Finalistas decididos em jornada curta de competição em Ribeira d’Ilhas
Os principais candidatos ao triunfo no Allianz Ericeira Pro superaram, este sábado, mais uma ronda, rumo ao dia final desta que é a segunda etapa da Liga MEO Surf 2020, o principal circuito de surf em Portugal e aquele que decide os campeões nacionais de surf. Após um dia curto de competição, onde a ação teve lugar apenas pela manhã, Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins foram os surfistas em maior destaque, liderando o pelotão de competidores que vão lutar pela vitória no domingo.
Com a prova a retomar pelas 7h15 da manhã para terminar a ronda inaugural feminina, Camilla Kemp, Carolina Mendes e Gabriela Dinis foram as vencedoras dos três heats em falta. Camilla e Carol voltariam a vencer os respetivos heats da 2.ª ronda, que se realizou já ao final da manhã. Kemp conseguiu um triunfo num heat em que teve pela frente Teresa Bonvalot, o grande destaque do dia de ontem. Apesar de não ter vencido, Teresa também seguiu em frente, sendo uma das 8 surfistas ainda em prova.
Nos outros três heats destaque para o triunfo de Mafalda Lopes, numa bateria muito renhida frente a Kika Veselko, e também para a prestação imparável da campeã nacional Yolanda Hopkins, que conseguiu o melhor score do dia, com 15,50 pontos. Além de Camilla, Teresa, Mafalda, Kika, Yolanda e Carol Carolina Santos e Gabriela Dinis são as outras surfistas que continuam em prova para a 3.ª ronda da etapa ericeirense.
Já no lado masculino a melhor prestação aconteceu logo no primeiro heat da 2.ª ronda, onde Vasco Ribeiro bateu a concorrência com um score de 14,05. Nos sete heats restantes mais ninguém conseguiria vir a superar a fasquia imposta pelo tetracampeão nacional, que respondeu, assim, da melhor forma ao domínio imposto por Kikas na véspera. Curiosamente. Frederico Morais seguiu em frente, mas não venceu o seu heat, uma vez que foi superado por um inspirado Eduardo Fernandes (12,90 pontos).
Quem também saiu vencedor nesta ronda foi o bicampeão nacional em título Miguel Blanco. Em bom plano também esteve João Kopke, com 13 pontos conquistados na última bateria da 2.ª ronda masculina. Kopke deixou o júnior Afonso Antunes no 2.º posto e acabou por ajudar a eliminar Gony Zubizarreta, que já venceu esta prova no passado e cuja eliminação foi a grande surpresa neste segundo dia de prova.
A juventude local voltou a dar nas vistas, com Henrique Pyrrait e Arran Strong, que bateu o experiente Marlon Lipke, a repetirem as vitórias da véspera. João Moreira, que venceu o campeão em título deste evento Tomás Fernandes, e Guilherme Ribeiro, ambos com prestações sólidas, foram os outros vencedores dos heats desta ronda. Com a ação a terminar ao final da manhã, após a 2.ª ronda feminina, a direção de prova ainda fez várias chamadas da parte da tarde, mas as condições do mar não proporcionaram o regresso da ação.
Dessa forma, a chamada para domingo, que será o dia final deste Allianz Ericeira Pro, está marcada para as 6h15, para um arranque madrugador de todas as decisões. Com oito surfistas femininas e 16 surfistas masculinos ainda em prova e com um swell prometedor no horizonte, a expectativa é alta para as cerca de 7 horas de competição que ainda se têm de disputar para coroar os campeões desta segunda etapa da Liga MEO Surf.
Agenda para domingo, 5 de Julho:
6h15 – Call para o dia final do Allianz Ericeira Pro
12h00 – Renault Expression Session
12h30 – Finais do Allianz Ericeira Pro (por confirmar)
13h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Ericeira Pro (por confirmar)
Em termos de troféus laterais, acrescem a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela Somersby Onda do Outro mundo e pelo melhor Bom Petisco Girls Score (todos com 2.500€ anuais), a continuação da disputa do Santander Award a definir no final do ano com ponderação entre a performance desportiva e aproveitamento escolar, e ainda a designação dos melhores surfistas locais (masculino e feminino) com uma premiação de 1.500€ por via da Câmara Municipal de Mafra.
O Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado a partir de casa com transmissão integral em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2020 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Somersby, Banco Santander, Rip Curl, os parceiros de/da sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, o apoio local do Município de Mafra e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.