Segundo dia do Renault Porto Pro ficou marcado por tempestade
- Afonso Antunes destaca-se da concorrência na luta pelo título, graças dois triunfos sólidos;
- Teresa Bonvalot voltou a destacar-se na prova feminina e está a três heats de ser campeã nacional;
- Miguel Blanco brilhou dentro e fora de água, em dia marcado por ação de sensibilização e limpeza de praia;
A Praia Internacional voltou a oferecer, este sábado, ondas com tamanho e potencial aos melhores surfistas nacionais, num segundo dia do Renault Porto Pro que ficou marcado por condições desafiantes e uma tempestade que acabou por obrigar a parar a competição à entrada das rondas decisivas. Teresa Bonvalot e Afonso Antunes destacaram-se novamente na etapa nortenha e ficaram mais perto de garantir o título nacional de forma antecipada. Domingo é dia de se conhecer os campeões da quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2020, com possibilidade de também se coroarem os campeões nacionais.
Requisitos para Afonso Antunes ser Campeão Nacional no Renault Porto Pro:
– Vencer a etapa e esperar que Frederico Morais não chegue à final;
Requisitos para Teresa Bonvalot ser Campeã Nacional no Renault Porto Pro:
– Vencer a etapa;
– Ou ficar no 2.º posto e esperar que Yolanda Hopkins ou Carolina Mendes não vençam a etapa;
A ação retomou ao início da manhã com a 2.ª ronda masculina, com o mar a apresentar-se maior, mas não tão perfeito como na véspera. Ainda assim, existiram várias oportunidades para os surfistas conseguirem pontuações altas, quase sempre graças ao surf power. Nesta fase da prova destacaram-se as performances de Guilherme Ribeiro, Eduardo Fernandes e Frederico Morais, mas, acima de tudo, a de Afonso Antunes, que, aos 17 anos, não acusou a pressão da luta pelo título, vencendo a sua bateria com um score de 13,50 pontos – o melhor da ronda. Afonso repetiu a receita da parte da tarde, somando precisamente o mesmo score para alcançar mais um triunfo sólido, desta vez na 3.ª ronda.
Ainda assim, Frederico Morais e Vasco Ribeiro, que são os rivais mais diretos de Afonso, ocupando atualmente o 2.º e 3.º posto do ranking, respetivamente, elevaram o nível na 3.ª ronda, conseguindo dar uma resposta ao nível e maturidade exibidos pelo jovem líder do ranking nacional. Kikas venceu a terceira bateria da ronda com um score de 13,75 pontos, enquanto Vasco Ribeiro, logo de seguida, fechou o dia com um triunfo expressivo entre vários surfistas de relevo. Vasco somou 15,50 pontos, deixando Luís Perloiro no 2.º posto e ajudando a eliminar João Kopke e Francisco Alves.
Com os quartos-de-final man-on-man já decididos preveem-se grandes embates para o dia final do Renault Porto Pro. No primeiro heat da ronda o bicampeão nacional Miguel Blanco mede forças com Francisco Almeida, enquanto Afonso Antunes vai ter pela frente o experiente Eduardo Fernandes e Frederico Morais vai enfrentar Luís Perloiro. Já Vasco Ribeiro compete frente ao jovem Martim Paulino, que é a grande sensação desta etapa. Em perspetiva está, assim, um embate entre Kikas e Vasco nas meias-finais, com Afonso à espreita. Isto porque se Afonso Antunes vencer a etapa e Frederico não chegar à final, o jovem surfista garante o título nacional de forma antecipada. Caso contrário, fica tudo adiado para a etapa final, a disputar-se em Outubro, em Cascais.
Heats dos quartos-de-final masculinos:
H1: Miguel Blanco x Francisco Almeida
H2: Afonso Antunes x Eduardo Fernandes
H3: Frederico Morais x Luís Perloiro
H4: Vasco Ribeiro x Martim Paulino
Na prova feminina o destaque foi novamente para a líder do ranking Teresa Bonvalot. Na única vez que entrou na água este sábado, Teresa esteve em grande plano, conseguindo um triunfo folgado, com um score de 15,50 – abaixo dos 16,60 de ontem, mas novamente com o melhor registo do dia – e com uma onda de 9 pontos (máximo de 10) pelo meio. Quem também esteve em bom plano foi a jovem campeã nacional Sub-16 Gabriela Dinis, que conseguiu uma onda de 8 pontos, que a ajudou a vencer o último heat da ronda. Antes disso, já a campeã Sub-18 Carolina Santos e a campeã nacional Yolanda Hopkins também tinham conseguido triunfar nesta fase.
No domingo a ação deverá retomar com a 3.ª ronda feminina, onde as oito surfistas ainda em prova vão lutar por uma das quatro vagas disponíveis para as meias-finais. Isto numa altura em que Teresa Bonvalot está a apenas três heats de ser campeã nacional pela terceira vez na carreira. Caso Teresa vença a etapa é automaticamente campeã, mas o segundo lugar também lhe garante o título desde que Yolanda Hopkins e Carolina Mendes não vençam a etapa. Para já, a surfista do Guincho, de 20 anos, vai ter de se concentrar no próximo heat, onde terá pela frente a forte concorrência de Gabriela Dinis, Camilla Kemp e Kika Veselko.
Heats da 3.ª ronda feminina:
H1: Carolina Santos x Yolanda Hopkins x Carolina Mendes x Mafalda Lopes
H2: Teresa Bonvalot x Gabriela Dinis x Camilla Kemp x Kika Veselko
A manhã deste sábado ficou ainda marcada pela celebração do World Clean-up Day, que consistiu na realização de uma iniciativa de sensibilização, seguida de limpeza de praia, com a marca da Fundação Altice e com o apoio da Plastic Sundays. Os surfistas do MEO H-Team uniram-se ao campeão nacional Miguel Blanco e aos demais voluntários nesta iniciativa e deram o exemplo em prol do planeta.
Para domingo a chamada está marcada para as 8 horas, prevendo-se uma longa manhã de ação, com emoções fortes à mistura. Além das finais, que deverão ser disputadas ao início da tarde, haverá ainda lugar à Renault Expression Session.
Agenda para domingo, 20 de Setembro:
08h00 – Call terceiro dia de competição
12h30 – Renault Expression Session (por confirmar)
13h00 – Finais do Renault Porto Pro (por confirmar)
14h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Renault Porto Pro (por confirmar)
Em termos de troféus laterais, acrescem a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session e pela Somersby Onda do Outro mundo (ambos com 2.500€ anuais), e a disputa do Santander Award, a definir no final do ano com ponderação entre a performance desportiva e aproveitamento escolar. Destaque ainda para o Bom Petisco Girls Score, o primeiro prémio exclusivamente dedicado às senhoras, com 2.500€ anuais para a melhor pontuação combinada no quadro de competição feminino.
O Renault Porto Pro pode ser acompanhado a partir de casa com transmissão integral em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2020 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Renault, Allianz, Bom Petisco, Somersby, Banco Santander, Rip Curl, os parceiros de/da sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais de Porto e Matosinhos e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.