores ondas no round 3. Numa bateria bem disputada, Guilherme Fonseca saiu vencedor com 11.50 pontos, com João Roque Pinho em 2º lugar com 8.95 pontos, Francisco Ordonhas em 3º com 8.80 pontos e Chaves em 4º com 7.20 pontos. Este resultado significa que a licra amarela Go Chill vai mudar de mãos para o campeão desta etapa.

O vice-campeão do Allianz Figueira Pro, Afonso Antunes, acabou por despedir-se hoje da prova ao ser eliminado por Luís Perloiro (1º) e Arran Strong (2º) na última bateria do dia. João Maria Mendonça, Martim Paulino, Jaime Veselko e Francisco Mittermayer foram alguns dos atletas que também ficaram hoje pelo caminho.

Na prova feminina, a atual campeã do evento, Gabriela Dinis, apresentou-se em grande nível ao escolher bem as ondas onde aplicou o seu surf de rail afiado. A vice-campeã nacional realizou o melhor score do dia com 16.50 pontos a que juntou a melhor onda com 9.00 pontos.

A atual bicampeã nacional, Francisca Veselko, respondeu na sua bateria do round 2 igualando a pontuação da sua rival com os mesmo 16.50 pontos tendo Mafalda Lopes seguido para a próxima fase na 2ª posição.

Constância Simões, a ex-campeã nacional, Carolina Mendes, e a jovem de Santa Cruz, Maria Salgado, também estiveram em bom plano rasgando com intensidade as direitas do Cabedelo,  seguindo em frente na competição. A elas juntaram-se a ex-campeã nacional, Teresa Bonvalot e Erica Máximo.
Já no final do dia, Halley Batista e Francisca Veselko venceram as Go Chill Expression Sessions no masculino e feminino, respetivamente.

O call para o dia das decisões está marcado para as 8.00h deste Domingo.

Agenda do Allianz Figueira Pro (sujeito a alterações):

3º dia – Domingo, 24 de Março
08h00 – Call terceiro dia de competição
14h30 – Finais do Allianz Figueira Pro
15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.