– Vasco fez a melhor onda e melhor score do campeonato;
– Afonso Antunes prosseguiu forte na defesa da licra amarela;
– Tomás Fernandes, Francisco Alves e Guilherme Fonseca também em destaque;
– Chamada para o dia final marcada para as 7h30.
A Depressão Lola trouxe, este sábado, os seus efeitos até à Praia do Cabedelo, oferecendo ondas desafiantes para o segundo dia do Allianz Figueira Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf 2021. Um dia dedicado apenas à segunda ronda masculina, onde os principais nomes do surf nacional estiveram em plano de destaque, sobretudo o tetracampeão nacional Vasco Ribeiro.
Vasco utilizou o surf poderoso que lhe é característico para vencer um super heat, em que dividiu o lineup com Miguel Blanco, Kiron Jabour e Martim Paulino. Além de vencer, Vasco Ribeiro ainda conseguiu a melhor onda do dia, com 8,25 pontos, e o melhor score, com 14,25 pontos. Uma clara candidatura ao triunfo nesta etapa e um sério aviso à liderança do ranking nacional, de Afonso Antunes.
No entanto, no heat anterior, Antunes também tinha estado em bom plano, numa das melhores baterias do dia. O licra amarela da Liga MEO Surf somou 13 pontos, deixando Francisco Alves no 2.º posto, com 12 pontos. Um triunfo sólido rumo à ronda 3, onde na próxima fase vai enfrentar Tomás Fernandes, outro dos destaques deste dia, Miguel Matos e João Moreira. Em jogo está a passagem aos quartos-de-final man-on-man.
Outro dos destaques do dia foi a manobra protagonizada por Guilherme Fonseca no heat 2, com um ataque corajoso a uma junção no outside. Uma manobra premiada com 7 pontos e que permitiu a Guilherme vencer a bateria, rumo à próxima ronda. Também Tomás Fernandes, que fez 12,65 pontos para vencer o heat 3, esteve em evidência, ao mostrar-se novamente em forma e conectado com as ondas do Cabedelo.
Jácome Correia, Diogo Martins, João Kopke e Guilherme Ribeiro foram os vencedores das restantes baterias do dia. Referência ainda para Miguel Matos, Daniel Nóbrega e Martim Nunes, três surfistas da nova geração, que também conseguiram seguir em frente na competição. Em sentido inverso, a eliminação de Gony Zubizarreta, grande destaque do dia inaugural, foi a maior surpresa do dia, logo no primeiro heat.
Com cerca de 9 horas de competição pela frente, a chamada para o dia final do Allianz Figueira Pro está marcada para as 7H30, para um possível início às 8 horas. Com o mar a alinhar para este domingo, prevê-se uma jornada emocionante para encontrar os campeões desta segunda etapa da Liga MEO Surf.
Agenda para domingo:
07H30 – Call terceiro dia de competição
16h30 – Go Chill Expression Session masculina e feminina
17h30 – Finais do Allianz Figueira Pro
18h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro
A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf é a 1ª divisão da modalidade, sendo o Surf um desporto individual ao ar livre sem contacto físico e considerada de baixo risco pela DGS, pelo reúne todos os requisitos que permitam o seu regresso no plano competitivo.
A Liga MEO Surf 2021 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Portugal, Bom Petisco, Go Chill (café oficial), Joaquim Chaves Saúde, Rip Curl e Ericeira Surf and Skate, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município da Figueira da Foz, e o apoio técnico do Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.