O surfista Miguel Blanco, 20 anos, 1oº classificado do ranking da Liga MOCHE 2015, conseguiu este Domingo em Zarautz no País Basco, Espanha, o melhor resultado na sua carreira ao terminar em 2º lugar o Pro Zarautz, prova de categoria 1000 do circuito de qualificação da World Surf League e segundo campeonato de 2016 a contar para a atribuição do título europeu.
No derradeiro heat do campeonato, o surfista de Cascais totalizou 8,47 pontos contra os 14,26 pontos do espanhol Jonathan Gonzalez, 35 anos. Nota para o facto de que por culpa de uma interferência por si cometida, Miguel pôde apenas contar com uma das suas duas melhores ondas. “A minha prestação no circuito de qualificação no ano passado foi terrível pelo que é muito bom para mim começar este ano com este resultado. Sinto-me abençoado e que as coisas me têm corrido de feição este ano. Na final, tentei impedir que o Jonathan fosse nas melhores ondas mas infelizmente prejudiquei uma onda sua e recebi uma interferência. São coisas que acontecem” explicou o surfista depois do heat.
Na meia-final, Miguel derrotou o basco Aritz Aranburu, surfista local que já esteve na elite mundial, ao fazer 16,20 pontos contra os 13,5 pontos do seu adversário.
Ainda neste campeonato, os também portugueses Pedro Henrique, atual campeão europeu, e José Ferreira, foram 5º classificados.
A próxima etapa do circuito europeu acontece entre os dias 17 e 24 de Abril em Basse Pointe, Martinica.