Campeão nacional da Liga MEO Surf é um dos dois surfistas que chega ao Bom Petisco Cascais Pro na luta pelo título

O ano de 2018 foi especial para Miguel Blanco, pois conseguiu carimbar o primeiro título nacional da Liga MEO Surf da sua carreira. Fê-lo depois de vencer a última etapa da Liga MEO Surf 2018, o Bom Petisco Cascais Pro.

Agora, um ano volvido, Blanco chega novamente à mesma prova, que se realiza de 3 a 5 de Outubro na Praia do Guincho, com hipóteses de revalidar o título, embora tenha de recuperar terreno para Tomás Fernandes, atual líder do Ranking Santander.

Desta vez, Blanco não depende só dele próprio para ser campeão, uma vez que tem de esperar que Tomás não chegue à final desta etapa para poder continuar a sonhar com a renovação do título. A competir em casa, Blanco está, igualmente, obrigado a ir à final, esperando sempre pelo resultado do rival. Algo que não tira o sono ao campeão nacional em título. O surfista de Cascais mostra-se mesmo muito confiante para a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2019.

ANS – Apesar de partires em desvantagem pontual, acreditas que o facto de competires em casa e de já teres um título no currículo te dá alguma vantagem nesta luta pelo título nacional de 2019?

Miguel Blanco – Penso que sim. Mesmo estando em desvantagem, vamos competir em praias onde cresci como surfista, quer a prova se dispute no Guincho ou em Carcavelos. Cresci em São Pedro do Estoril e surfei a minha infância toda nessas praias, por isso conheço bastante bem as ondas. Sem dúvida que isso será uma vantagem!

ANS – O facto de seres o campeão em título pode trazer pressão extra para o teu lado?

MB – Não sinto pressão alguma. Estou em desvantagem no Santander ranking, por isso eu é que tenho de alcançar alguma coisa. Nesse aspeto, penso que será o Tomás que irá sentir mais pressão. Da minha parte estou a sentir-me bem com o meu surf, estou com pranchas boas e sinto-me muito confiante. Dessa forma, acho que vai correr tudo pelo melhor nesta etapa.

ANS – Sentes que estás totalmente preparado para o Bom Petisco Cascais Pro?

MB – Vou dar o meu melhor nesse fim-de-semana, vou estar sólido, focado e confiante. Não tenho nada a perder, só tenho a ganhar. É com essa mentalidade que vou entrar em prova.

ANS – Depois de no ano passado terem chegado sete surfistas à última etapa com hipóteses de conquistar o título nacional, este ano a luta está reduzida a apenas dois nomes. Como vês essa situação?

MB – Realmente, é uma situação interessante e bem diferente em relação ao ano passado. O Tomás conseguiu duas vitórias ao longo do ano. Eu consegui uma, mas tive resultados regulares, alcançando também um 2.º, um 3.º e um 5.º lugar. Isso fez com que as contas ficassem restringidas apenas a nós dois. No entanto, apesar de não sermos tantos candidatos como no ano passado, penso que a luta pelo título não será menos interessante.

ANS – Conquistar novamente o título, nesta fase da época, poderia servir de embalagem para uma reta final de ano em grande a nível internacional?

MB – Claro que sim. Hoje em dia o nível da Liga MEO Surf está altíssimo e acaba por dar-nos uma grande preparação e bagagem para os campeonatos internacionais. Ganhar novamente o título nacional e ser campeão da Liga MEO Surf seria muito importante e significaria muito para mim e para a minha carreira.

Cenários do título para Miguel Blanco:

– Se Miguel Blanco não chegar à final (3.º ou pior), Tomás Fernandes é automaticamente campeão;
– Se Miguel Blanco for 2.º classificado, tem de esperar que Tomás Fernandes não chegue aos quartos-de-final man-on-man (9.º ou pior);
– Se Miguel Blanco vencer a etapa, tem ainda de esperar que Tomás Fernandes não chegue à final (3.º ou pior);
– Caso Miguel Blanco vença a etapa e Tomás Fernandes seja 3.º classificado, ambos terminam empatados, mas o desempate é favorável a Blanco.

Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Renault, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal de Cascais e Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos e ainda com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.