1ª divisão do surf português está prestes a voltar à ação nas ondas da Figueira da Foz.

É já na próxima sexta-feira que arranca o Allianz Figueira Pro, 1ª etapa da Liga MEO Surf que decorre de 22 a 24 de Março na praia do Cabedelo, Figueira da Foz. O regresso da primeira divisão do surf português está envolto em expetativa após uma emocionante disputa pelos títulos nacionais de 2023 que coroou Joaquim Chaves e Francisca Veselko campeões.

O quadro de competição agora divulgado deixa antever baterias renhidas logo na primeira ronda masculina e feminina. Está na hora dos melhores surfistas portugueses voltarem a vestir a licra de competição e mostrar o resultado do trabalho físico, psicológico e técnico efetuado durante a pré-época para iniciar na máxima força a corrida aos títulos nacionais.

Destaques do Quadro de Competição Masculino
H4: Halley Batista x Salvador Vala x Diogo Martins x trialista
H9: Guilherme Ribeiro x Jéjé Vidal x Guilherme Costa x trialista
H15: Arran Strong x Henrique Pyrrait x Martim Carrasco x Mário Leopoldo

Destaques do Quadro de Competição Feminino
H3: Érica Máximo x Constância Rocha Simões x Concha Balsemão
H6: Teresa Pereira x Lua Escudeiro x Ana Mel x Eva Jorge
H8: Mafalda Lopes x Beatriz Costa x Teresa Bonvalot

A nova geração do surf nacional tem-se afirmado cada vez mais nos últimos anos conseguindo, por diversas vezes, contrariar o favoritismo dos surfistas mais experientes originando baterias e etapas muito disputadas e imprevisíveis até ao soar da buzina nas finais.

Dois desses protagonistas são Martim Nunes e Francisco Ordonhas. O primeiro sagrou-se no ano passado bicampeão nacional Pro Júnior e, juntamente com Frederico Morais e Teresa Bonvalot, efetuou a melhor onda do Allianz Figueira Pro 2023 alcançado o patamar da excelência com 8.75 pontos fechando o ano como Top 10 nacional.

Já o segundo fez da consistência a sua arma terminando o ano dentro do Top 5 nacional e, tal como o seu companheiro da nova geração, alcançou o seu melhor resultado de sempre na Liga MEO Surf com um 3º lugar na etapa do Porto.

Martim Nunes,  Top 10 nacional e bicampeão nacional Pro Júnior em 2023

“O campeonato do ano passado na Figueira da Foz foi top, diverti-me bastante. Consegui fazer bom surf e logo no round 1 foi a primeira vez que consegui fazer na Liga MEO Surf uma onda desse nível excelente o que me deixou muito contente. Foi logo no primeiro campeonato do ano e isso deu logo uma motivação extra. Gosto de ir surfar e competir à Figueira da Foz, é um sítio que dá altas ondas principalmente direitas compridas que dá para fazermos boas manobras. Espero que este ano seja ainda melhor. Ver a ascensão dos surfistas juniores na Liga MEO surf dá uma motivação extra. É muito bom assistirmos a bons resultados da nova geração e a baterem-se com os mais experientes. Há um bom espírito entre todos com os mais velhos a puxarem por nós e os surfistas jovens a puxarem uns pelos outros. Os meus objetivos em 2024 é fazer o melhor possível na Liga MEO Surf e conseguir terminar no Top 5. Era incrível… Depois é focar-me nos eventos do Pro Júnior europeu e nos QS’s. Acima de tudo quero evoluir, apanhar altas ondas e divertir-me com os meus amigos.”

Francisco Ordonhas, Top 5 nacional e vice-campeão mundial júnior em 2023

“As ondas na Figueira da Foz são muito boas. É uma das melhores etapas da Liga MEO Surf. As previsões do mar estão ótimas, muito melhores do que em anos anteriores, o que indica que vai ser um bom campeonato e com muito bom surf. Os surfistas juniores têm andado a evoluir imenso. Há cada vez mais surfistas novos a avançar vários rounds na Liga MEO Surf de ano para ano. É bom vermos que a nova geração está a dar cartas. Nesta etapa, e ao longo do ano, vou procurar surfar sem pressão mesmo sabendo que tenho surf para fazer bons resultados. Quantos mais rounds avançar, melhor. Mas, ao mesmo tempo, quanto mais surf de qualidade fizer, melhor. É mais importante fazer bom surf do que passar mais ou menos rounds.”

Além de abrir as hostilidades na luta pelos títulos nacionais, o Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.

O Grupo Jerónimo Martins é, pelo sexto ano consecutivo, o parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf. Esta parceria é um dos exemplos do investimento do Grupo na partilha de informação e de boas práticas relacionadas com a preservação dos ecossistemas. Outro exemplo, é o Be The Story, um site desenvolvido pelo Grupo focado em temas de sustentabilidade. O Grupo Jerónimo Martins irá realizar atividades de consciencialização de sustentabilidade com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos. O seu programa “Amar o Mar”, em conjunto com o Pingo Doce, proporcionará ações de sensibilização e de pedagogia incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição.

Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Best Wave (melhor onda da etapa); Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Figueira da Foz.

Relativamente ao Fantasy Surfer os participantes já podem escolher os seus surfistas favoritos e formar as equipas para se habilitarem a bons prémios. Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova.

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, Botão Azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.