Nova geração dominou no arranque da 2ª etapa que se realiza na praia de Leça da Palmeira.

Martim Nunes realizou a melhor onda e pontuação no masculino
Mafalda Lopes alcança também surf de alto nível no feminino
Boas ondas de 1m receberam a elite do surf nacional
Ação de pedagogia ambiental do Grupo Jerónimo Martins contou com uma
centena de crianças de escolas do Porto e de Matosinhos.

Martim Nunes e Mafalda Lopes dominaram o primeiro dia de competição do Somersby Porto Pro, 2ª etapa da Liga MEO Surf que começou hoje e decorre até Domingo na praia de Leça da Palmeira, no Porto. As ondas estiveram com boa formação com 1m e alguns sets maiores oferecendo bom potencial para surf de alto nível por parte dos melhores surfistas nacionais que competem na 1ª divisão do surf português.

Tanto no masculino como no feminino, os principais protagonistas desta sexta-feira solarenga com temperaturas de Primavera/Verão apresentaram surf de excelência com boas combinações de manobras críticas que resultaram em várias notas acima dos 8.00 pontos.

A prova começou com a primeira ronda feminina com Mafalda Lopes a realizar a melhor onda e melhor pontuação do dia nesta categoria. A surfista da Costa de Caparica elevou o nível para o patamar do excelente com uma nota de 8.00 pontos (em 10 possíveis) a que juntou outra logo de seguida com 6.50 pontos para alcançar o score final de 14.50 pontos (num máximo de 20 pontos possíveis). Venceu destacada a bateria com Concha Balsemão a seguir em frente na segunda posição, Erica Máximo em 3º lugar e Núria Maganinho em 4º.

A tetracampeã nacional, Teresa Bonvalot, também iniciou de forma positiva a defesa da licra amarela Go Chill de líder do ranking com uma vitória com 11.50 pontos na sempre difícil primeira bateria do campeonto. Miriam Julião passou em 2º lugar com Beatriz Carvalho e Charlotte van Berkum a serem eliminadas na 3ª e 4ª posição, respetivamente.

A atual bicampeã nacional, Francisca Veselko, também se apresentou em boa forma vencendo a bateria com 13.50 pontos, o segundo melhor score do dia, deixando em 2º lugar a jovem local, Teresa Pereira, que seguiu igualmente para a segunda ronda.

Maria Salgado, que chegou ao Somersby Porto Pro em 3º lugar no ranking da Liga MEO Surf e a liderar a classificação do Junior Tour após vencer a 1ª etapa no passado fim-de-semana na praia de Matosinhos, mostrou uma performance sólida com 11.25 pontos.

A surpresa do dia foi a eliminação da campeã nacional de 2016 e 2017, Carolina Mendes, que não se encontrou com as ondas do Norte, numa bateria vencida por Lua Escudeiro com Sofia Matos em 2º lugar.

Seguiu-se os trials e a primeira ronda masculina onde Martim Nunes foi o surfista em maior destaque do dia ao efetuar a melhor onda e o melhor score com 8.75 e 16.50 pontos, respetivamente. O atual bicampeão nacional júnior voltou a mostar sintonia com as ondas de Leça da Palmeira onde, no ano passado, alcançou o seu melhor resultado na Liga MEO Surf, um 3º lugar, tendo também vencido há uma semana atrás a etapa do Junior Tour. Nesta bateria deixou em 2º lugar António Bandeira, José Maria Ribeiro em 3º e Rodrigo Rocha em 4º mostrando boas indicações para aquilo que pode vir a fazer nos próximos dois dias de competição.

Martim Paulino foi outros dos atletas a puxar pelo nível alcançando também o patamar da excelência com a segunda melhor onda e score do dia com 8.50 e 15.50 pontos, respetivamente.

Francisco Ordonhas, que no ano passado fez aqui o seu melhor resultado na Liga MEO Surf alcançando as meias-finais (3º lugar), foi o terceiro surfista do dia a chegar ao patamar dos 15 pontos, mais concretamente, 15.15 pontos.

Guilherme Fonseca completa a tripla de atletas masculinos com notas excelentes ao realizar 8.00 pontos fazendo uso do seu potente surf de rail vencendo a bateria com 14.50 pontos.

O atual líder do ranking, Tomás Fernandes, teve um primeira bateria difícil e só a três minutos do fim conseguiu a reviravolta que o levou diretamente para o 1º lugar vencendo a bateria com 10.90 pontos, com Cainã Barletta em 2º lugar, Tiago Santos em 3º tendo sido assinalada uma interferência a Tiago Guerra que terminou em 4º.

Na última bateria do dia, o atual campeão nacional, Joaquim Chaves, teve um desemepnho sólido superiorizando-se à concorrência com 14.00 pontos, deixando em 2º lugar Jéjé Vidal, Zé Champalimaud em 3º e Francisco Laranjinha em 4º.

Durante o dia realizou-se uma limpeza de praia integrada numa ação de consciencialização de sustentabilidade com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos por parte do Grupo Jerónimo Martins. A iniciativa contou com cerca de uma centena de crianças de várias escolas do Porto e de Matosinhos. O programa “Amar o Mar”, em conjunto com o Pingo Doce, proporcionará ações de sensibilização e de pedagogia incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição.

As previsões para amanhã apontam para a continuação de bom tempo e ondas com boa formação antevendo-se a continuidade do bom nível de surf a que assistimos nesta sexta-feira. O call está marcado para as 8.00h.

Agenda Somersby Porto Pro

2º dia – Sábado, 13 de Abril (sujeito a alteração)
08h00 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
17h00 – Corona & Somersby Sunset Party (por confirmar)

O Somersby Porto Pro insere-se na programação do Wave Series 2024 e poderá ser acompanhado em direto na Sport TV assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Somersby, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Onda Pura Surf Center e da Federação Portuguesa de Surf.