Afonso Antunes e Teresa Bonvalot foram os vencedores do Allianz Triple Crown

Pelo sexto ano consecutivo os melhores surfistas nacionais lutaram com tudo pela conquista da Allianz Triple Crown, um dos mais históricos sub-troféus da Liga MEO Surf, a principal competição de surf em Portugal e a que define dos campeões nacionais. Em 2020 Afonso Antunes e Teresa Bonvalot foram os vencedores.

Tanto Afonso como Teresa tiveram de se superar numa renhida luta entre os principais nomes do surf português e ambos foram brindados com igual premiação monetária atribuída pela Allianz Portugal.

Top 3 Allianz Triple Crown 2020

Masculino:
1º Lugar: Afonso Antunes (2590 pontos)
2º Lugar: Frederico Morais (2460 pontos)
3º Lugar: Vasco Ribeiro (2000 pontos)

Feminino:
1º Lugar: Teresa Bonvalot (2730 pontos)
2º Lugar Carolina Mendes (2470 pontos)
3º Lugar: Yolanda Hopkins (2320 pontos)

Se no caso de Teresa Bonvalot esta foi já a terceira vitória em seis edições, no caso de Afonso Antunes, esta foi a primeira vitória para o jovem surfista que, com 17 anos acabados de fazer, tem estado a surpreender tudo e todos na Liga MEO Surf 2020.

Afonso Antunes, vencedor da Allianz Triple Crown 2020

“Estou muito orgulhoso por ter ganho este troféu, sobretudo porque o nível na Liga MEO Surf está muito alto. Estive a disputar este prémio contra o Frederico Morais que é um dos melhores surfistas do Mundo e fiquei super contente comigo mesmo por ter conseguido levar a melhor.

No último dia do Allianz Sintra Pro, onde o prémio foi decidido, senti um pouco mais de pressão. Para mim esta era uma situação nova e o Kikas já está mais que habituado a esta pressão. Mas consegui gerir tudo e acabei por vencer. Sabia que estávamos empatados e que tinha que avançar o máximo possível. Quando o Frederico perdeu nas meias-finais senti que era a minha oportunidade e consegui vencer. O prémio de 4 mil Euros vai ajudar muito, sobretudo para quando puder voltar a viajar. Este é um bom balanço para a luta pelo título. Agora tenho de continuar a trabalhar para procurar mais um bom resultado no Renault Porto Pro, que me permita continuar na liderança do ranking da Liga MEO Surf 2020. Depois do triunfo no Allianz Ericeira Pro fiquei com a confiança bastante em alta e agora continuo a tê-la. Acabei por não vencer em Sintra, mas fui à final, o que foi um bom resultado, e venci a Triple Crown, o que me permite manter os níveis de confiança.”

Teresa Bonvalot, vencedora da Allianz Triple Crown 2020

“Já é a terceira vez que venço este prémio e todas elas tiveram um sabor especial. É uma luta enorme por este prémio, com muita gente na disputa. Estou muito feliz por vencer novamente, o que significa que estou no caminho certo. Este ano foi uma luta muito renhida entre mim, a Carolina Mendes e a Yolanda Hopkins e é muito giro quando isso acontece. Foi incrível ver as marcas a tornarem os prize moneys iguais para os homens e mulheres e a Allianz inovou nisso. É um passo importante para vermos cada vez mais marcas a seguirem esse rumo. Acho que temos tanto valor como os homens, fazemos os mesmos campeonatos e temos as mesmas despesas. Acaba por ser uma grande ajuda esta igualdade, além de ser um claro sinal para o futuro. É bom saber que a Allianz olha de igual forma para as mulheres e os homens. Este é um dos fatores que tem ajudado imenso o surf feminino a crescer. Hoje em dia acredito que muitas mulheres conseguem dividir protagonismo com os homens. Tudo isto acaba por ajudar o surf a crescer. A longo prazo faz imensa diferença esta força que se está a dar ao surf feminino. Sempre que entro em cada prova o objetivo é dar o meu melhor. Nem sempre é possível, até porque toda a gente está a surfar muito bem. Mas com os resultados que tenho, estou bem posicionada no ranking da Liga MEO Surf e a vitória na Triple Crown mostra isso mesmo. As contas ainda estão em aberto, porque as minhas rivais também têm bons resultados. No entanto, isto dá-me mais força para continuar a evoluir e a procurar mais vitórias, fazendo com que o nível aumente e que toda a gente beneficie com isso.”

Histórico de vencedores da Allianz Triple Crown:
2015: Tiago Pires e Teresa Bonvalot
2016: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2017: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2018: Gony Zubizarreta e Camilla Kemp
2019: Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2020: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot

José Francisco Neves, Membro Comité Direção e Diretor de Market Management da Allianz Portugal

“Desde 2013 que a Allianz tem uma sólida parceria com a Associação Nacional de Surfistas, que consiste em sermos naming sponsor de provas nacionais e de um troféu exclusivo – o Allianz Triple Crown. Esta ligação permite-nos contribuir ativamente para o crescimento da modalidade em Portugal, como nos coloca junto de um público mais aventureiro e desafiante, mostrando que os seguros são também para quem gosta de adrenalina e de viver a vida na sua plenitude. Esta parceria tem-se revelado uma aposta de sucesso e hoje podemos afirmar com orgulho que a Allianz tem o Surf bem presente no ADN da sua marca. Por isso, faz sentido afirmarmos que “Voltamos à vida juntos!” e que voltamos ao Surf juntos também”.

Após a realização da primeira fase da temporada da Liga MEO Surf 2020, onde ficou já definido este importante sub-troféu, os melhores surfistas nacionais estão já a preparar o regresso a ação. O que vai acontecer já de 18 a 20 de Setembro, com Porto e Matosinhos a receberem a reta final da luta pelos títulos nacionais, que serão decididos em Outubro, em Cascais.

Liga MEO Surf 2020 – 2ª fase:
Liga#4 – Renault Porto Pro: 18 a 20 de Setembro
Liga#5 – Bom Petisco Cascais Pro: 15 a 17 de Outubro

A Liga MEO Surf poderá ser acompanhada a partir de casa com transmissão integral em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2020 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Somersby, Banco Santander, Rip Curl, os parceiros de/da sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios de Mafra, Figueira da Foz, Mafra, Sintra, Porto e Matosinhos e Cascais e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Ericeira Surf Clube, Clube Recreativo da Praia das Maçãs, Onda Pura e Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.